8 maneiras de fertilizar o seu jardim ou horta

A gente pensa que adubo ou fertilizante precisam ser compostados antes. Sim, é verdade, mas alguns materiais podem ser usados diretamente nas plantas, com alguns cuidados, claro. Veja essas dicas que separamos pra você!

  1. Pó de café:

O pó úmido, que sobra cada vez que passamos nosso café é um fertilizante valioso. Como está moído, ele se degrada rapidamente, podendo ser misturado ao solo em torno das plantas. Pode ser usado em canteiros e vasos que estão sendo preparados para o plantio nos próximos dias. O café é rico em nitrogênio, fósforo e potássio.

  1. Erva-mate:

A erva-mate também é um excelente fertilizante para todo o jardim. No Rio Grande do Sul, não é raro ver o pessoal dispensando a ‘erva lavada’ diretamente nos arbustos e pés de árvore. Com propriedades semelhantes ao pó de café, a erva mate também funciona como um poderoso condicionador de solo, mas aqui há que termos o cuidado de compostá-lo um pouco antes de usar, pois é comum crescerem mofos sobre sua superfície, o que pode ser prejudicial às plantas. Uma maneira bem simples de fazê-lo é juntar a erva em um vaso grande e acrescentar um pouquinho de terra de jardim a cada vez. Misture tudo a cada adição. Depois de cheio o vaso é só usar no seu jardim ou horta.

  1. Cascas-de-ovos:

Um dos melhores calcários naturais! As cascas dos ovos de galinha são riquíssimas em cálcio, fósforo e magnésio, e contribuem para a fertilidade do solo em duas frentes, a primeira, por pura e simplesmente fornecer cálcio para as plantas, e a segunda, por neutralizar o pH do solo, tornando os nutrientes muito mais disponíveis para as plantas. E quanto mais quebradas estas cascas forem melhor, pois terão um efeito ainda mais rápido e efetivo no solo. Vale dar uma lavadinha antes de guardá-las para evitar o mau cheiro.

  1. Cinzas:

Você gosta de fazer um fogo de vez em quando? Essa cinza é valiosíssima para as plantas. Com altos teores de potássio, elemento capaz de fortalecer e estimular o enraizamento, a floração e frutificação das plantas, a cinzas podem ser usadas diretamente sobre o solo, ou incorporado a ele. Não precisa compostar! Também fornece cálcio, magnésio, fósforo, além de micronutrientes. Só há que se ter o cuidado de não utilizar cinzas com sal, daquelas provenientes de churrasqueiras. O sal não é um elemento bom para o solo e para as plantas, embora algumas espécies possam tolerá-lo. Neste caso é melhor descartar do que utilizar.

  1. Cascas de crustáceos e moluscos:

Você é fã de camarões, lagostas, caranguejos, mexilhões, mariscos? Saiba que as cascas destes frutos do mar também contém consideráveis proporções de cálcio e fósforo, além de outros minerais interessantes para as plantas. Quebre o máximo que você conseguir e espalhe nos seus canteiros. Se as cascas estiverem sequinhas, nem será preciso compostar.

  1. Saquinhos de chá:

Você ainda pode aproveitar os saquinhos de chá usados. Eles também são muito ricos em diferentes nutrientes para as plantas.  E vale para qualquer tipo de chá, basta abrir o conteúdo do saquinho e incorporar à terra.

  1. Cascas de banana:

A banana é uma das frutas mais no país, e como se não bastasse, o brasileiro ainda inventa mil maneiras de adicionar a fruta na sua rica culinária. E depois de tanta comida? Temos um monte de cascas. Cascas preciosas! Pique-as ou utilize inteira mesmo. As cascas, ricas em fibras, auxiliam na retenção de umidade do solo, alimentam a microbiota natural, e funcionam como um fertilizante de liberação lenta, com altos níveis de fósforo e potássio, além de outros nutrientes.

  1. Cascas de Amêndoas:

Serve amendoim, castanha-do-pará, amêndoas doces, pistaches e até pinhão… só não pode usar casca de nozes, que tem um componente tóxico para as plantas. Essas casquinhas, são uma excelente cobertura morta para o solo, protegendo da desidratação, favorecendo a aeração e formando uma barreira contra o aparecimento de ervas daninhas.

Agora não tem mais desculpa pra sair jogando tanta riqueza no lixo. Aproveite esses materiais tão abundantes no nosso dia a dia e fertilize o seu jardim protegendo a natureza. E não esqueça: ferramentas para jardinagem é na taQi. Acesse nosso site e confira!

 

One thought on “8 maneiras de fertilizar o seu jardim ou horta

  1. Marlene de Souza Peres disse:

    Eu já reaproveita todas as cascas de frutas e legumes nas minhocas que cultivo para humus e tenho flores folhagens suculentas maravilhosas e o pó de café e erva também, não perco nada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *