Os benefícios do gesso acartonado

Vai reformar a casa? Que tal usar o gesso acartonado, placa produzida industrialmente e pronta para o uso na obra? Superresistentes à compressão e à flexão do produto acabado, se adaptam facilmente a outros tipos de estrutura, como aço, madeira e concreto.

Ideal para qualquer tipo de construção de interiores, seja na execução de paredes inteiramente novas ou apenas como revestimento de paredes tradicionais, as paredes de gesso acartonado podem ser definidas como um sistema constituído por perfis de chapas de aço zincado e placas de gesso acartonado, fixadas por meio de parafusos especiais. A zincagem fornece a proteção necessária contra a corrosão.

Pruning of  trees with secateurs

A estrutura metálica das paredes internas é formada por guias (peças horizontais fixadas no chão e teto) e montantes (peças verticais com espaçamento apropriado), que são colocados no interior das guias, formando-se assim, um quadro estável e seguro. Pronta a estrutura metálica, procede-se à instalação de componentes elétricos, hidráulicos, etc., conforme requerido em projeto de instalações. A seguir, efetua-se o fechamento da parede, com a fixação das placas de gesso acartonado que são aparafusadas à estrutura metálica por meio de parafusos autoperfurantes. Após isto, inicia o tratamento das juntas entre as placas, com massa e fita apropriadas.

Quando for necessário, instala-se no interior da parede lã mineral de vidro ou rocha, para um melhor desempenho acústico e térmico. O desempenho termo-acústico também pode ser melhorado com adição de mais placas de gesso acartonado. Em locais sujeitos à umidade deve ser utilizada uma placa mais resistente, portanto com características hidrófugas. Em situações onde a umidade é crítica e/ou requer uma maior resistência contra impactos, devem ser utilizadas as placas cimentícias.

Veja algumas vantagens do gesso acartonado em relação a outros tipos de material:

– Velocidade na execução das paredes;- São adaptáveis a qualquer tipo de estrutura (concreto, madeira e aço);- Ganho de área útil, em conseqüência da menor espessura das paredes;- Pequena geração de entulho;

– As instalações elétricas, hidráulicas, entre outras, são executadas no interior das paredes e antes do fechamento das mesmas, facilitando e agilizando estes trabalhos, assim como, eliminando a perda de materiais;

– Elevada resistência ao fogo, proporcionada pelo gesso;

– Ótimo desempenho térmico e acústico;

– Redução de cargas nas estruturas e fundações devido ao baixo peso das paredes;

– Excelente acabamento das paredes montadas, estando prontas para receber os revestimentos finais, tais como: tinta acrílica, tinta texturizada, azulejos, papel de parede, fórmica, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *