Como secar o cabelo: o guia definitivo para você arrasar

Como secar o cabelo: o guia definitivo para você arrasar

Ter o cabelo saudável e sedoso é o sonho de muitas pessoas. No entanto, a tarefa requer uma série de cuidados que, muitas vezes, acabam sendo incompatíveis com as rotinas diárias. Ao mesmo tempo, dicas verdadeiramente úteis misturam-se a crendices populares sem nenhuma comprovação científica. Prova disso são alguns mitos relacionados ao processo de lavagem e secagem do cabelo. Focado em descobrir as melhores soluções para cuidar das madeixas, o pesquisador Tim Moore realizou um estudo sobre o assunto. Assim, o cientista da Universidade de Cambridge constatou que deixar o cabelo secar naturalmente pode não ser a melhor opção. Logo, quando utilizado da forma correta, o secador – às vezes apontado como vilão – torna-se excelente aliado.

Além dos resultados da pesquisa de Moore, nosso guia prático aborda dicas profissionais para otimizar o processo de secagem. Por fim, também disponibiliza três importantes cuidados para aumentar a durabilidade do seu secador. Confira:

 

Passo a passo do cabelo saudável

A seguir, veja as recomendações do pesquisador Tim Moore, que possui doutorado em Microeletrônica e é diretor de tecnologia da GHD Hair.

  1. Conheça o funcionamento de sua estrutura capilar

Segundo Moore, o princípio básico para cuidar adequadamente dos seus cabelos é entender como funciona sua estrutura capilar. Basicamente, o cabelo é feito de queratina, uma proteína encontrada também nas unhas. A camada externa, chamada de cutícula, tem a função de proteger os fios. Enquanto isso, o miolo é denominado córtex – uma camada flexível que proporciona elasticidade.

  1. Não se paute apenas pelo preço

Nem sempre o produto mais caro é o de maior qualidade. Por isso, dedique atenção às fórmulas e à composição dos cosméticos. Por vezes, os itens mais em conta podem oferecer um resultado melhor para seus cabelos.

  1. Não durma com o cabelo molhado

Sim, sua mãe e sua avó estão certas. Dormir de cabelo molhado, além de causar frizz, pode propiciar o surgimento de fungos no couro cabeludo.

  1. Opte pela melhor forma de secar o cabelo

Secador de cabelo Gama Lumina

Em suas pesquisas, Moore descobriu que secar o cabelo de maneira natural não é o melhor método para manter a saúde dos fios. Isso porque, quando os cabelos estão molhados, o córtex acaba absorvendo toda a água. Logo, o miolo do seu cabelo fica inchado e, consequentemente, mais frágil. Ou seja: quanto mais tempo os fios permanecem úmidos, mais quebradiços se tornam. Por isso, usar um secador na temperatura adequada é a maneira mais saudável de cuidar dos cabelos. Afinal, o aparelho irá ajudar a frear o processo sofrido pelo córtex.

  1. Use a toalha da maneira correta

Nunca dispense o uso da toalha, independentemente de secar os cabelos de forma natural ou com secador. Ela é muito importante para tirar o excesso de água, evitando que os fios fiquem encharcados. Porém, não esfregue a toalha na cabeça, pois isso causará frizz. Nesse caso, o melhor é usar a toalha para apertar delicadamente os cabelos.

  1. Evite pentes finos e dê preferência às escovas

No momento de desembaraçar os fios, use uma escova de cerdas espaçadas. Afinal, os pentes, especialmente os mais finos, atuam de forma mais agressiva.

  1. Seque o cabelo por etapas e de maneira suave

Separe seus cabelos em mechas e mantenha o secador cerca de 15 cm distante do couro cabeludo. Quando os fios estiverem quase secos, aumente a temperatura do aparelho. Em seguida, use o modo de ar frio do secador para fechar as cutículas.

  1. Não passe chapinha no cabelo úmido

Tão prejudicial quanto usar o secador de cabelo diretamente nos fios encharcados é passar a chapinha nos fios ainda úmidos. Afinal, isso pode deixar os cabelos quebradiços e opacos.

  1. Saiba criar ou evitar volume no cabelo

Secar o cabelo de baixo para cima não é uma boa solução para obter volume. De acordo com o pesquisador, colocar o bico do secador mais próximo ao couro cabeludo estimula a raiz a deixar os fios mais volumosos. A dica é válida tanto para quem obter quanto para quem quer evitar o efeito.

  1. Use o bico certo do secador para obter brilho e maciez

O bico mais fino do secador também cumpre a missão de orientar a direção das escamas dos fios durante a secagem. Quando elas seguem a mesma direção, seus cabelos ficam mais macios e brilhantes.

  1. Se você tem cachos, aposte no difusor

O difusor é um aliado perfeito dos cabelos cacheados. Sendo assim, a única recomendação do pesquisador é respeitar os limites de temperatura do aparelho.

  1. Entenda como lidar com o clima

Dias chuvosos e neblina acabam mesmo com qualquer penteado. A saída é utilizar um spray protetor de fios. Além de acabar com o frizz e fixar a forma do cabelo, ele protege os fios do calor do secador, chapinha e babyliss.

 

Dicas profissionais para secar e alisar os cabelos

a) A umidade é importante para redefinir a textura dos fios. Assim, tenha pelo menos 70% do cabelo seco antes da etapa final da secagem. Em seguida, com uma escova redonda e o bico mais fino no secador, inicie o processo de alisamento. As escovas redondas são fundamentais para realçar o brilho e alinhar os fios na posição lisa.

b) Para melhores resultados, investir na escova certa é fundamental. As escovas de cerdas naturais dão mais brilho, enquanto as cerdas de nylon ajudam a criar mais tração. Por isso, estas últimas são recomendadas para alisar cabelos rebeldes ou cacheados. As escovas mais largas são ideais para secar cabelos grossos e longos. Enquanto isso, escovas mais finas são indicadas para alisar cabelos curtos e modelar as pontas.

Secador de cabelo Multilaserc) Para alisar o cabelo, direcione o jato do secador no sentido da cutícula. Ou seja: vire o bico do secador da raiz a em direção às pontas. E lembre-se: a alta temperatura do secador é o que faz a textura do cabelo mudar, mas o ar frio sempre traz benefícios. Afinal, no início do processo ele é capaz de tirar o excesso de água sem causar danos. Além disso, é usado para selar as cutículas, dar brilho e esfriar o cabelo mais rápido ao finalizar a secagem. Dessa forma, é possível garantir mais durabilidade à escova.

 

Regras de ouro para prologar a vida útil do seu secador

I. Limpeza

Para impedir que fungos e bactérias sejam armazenados em seu secador, é importante realizar uma limpeza periódica no aparelho. A tarefa é bem simples. Basta identificar no manual do secador o local em que se encontra o filtro de ar. Ele geralmente fica na parte traseira do aparelho, assemelhando-se a uma telinha. Retire o filtro e lave-o com água e sabão neutro. Deixe secar por algumas horas e, depois, coloque-o novamente no lugar. Se o seu aparelho não possui filtro de ar, use uma escova de dentes para limpar a grade traseira. Em seguida, limpe a parte de fora com um pano macio, eliminando substâncias que possam estar grudadas.

II. Armazenamento

Secador de cabelo Philco BeautyEmbora possa ser o mais prático, guardar o secador no banheiro não é o mais recomendável. A excessiva umidade do ar pode alcançar a parte interna do secador, mesmo dentro de gavetas e armários. Essa situação aumenta a chance de proliferação de microrganismos que danificam a parte elétrica do aparelho. Principalmente se você o usar logo depois do banho. Por isso, o melhor é guardar o aparelho em local totalmente seco, como uma gaveta ou prateleira do guarda-roupas, por exemplo. Dessa forma, você consegue garantir maior vida útil ao seu secador.

III. Utilização

Cuide para não respingar água, produtos de beleza ou quaisquer outras substâncias no secador. Especialmente na parte elétrica ou no filtro de ar, pois isso pode prejudicar consideravelmente o equipamento, diminuindo sua vida útil.

Na taQi você encontra diversos modelos de secadores para investir em saúde e beleza. Escolha o seu e aproveite todas essas dicas!

 

Foto: iStock/puhhha

One thought on “Como secar o cabelo: o guia definitivo para você arrasar

  1. ILCA JOICE BITTENCOURT disse:

    Adorei as dicas.Preciosas!
    Muito obrigada,vou usá-las, com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *