Segredos de salão: usando a chapinha para fazer o cabelo

Segredos de salão: como usar a chapinha para fazer o cabelo

Para além da estética, muitas pessoas costumam frequentar os salões de beleza como forma de investir em saúde e bem-estar. Afinal, profissionais como os cabeleireiros, por exemplo, muitas vezes são responsáveis por elevar a autoestima dos seus clientes. Aliás, alguns servem inclusive como verdadeiros confidentes para assuntos gerais da vida. Nesse sentido, e aproveitando a passagem do Dia do Cabeleireiro (3 de novembro), que tal compartilharmos alguns segredos sobre cabelo? Certamente, nada se compara a uma ida ao salão, mas com determinados truques de especialistas é possível chegar bem próximo. Veja:

 

Você prefere cabelo liso ou cacheado?

Chapinha Gama Eleganca KerationVersátil, a chapinha é um acessório indispensável em qualquer lar ou salão de beleza. Afinal, ainda que originalmente tenha sido desenvolvida para alisar, é uma alternativa prática e funcional para fazer cachos e ondas. Logo, independentemente do seu tipo de cabelo, o equipamento sempre terá uma aplicação muito útil e em diversas ocasiões. Porém, vale lembrar da importância de secar os fios corretamente antes de utilizar a chapinha. Além disso, invista num protetor térmico para evitar que a alta temperatura danifique os cabelos.

 

Cachos e ondas

Quando a ideia for fazer ondas ou cachos, a dica é apostar numa fórmula que ajude na fixação. Assim, borrife o produto no comprimento e nas pontas do cabelo seco a fim de prepará-lo para a estilização. O próximo passo é separar as mechas: as mais grossas vão criar ondas largas e cachos abertos. Já as mechas mais finas resultam em cachos menores e ajudam a aumentar o volume do cabelo. Outro segredo dos cabeleireiros para agregar um toque natural é separar a metade de cima dos cabelos da metade de baixo. Assim, pode-se criar ondulações que se encaixem, mas não fiquem totalmente uniformes.

Logo, a melhor forma de controlar volume e textura é iniciar o processo dos cachos pela parte inferior. Segure uma mecha entre as lâminas da chapinha e enrole-a para dentro, na direção do rosto, até chegar à ponta da mecha. Repita o processo em toda a metade inferior do cabelo. Depois, repita a operação com a parte de cima – porém, enrolando as mechas no sentido contrário ao do rosto. Dessa forma, as duas camadas não vão se juntar de forma totalmente homogênea. Para finalizar, utilize o secador no modo frio e um spray fixador. Isso vai prolongar o resultado – afinal, quando os cabelos estão quentes, tendem a perder a forma mais rapidamente.

Chapinha Taiff Saffira com íons negativos

 

Lisos

Métodos como alisamento e escova progressiva ajudam a manter os cabelos lisos. Porém, nem todas as pessoas podem ou querem que os fios fiquem recebendo toda essa química. Assim, o secador de cabelo e a chapinha tornam-se grandes aliados.

Kit Travel Shine Philco - cuidados portáteis para seu cabeloComo sempre, o primeiro passo é aplicar o protetor térmico nas pontas e no comprimento do cabelo. Com os fios secos, desembarace-os com uma escova ou pente. A seguir, divida o cabelo ao meio e prenda um dos lados. No lado oposto, inicie o processo de separação de mechas. Separe a primeira, de preferência a mais de baixo, próxima da nuca, e prenda o restante do cabelo. Passe a chapinha nessa mecha e, depois, prepare outra. Vá passando a chapinha mecha por mecha e, na sequência, repita o processo com a outra metade do cabelo.

Se houver franja, deixe-a por último. Quando todo o cabelo estiver liso, avalie se é necessário fazer algum retoque. Novamente, você pode usar o ar frio do secador de cabelo para garantir mais durabilidade. Prontinho. De maneira simples, você consegue investir em beleza e bem-estar no conforto de sua casa. 🙂

 

Foto: iStock/nortonrsx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *