Passo a passo: veja como fazer vasos de cimento em casa

Passo a passo: veja como fazer vasos de cimento em casa

Tanto em ambientes internos quanto externos, plantas são ótimas aliadas da decoração. Afinal, ajudam a manter a natureza mais próxima de seu dia a dia. Além disso, os cuidados com o jardim e com os vasos de dentro de casa podem se tornar um hobby. Nesse contexto, outra atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos é a produção de vasos de cimento. Super em alta, a tendência ganhou espaço no melhor estilo Faça Você Mesmo, já que é bastante fácil de executar. Então, que tal aproveitar um momento das férias para fazer algo diferente?

 

Materiais para fazer seus próprios vasos de cimento

Vasos de cimento feitos em casaOs vasos de cimento podem ser utilizados no jardim ou dentro de casa, dando aquele toque charmosinho à decoração. Além disso, podem ter diferentes tamanhos e texturas, pois tudo depende dos materiais que você escolher ou tiver à disposição. Como matéria-prima principal, é possível utilizar tanto argamassa quanto cimento. Mais simples e prática de utilizar, a argamassa dispensa o uso de outros itens. Assim, basta misturá-la com água. No entanto, é especialmente indicada para vasos que ficarão mais protegidos de sol e calor. Afinal, em termos de durabilidade e resistência, o cimento é mais recomendado. Ao mesmo tempo, nesse caso é necessário complementar sua mistura com água e areia. Depois escolher sua matéria-prima básica, você também vai precisar de:

– Água
– Óleo de cozinha ou vaselina
– Potes de diferentes tamanhos
Pá ou colher de pedreiro
Balde de pedreiro
Lixa
Tinta (caso deseje pintar seu vaso de cimento)
Pincel
Fita crepe
Fita adesiva (silver tape)
Lona preta

 

Botando a mão na massa

Com todos os materiais em mãos, basta seguir os seguintes passos:

  1. Forre com a lona preta o espaço que será utilizado para produzir seus vasos de cimento.
  2. Depois, use o balde de pedreiro ou algum recipiente bem grande para diluir a argamassa em água. Caso opte pelo cimento, a dica é utilizar uma parte de cimento para três partes de areia. Em seguida, mexa com a pá ou colher até ficar uma mistura homogênea.
  3. A seguir, escolha dois potes que servirão de molde para seus vasos de cimento. Independentemente de tamanho e formato, é preciso que um deles seja maior que o outro.
  4. Use o pincel para untar a parte interna do pote maior com óleo de cozinha ou vaselina. Já no pote menor, unte a parte de fora, pois é ela que ficará em contato com a massa.
  5. Processo de fabricação dos vasos de cimentoDespeje o cimento ou argamassa do balde no pote maior, de preferência até a metade dele. Depois, acomode o pote menor no centro da massa. Então acrescente um peso no interior do mesmo para garantir que ele não suba. Para isso, você pode usar moedas, brita ou outro tipo de pedra. Já com a ajuda da fita adesiva, você consegue garantir maior fixação de um pote no outro. Basta fazer uma cruz envolvendo as quatro extremidades.
  6. Aguarde de 24 a 72 horas para que a massa seque e você possa desenformar o vaso. Depois, use a lixa para dar um acabamento mais refinado.
  7. Por fim, você também pode pintar seus vasos de cimento com tinta acrílica ou spray.
  8. Com o processo finalizado, basta fazer o plantio de suas mudas preferidas. 🙂

 

Vasinho com flor

 

Para suportar melhor as altas temperaturas

Vasos de cimentoCaso faça questão de utilizar argamassa na produção de vasos para área externa, uma opção é investir numa linha refratária. Afinal, o produto foi especialmente desenvolvido para suportar altas temperaturas. Aliás, com isso, além de vasos para plantas, você poderá se aventurar na produção de lareiras ecológicas. Para tanto, basta empregar o mesmo processo de fabricação dos vasos. Porém, em vez de terra, acomode dentro deles um recipiente de aço inox que possa receber o álcool.

 

Fotos: 1. iStock/Studio Light and Shade | 2/3/4/5. Mariana Halmel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *