TV: como escolher o tamanho ideal para cada ambiente

TV: como escolher o tamanho ideal para cada ambiente

Unir a experiência do cinema ao conforto do lar. Esta é a combinação ideal para muitos apaixonados por filmes, séries e programas de TV. Por isso, nada mais natural do que a ideia de adquirir a maior televisão que a sala possa acomodar. Porém, mesmo que o novo design dos aparelhos ajude a integrá-los mais facilmente à decoração, é válido considerar outras questões. Entre elas, a distância entre TV e sofá e, também, caraterísticas como resolução da tela, curvatura, conectividade, recursos e funções. Dessa forma, você conseguirá adquirir a TV ideal para o seu ambiente.

 

Distâncias recomendadas entre TV e sofá

O conforto do telespectador é a principal vantagem obtida por meio da criteriosa avaliação deste quesito. Especialmente para quem passa horas em frente à TV, esse cuidado ajuda a evitar dores no corpo e nos olhos. Então, para descobrir qual a TV ideal para sua sala, você deve medir a distância que ela ficará do sofá. Depois, basta multiplicar essa medida por 18. O resultado mostrará o tamanho mais próximo do recomendado em polegadas. Por exemplo: se a distância for de 1,3 metros, a TV ideal será a de 24 polegadas.

Especialista em padrões de imagem e som, a THX tem um método específico de cálculo. Conforme a marca, o ideal é que o telespectador tenha 40 graus do campo de visão. Dessa forma, suas recomendações são:

– TVs até 32 polegadas: entre 1 e 1,5 metro de distância;
– TVs de até 42 polegadas: entre 1,2 e 2 metros de distância;
– TVs de até 50 polegadas: entre 1,5 e 2,3 metros de distância;
– TVs de até 60 polegadas: entre 1,8 e 2,8 metros de distância.

Além da distância, outra medida importante a ser considerada é a altura da TV. Alguns órgãos internacionais recomendam que os olhos possam ser alinhados à altura de 2/3 da tela. Outros indicam a altura de 0,90 a 1,10 metros. Mas, na dúvida, é importante que pelo menos o meio da tela esteja na linha dos olhos do telespectador. Com esse ângulo de visão, você evitará dores no pescoço.

 

Resolução da tela

Smart TV 4K Samsung

Quando as telas finas chegaram ao mercado, a resolução HD (high definition – alta definição) foi a primeira a surgir. Depois, a indústria desenvolveu as telas Full HD, dobrando a quantidade de pixels para assegurar ainda mais qualidade e nitidez. Seguindo nesta evolução, a atual tecnologia 4K Ultra HD oferece 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9. Essa densidade garante incrível riqueza de detalhes em telas grandes. Assim, também permite que o telespectador possa se sentar mais próximo da tela sem cansar a visão.

Dessa forma, além do tamanho da TV, a resolução da tela é outro item que impacta no cálculo da distância. A seguir, veja exemplos de recomendações da THX para TVs 4K:

– TVs 4K de 50 polegadas: distância entre 1 e 1,50 metro;
– TVs 4K de 55 polegadas: distância entre 1 e 1,60 metro;
– TVs 4K de 60 polegadas: distância entre 1,21 e 1,82 metro.

 

Smart TV LG 43 polegadas

Tipo de tela

Cada tipo de tela possui características que ajudam a fazer sua escolha ideal. A tecnologia LCD, por exemplo, é indicada para ambientes bem iluminados, pois gera pouco reflexo. Também consome pouca energia, mas tem ângulo de visão mais limitado. Já a tecnologia LED consome ainda menos energia, oferece cores mais vivas e melhor contraste. A diferença de qualidade entre as telas é mais visível em tamanhos a partir de 32 polegadas.

Presente em televisores de marcas como LG, Sony e Panasonic, a tecnologia OLED dispensa a fonte de iluminação. Assim, esses modelos costumam ser mais finos – e alguns modelos têm tela curva, para experiências mais imersivas. A OLED também permite controlar com muita precisão o nível de brilho e de sombras das imagens. Por sua vez, a tela QLED mantém a iluminação traseira e oferece cores mais precisas em altos níveis de brilho. Dessa forma, permite que a tela fique bem em qualquer ambiente – dos menos aos mais iluminados. Além disso, possui filtro de reflexão baixíssimo e um nível incrível de fidelidade de cores.

Livre de cabos, este modelo QLED 4K da Samsung vai além das expectativas. Com wi-fi integrado, oferece um Modo Ambiente 2.0 que permite integrar a tela à decoração do ambiente. Para tanto, basta selecionar texturas pré-definidas ou personalizar as imagens conforme as paredes de sua casa. Acessando o app SmartThings, você consegue controlar todos os seus aparelhos inteligentes. Além disso, a partir da função de microfone do controle remoto, pode utilizar comandos de voz.

 

Smart TV

Outro marco no segmento foi o lançamento das Smart TVs. A partir delas, os telespectadores passaram a contar com a oferta nativa dos melhores aplicativos de entretenimento. Youtube, Netflix, Amazon, Play Kids, Looke e Globo Play são alguns exemplos. Você pode inclusive acessar sites e redes sociais, além de baixar outros aplicativos gratuitos.

 

 

Marcas

Na taQi você encontra modelos das principais marcas de TV do mercado. Entre elas estão AOC, LG, Philips, Samsung e Sony.

A taiwanesa AOC é a maior fabricante de monitores de LCD, respondendo por um quarto da produção mundial. É também a terceira maior fabricante de televisores de LCD e LED, desenvolvendo TVs e smart TVs com ótimo custo-benefício.

Segunda maior fabricante de televisores do mundo, a sul-coreana LG está no Brasil há décadas, oferecendo do básico ao premium. Geralmente, suas TVs vêm com o WebOS, apresentado como o sistema operacional mais completo e fluido do mercado.

Smart TV 4k PhilipsHá quase um século no Brasil, a holandesa Philips prioriza o lançamento de TVs de baixo e médio custo no país. Um dos destaques da marca é a tecnologia exclusiva Philips Ambilight. Por meio dela, pequenos LEDs na parte traseira da TV refletem em tempo real as cores da tela. Dessa forma, a experiência do espectador se fica muito mais imersiva.

Atualmente a maior fabricante de televisores do mundo, a sul-coreana Samsung é referência tanto em TVs quanto em outros segmentos. Atendendo a diferentes públicos, conta com produtos que vão dos acessíveis aos mais premium. As TVs Samsung contam com sistema operacional Tizen, plataforma muito completa e fácil de usar, com boa variedade de apps e que raramente apresenta lentidão.

Smart TV LED SonyPor sua vez, a japonesa Sony conta com produtos ligeiramente mais caros que os modelos equivalentes de outras empresas. Em contrapartida, os televisores da marca se destacam pela durabilidade e excelente experiência de uso.

Agora que você já sabe como escolher a TV ideal, é hora de encontrar a nova estrela da sua sala! Na taQi tem muitas opções de Smart TV 4K, com tamanhos de 32 a 75 polegadas. Acesse aqui!

 

Foto: iStock/boggy22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *