Ecológica ou tradicional, lareira garante conforto no inverno

Ecológica ou tradicional, lareira garante conforto no inverno

Até quem ama o inverno prefere que o frio se mantenha apenas do lado de fora da casa, certo? Afinal, o verdadeiro charme da estação não é a baixa temperatura em si, mas as possibilidades que ela traz. Degustar queijos e vinhos, desfilar um guarda roupa no maior estilo europeu ou ver aquele filmezinho no calor da lareira. Nessas horas, o conforto térmico do ambiente é essencial para garantir a melhor experiência possível. E as lareiras – sejam elas a lenha ou do tipo ecológico – são certamente a solução mais charmosa!

Se no passado elas eram predominantemente de concreto, integrando a construção da própria casa, hoje a realidade é outra. Afinal, com o avanço das tecnologias em todas as áreas, a boa e velha lareira também ganhou novas roupagens. Dessa forma, ficou muito mais fácil adicionar esse elemento de conforto a qualquer residência. Seja um modelo mais tradicional a lenha ou uma lareira ecológica a álcool, o que era luxo se tornou acessível. A instalação foi simplificada ao extremo, dispensando quebra-quebra, e os preços também ficaram bem convidativos.

 

Como escolher a lareira ideal para seu ambiente

Cada tipo de lareira possui características próprias a se considerar na hora de eleger a melhor opção para seu ambiente. Os modelos mais tradicionais, a lenha, atraem tanto pelo preço – geralmente mais em conta – quanto pelo charme retrô. Afinal, o visual e os estalinhos produzidos pela queima da madeira são irresistíveis; a cara do inverno! Sem falar que uma lareira clássica se torna, quase sempre, o ponto focal do ambiente, exalando glamour. Do outro lado da balança, estes modelos têm instalação ligeiramente mais complexa, pois exigem uma chaminé para expulsão da fumaça. Mas, geralmente, já vêm com todos os acessórios necessários – incluindo acabamento para forro, dutos metálicos e chapéu para a chaminé.

Lareira Suíça Metávila 694T
Lareira Suíça Metávila 694T

Nesta categoria, uma excelente opção é a lareira de canto Metávila Andes 514TX, para ambientes de até 40 metros cúbicos. Outro modelo atraente é a lareira Suíça Metávila 694T, de igual capacidade, mas pode ou não ser instalada num canto.

Dica: para calcular o tamanho do ambiente em metros cúbicos, primeiro multiplique sua largura pelo comprimento, obtendo a área bidimensional. Depois, multiplique o resultado dessa operação pela altura do chamado “pé direito” (distância do piso ao teto). Por exemplo: um ambiente com 3 metros de largura, 4 metros de comprimento e 2,5 metros de altura possui 30m³.

 

Lareira ecológica: campeã de praticidade

Para quem não faz tanta questão dos aspectos nostálgicos que a lenha proporciona, uma lareira ecológica pode ser ideal. Afinal, este tipo de produto consegue aliar o conforto do fogo à máxima comodidade, dispensando a instalação de chaminé. Dessa forma, pode ser até mesmo utilizada em diferentes posições do ambiente, facilitando mudanças no layout e na decoração. Tudo isso porque a lareira ecológica utiliza etanol como combustível, não produzindo fumaça. Consequentemente, não emite quantidades significativas de monóxido de carbono – ou seja: além de sustentável, é inofensiva à saúde.

Lareira ecológica Metávila 760LE
Lareira ecológica Metávila 760LE

Na taQi você encontra modelos incríveis de lareira ecológica – como a compacta Metávila 760LE, que aquece ambientes de até 70m³. Para necessidades maiores, uma opção de primeira é a Metávila 860LE, projetada para espaços de até 100m³.

 

Calefator: a evolução das lareiras a lenha

Outro produto que tem ganhado cada vez mais destaque no mercado é o calefator. Trata-se de uma versão “turbinada” das clássicas lareiras a lenha, com desempenho incomparável.

Basicamente, os calefatores são como lareiras hermeticamente fechadas, garantindo melhor aproveitamento da lenha e evitando liberação de fumaça no ambiente. Por suas características, incluindo-se aí os excelentes materiais com que são fabricados, também garantem máximo aproveitamento na conversão de calor. Assim, embora sejam mais caros no momento da aquisição, acabam proporcionando economia ao longo do tempo. Sem falar no excelente nível de aquecimento mesmo em ambientes de grandes dimensões.

Calefator Metávil 1000GF
Calefator Metávila 1000GF

Para se ter uma ideia, um calefator de pequeno porte, como o Metávila Nano 680GF, atende espaços de até 140m³. Outros modelos disponíveis na taQi são o Metávila Nantes 790GF (para espaços de até 245m³) e o 800GF (até 310m³). Por sua vez, o modelo 1000GF – também projetado para ambientes de até 310m³ – combina robustez e um visual extremamente elegante.

E então? Qual a sua opção para aquecer a casa neste inverno?

 

Fotos: Metávila/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *