Beleza e saúde andam juntas: 4 cuidados ao tomar banho

Beleza e saúde andam juntas: 4 cuidados ao tomar banho

Você sabia que o brasileiro é um dos povos que mais toma banho no mundo? Pois é! Foi o que mostrou uma pesquisa encomendada pela empresa Reckitt Benckiser. Segundo o estudo, no Brasil frequenta-se o box do banheiro 19,8 vezes por semana. Já no Reino Unido, essa taxa é de apenas 5,6 vezes. Os números não mentem: os brasileiros de fato adoram tomar banho. Mas será que estamos fazendo a higiene corporal da forma correta? Banhos quentes e longos, por exemplo, são hábitos muito comuns, porém desaconselhados pelos médicos dermatologistas. Então, para não errar na hora do banho, acompanhe estas recomendações que a taQi preparou para você!

 

  1. Utilize água morna ou fria

Dicas para tomar banho: ducha fria MeberApesar da sensação revigorante de tomar banho com água bem quente, a prática não faz bem para sua pele. As temperaturas altas acabam por retirar uma camada de proteção que cobre o corpo, chamada manto hidrolipídico. Portanto, o ideal é manter a água sempre morna, em torno de 37°C. Já o banho frio, embora não muito atrativo, também tem seus benefícios. Isso porque a água fria estimula o sistema imunológico e favorece a boa circulação sanguínea.

 

  1. Tome banhos curtos, à noite

Especialistas recomendam que o banho tenha duração de aproximadamente cinco minutos. Prolongar o tempo sob o chuveiro de vez em quando não tem problema, desde que nunca ultrapasse os 15 minutos. Assim como a temperatura alta, o banho demorado pode ter efeito danoso à pele. Já sobre o melhor horário para se tomar banho, o ideal é que seja à noite, antes de dormir. O contato com a água relaxa e deixa o corpo preparado para o descanso. Além disso, a limpeza do corpo ao fim do dia protege a pele de rugas e marcas de expressão.

Ducha Lorenzetti Acqua Star

 

  1. Use sabonetes neutros

Ao contrário do hábito de muitas pessoas, o sabonete não deve ser friccionado diretamente sobre a pele. Para usá-lo corretamente, seja em barra ou líquido, esfregue uma pequena quantidade nas mãos até obter espuma. Então, espalhe a espuma pelo corpo e enxágue. Procure também tomar banho com sabonetes de pH entre 5,5 e 6. Uma boa dica são os produtos feitos à base de glicerina.

 

  1. Cuidados adicionais

Após tomar banho, use o secadorEvite utilizar buchas ou esponjas, pois elas retiram a oleosidade natural da pele. Já o uso de um produto esfoliante é recomendado uma vez por semana em áreas como joelhos, cotovelos e calcanhares. Após tomar banho, use tolhas felpudas, que absorvem a água mais fácil. Quanto às madeixas, a dica para mantê-las mais saudáveis é finalizar a secagem com um secador de cabelos. Já no corpo, passe um creme após o banho para deixar a pele hidratada, cheirosa e macia.

 

Foto: iStock/Prostock-Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *