Massa caseira: junte sabor à mesa e praticidade na cozinha

Massa caseira: garanta sabor à mesa e praticidade na cozinha

Já faz tempo que a tradicional macarronada conquistou o prato e o coração dos brasileiros. Para muitos, inclusive, ela faz parte daquela gostosa coleção pessoal de memórias de infância. Afinal, era comum a oportunidade de acompanhar seu preparo completo – de forma caseira, mesmo – nas cozinhas das avós. Mas, além do saudosismo, a massa também pode agregar importantes benefícios à saúde. Especialmente quando acompanhada de ingredientes como tomate, cebola, alho e azeite de oliva, por exemplo. Afinal, a combinação com vegetais também ajuda a aumentar a ingestão de fibras e nutrientes. Consequentemente, seu consumo pode contribuir para melhorar a qualidade da alimentação. Assim sendo, que tal investir no preparo de uma autêntica receita dessa indiscutível comida afetiva?

 

Preparando em casa a clássica “massa da vovó”

Com rendimento de 10 porções, esta receita clássica de massa tem tempo de preparo de 120 minutos. Veja como é simples prepará-la em casa:

Ingredientes:

– 6 ovos
– 1 kg de trigo
– 2 copos de água

Modo de preparo:

  1. Coloque o trigo numa tigela e faça uma cavidade no centro. Acrescente os ovos nesse espaço e misture;
  2. Aos poucos, vá acrescentando a água e sovando bastante até formar uma massa lisa.
  3. Divida a massa em seis partes;
  4. Massa caseira: máquina manualAbra cada porção com a ajuda de um rolo de macarrão. Coloque-as sobre uma mesa enfarinhada e estique-as o máximo possível. Para que você consiga esticar bem, o ideal é utilizar uma máquina específica para a função. Ela pode tanto ser manual quanto elétrica. Ambas facilitam também o processo de corte;
  5. Se não possuir uma máquina, a dica é enrolar cada parte como um rocambole e cortar em fatias fininhas;
  6. Em seguida, coloque a massa na mesa para secar. Você pode tanto deixá-la esticada quanto envolvê-la na mão para fazer pequenos “ninhos”. Com cortes mais largos, também é possível utilizar essa receita de massa para fazer lasanha!
  7. Quando a massa estiver sequinha, cozinhe-a em água fervendo com óleo e sal;
  8. Para acompanhar, faça um molho de sua preferência. Desde o mais tradicional, à bolonhesa; até opções mais elaboradas, como queijo; limão; ou ao alho, óleo e pimenta. Outros muito apreciados são os molhos à putanesca, à carbonara, à gricia, à norma, à matriciana e ao pesto. Neste link você encontra o modo de preparo de todos eles.

 

Do artesanal ao industrial

Máquina elétrica para massaComo se sabe, a revolução industrial e tecnológica agregou muita praticidade ao dia a dia. Dessa forma, é possível unir clássico e moderno para otimizar os resultados e diminuir o esforço exigido pelas tarefas manuais. E isso também vale na hora de preparar suas receitas! Então, para quem busca esta facilidade, a TaQi conta com diversas opções. A máquina de massa elétrica Braesi CB-28 Compacta é uma delas. Este modelo possui pés de borracha, regulagem de altura e cortador de talharim. Além desta versão, outras máquinas elétricas, residenciais e até industriais têm caído no gosto dos consumidores.

Projetados para estender, esticar e cortar a massa no tamanho desejado, os equipamentos têm utilização bastante simples. Assim, para quem deseja elevar o nível da produção caseira, estes dois modelos ajudam a otimizar a linha de produção em sua cozinha. A máquina de massa multiuso Anodilar Stang oferece quatro funções: laminar, extrusar, moer e misturar. Com gabinete elétrico, sua misturadeira tem capacidade de 3 kg. Da mesma forma, o conjunto multiuso Anodilar Supermix Pro conta com amassadeira, cilindro (laminador) e moedor extrusor. No entanto, oferece capacidade de produção um pouquinho maior. Sua amassadeira, por exemplo, pode receber até 5 kg de massa pronta. Ou seja, ambas podem preparar pães, pastéis, macarrões, pizzas, lasanhas, biscoitos e muito mais.

 

Conjunto multiuso Anodilar Supermix Pro
Conjunto multiuso Anodilar Supermix Pro

 

Já para quem pretende produzir em maior escala, os equipamentos industriais também podem ser utilizados em casa. A amassadeira semirrápida Braesi ALI-25/1, por exemplo, tem capacidade para misturar 25 kg de massa. Enquanto isso, a amassadeira espiral Braesi AUS-40  pode receber até 40 kg.

Gostou das dicas? Então que tal começar sua produção e surpreender a todos com aquele saboroso macarrão feito na hora? 🙂

 

Foto: iStock/KatarzynaBialasiewicz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *