Como evitar que cães e gatos derrubem as árvores de natal

A árvore de natal chama a atenção dos bichos de estimação, mas pode ser perigosa e machucá-los. Manter a atenção deles longe da árvore pode ser um desafio, mas separamos algumas dicas:

Cães:

  • Eles não são tão sensíveis à mudanças na casa como os gatos, mas podem manifestar algum desconforto ou curiosidade. Alguns se aninham nos pés da árvore, principalmente quando são pequenos, porém, outros podem apresentar comportamentos mais agressivos, como comer a árvore ou derrubá-la.
  • Escolha uma boa localização para a sua árvore: Não coloque-a próxima de lugares que seu cachorro gosta de descansar, ou do trajeto que ele gosta de fazer para ir passear, por exemplo. Se esse novo objeto não atrapalhar a sua rotina, as chances dele se incomodar diminuem.
  • Se o cachorro achar que a árvore é um brinquedo: pode ser que o cão derrube a árvore apenas para brincar, não como um comportamento destrutivo. Nesse caso, dar para ele um brinquedo natalino pode fazer com que as suas energias sejam canalizadas e ele pare de prestar atenção na árvore.

Gatos:

  • Pense no tamanho da árvore. Uma árvore pequena é mais segura do que uma árvore grande, pois menos objetos quebrarão se as coisas não se saírem bem. 
  • Coloque a árvore em um área vazia para que o gato não consiga escalar ou pular encima dela. Se houver prateleiras ou mobílias que sirvam de trampolim, é muito provável que o gato se aproveite delas para saltar até a árvore.
  • Considere a possibilidade de decorar a árvore aos poucos. Assim, ele terá tempo de se acostumar com a ideia da árvore e de investigá-la, assim, não a atacará. Seja firme e diga não sempre que ele se aproximar da árvore. 
  • Caso haja enfeites que brilham, piscam ou balançam, coloque mais para o topo da árvore. Na parte de baixo, onde o felino alcança, coloque enfeites foscos, de feltro ou papel.
  •  Neve artificial é tóxica e não deve ser usada no caso de animais de estimação e crianças pequenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *