Para melhorar sua alimentação: eletros que ajudam na dieta

Para melhorar sua alimentação: eletrodomésticos que ajudam na dieta

Mixer MondialCelebrado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação busca inspirar a adoção de hábitos mais saudáveis. No entanto, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível investir numa dieta realmente equilibrada. Por outro lado, alguns eletrodomésticos podem se tornar verdadeiros aliados neste desafio, tornando mais fácil todo o processo. Especialmente para quem precisa garantir mais agilidade e praticidade na cozinha. Entre eles estão velhos conhecidos, como mixer e liquidificador, além de equipamentos repaginados, como pipoqueira elétrica e fritadeira sem óleo. Da mesma forma, a panela de pressão elétrica é outro aparelho que tem proporcionado revoluções no cardápio. Afinal, muitas vezes bastam pequenas adaptações para transformar receitas saborosas em pratos mais nutritivos e menos gordurosos, por exemplo.

Essa combinação pode tornar a dieta menos penosa e até mais motivadora. Mesmo porque não é fácil mudar radicalmente seus hábitos de uma hora para a outra. Portanto, fazer progressos diários costuma ser a melhor forma de alcançar grandes objetivos. Além disso, o prazer ao preparar o próprio lanche ou refeição de maneira mais saudável já é algo inspirador.

 

Dicas para manter o foco na dieta

No café da manhã

Fritadeira sem óleo CadenceAlimentos fritos em óleo estão entre os vilões de qualquer dieta. Porém, desde a chegada das fritadeiras sem óleo, tem sido possível saborear diversos petiscos sem culpa. Porém, você sabia que – além dos mais variados petiscos – é possível usar o eletrodoméstico para fazer pão? Assim, com esta receita rápida de pão de aveia, você pode iniciar sua manhã de maneira ágil e saudável. Confira:

Ingredientes:

– 1 e 1/4 de xícara de leite morno;
– 1/4 xícara de óleo ou azeite;
– 1 envelope de fermento biológico seco;
– 1/4 de xícara de açúcar;
– 2 ovos;
– 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo;
– 1 e 1/2 xícara de farelo de aveia;
– 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo: misture o leite morno com o azeite, o fermento, o açúcar e os ovos. Acrescente a farinha, o farelo de aveia e o sal, misturando tudo até virar uma espécie de mingau. Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada que caiba na fritadeira e asse por 10 minutos a 80 graus. Em seguida, aumente a temperatura para 160 graus e deixe assar por mais 15 minutos. Você pode tanto comer seu pão de aveia na hora quanto congelá-lo. Neste caso, antes de comê-lo, deixe-o na geladeira de um dia para o outro. Depois, coloque-o na fritadeira por 5 minutos a 80 graus.

No almoço

Liquidificador BritâniaPara o almoço, a dica também é muito prática e saudável. Afinal, além de incluir ingredientes nutritivos, ajuda a economizar na louça! Afinal, para prepará-la você vai precisar basicamente de um liquidificador, uma panela e uma forma. Confira nossa sugestão de torta de liquidificador:

Ingredientes para a massa:

– 1 ovo;
– 6 colheres de farinha de arroz ou de farinha integral;
– 2 colheres de ricota;
– 1 colher de fermento em pó;
– 1 xícara de leite, preferentemente desnatado ou vegetal;
– 1/2 xícara de óleo de coco;
– Pitada de sal.

Ingredientes para o recheio:

– 1 maço de espinafre;
– 1 xícara de ricota picada;
– 1 xícara de abobrinha picada.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador, com exceção da farinha e do fermento. Em seguida, adicione-os aos poucos e vá misturando tudo. Refogue o espinafre e a abobrinha e, depois de tirá-los do fogo, misture-os com a ricota. Unte a forma e polvilhe farinha e, então, coloque metade da massa. Em seguida, adicione o recheio e cubra com a outra metade da massa. Finalize com queijo ralado e orégano a gosto. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos em fogo médio ou até ficar dourada.

No lanche da tarde

Pipoqueira Britânia PopQuando feita sem óleo e com pouco ou nada de sal, a pipoca é uma boa opção de lanche saudável. Aliás, ela proporciona diversos benefícios à saúde. Afinal, favorece a boa digestão, a redução de colesterol, o controle da diabetes e a prevenção ao câncer. Fonte de vitaminas do complexo B, a pipoca também faz bem ao coração, ajuda a perder peso e atua contra o envelhecimento precoce. Sendo assim, ao lado da cafeteira, nada melhor do que contar com uma pipoqueira elétrica no trabalho!

Para aquele detox no jantar

A sopa funcional é ótima para quem está em processo de reeducação alimentar ou quer incluir novos alimentos na dieta. Afinal, a receita é fácil, leva legumes variados e fica pronta em 40 minutos. Para prepará-la, você pode usar o mixer e a panela de pressão elétrica.

Ingredientes:

– ½ cebola roxa picada;
– 2 dentes de alho;
– 1 colher de sopa de azeite extravirgem;
– ½ cenoura descascada em rodelas;
– ½ inhame pequeno;
– 1 xícara de chá de abóbora japonesa descascada e picada;
– 1 colher de café de gengibre ralado;
– ½ ramo de alecrim ou salsa;
– Pitada de sal.

Modo de preparo

Panela de pressão elétrica PhilcoNa panela de pressão elétrica, refogue a cebola e o alho no azeite. Em seguida, acrescente a cenoura, o inhame, a abóbora e refogue mais um pouco. Cubra tudo com água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Depois, despeje a sopa numa tigela e bata-a com o mixer até formar uma mistura homogênea. Você pode tanto retornar o conteúdo para uma rápida cozinhada na panela de pressão quanto utilizar uma panela convencional para engrossar o caldo. Por fim, basta acrescentar o gengibre ralado, o alecrim e o sal. Pronto; agora é só servir! Bom apetite!

 

Foto: iStock_KatarzynaBialasiewicz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *