Cisterna: a melhor forma de economizar água na sua casa

Em meio às mudanças climáticas que atingem o mundo, utilizar cisternas pode ser uma boa forma de economizar água e ajudar o meio ambiente.

Segundo relatório divulgado pela ONU, a água deve se tornar um bem cada vez mais escasso no mundo. Até 2050, é possível que dois terços da população mundial enfrentem dificuldades de acesso a recursos hídricos. Por isso, desde já, é muito importante que o consumo do líquido essencial à vida seja mais consciente e responsável. A boa notícia é que não é difícil realizar em casa ações para economizar água e evitar o desperdício. Hábitos simples, como tomar banhos mais curtos e fechar a torneira durante a lavagem da louça, já fazem diferença.

Cisterna é excelente opção para economizar águaPorém, há formas ainda melhores de contribuir para a preservação dos mananciais. Em casas e prédios, por exemplo, uma ótima dica é investir na instalação de cisternas. Construídos em alvenaria ou material plástico, esses reservatórios servem para armazenar água da chuva e reaproveitá-la para determinadas finalidades. Assim, reduz-se o consumo de água da rede pública, com economia de até 50% na conta ao fim do mês.

 

Economizar água é sinônimo de sustentabilidade

Reutilizar a água da chuva para evitar desperdícios é um hábito muito importante e uma atitude ecologicamente responsável. Afinal, impacta diretamente na sua “pegada hídrica”, que é a quantidade de água doce que você consome ao longo do tempo. Assim, ao captar e reutilizar a água da chuva, você diminui a demanda por água tratada na sua residência. Ao mesmo tempo, alivia o sistema de escoamento da sua cidade em dias de chuva torrencial, ajudando a evitar enchentes. Portanto, usando cisternas você reduz a pressão sobre os mananciais da sua região e ajuda a preservar o meio ambiente.

 

Como utilizar uma cisterna?

Tubos e calhas também integram a solução para economizar água por meio de cisternaAs cisternas são, com certeza, a melhor forma de economizar água, armazenando e reutilizando o líquido proveniente das chuvas. Os modelos mais práticos são os de plástico ou fibra de vidro. Isso porque já vêm prontos, podendo ser instalados sem a necessidade de grandes obras e reformas. Assim, só é preciso adaptar a calha para que ela se conecte ao tubo de entrada no topo do reservatório. Já na parte inferior fica a torneira por onde é possível retirar a água armazenada. Já cisternas subterrâneas de grande porte podem necessitar de motobombas para levar a água até uma torneira.

É importante lembrar que, por ser proveniente da chuva, a água da cisterna não é potável. Logo, não deve ser ingerida, tampouco utilizada em chuveiros ou pias. Por outro lado, seu uso é ideal para a irrigação de plantas e lavagem de pátios, calçadas e automóveis. Pode ser usada também para a descarga de vasos sanitários. Porém, nesse caso, recomenda-se que um profissional especializado avalie as melhores soluções hidráulicas para a sua casa. Afinal, é essencial que a água da cisterna não se misture com a água potável nas tubulações.

Encontre a taQi mais próxima de você e descubra todas as opções de cisterna e acessórios disponíveis em nossa rede! Ou, se preferir, compre diretamente pelo site!

 

Foto: iStock/Chinnapong

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *