Receitas práticas: confira três pratos com atum enlatado

Receitas práticas: confira três pratos com atum enlatado

Nestes tempos de isolamento, gêneros alimentícios “longa vida” têm permitido às famílias reduzir o número de idas ao mercado. Afinal, é importante evitar a circulação em locais públicos e saídas desnecessárias de casa. Nesse contexto, enlatados acabam sendo ótimas opções. Tanto por oferecerem vida útil prolongada, quanto por não ocuparem muito espaço na despensa. Assim, caso ainda não possua esses itens em casa, considere acrescentá-los em suas próximas compras. Sobretudo o atum em lata, cuja versatilidade permite criar receitas bastante práticas.

Sólido ou em pedaços, ao natural ou em óleo. Independentemente da apresentação, o atum enlatado costuma ser um item muito presente nos lares brasileiros. Logo, mesmo que na sua casa não seja assim, que tal dar uma chance ao ingrediente nos próximos dias?

 

Aposte no atum enlatado para criar receitas práticas

Extremamente nutritivo, o atum é rico em proteínas de alta qualidade. Além disso, é uma excelente fonte de nutrientes, como selênio, minerais, magnésio e potássio. Dessa forma, contribui para melhorar tanto o sistema imunológico quanto a função cerebral. Então veja, a seguir, boas combinações para investir em receitas práticas e saborosas em casa:

 

Barca de batata com recheio de atum – dica para fazer na fritadeira

Com rendimento para duas pessoas, esta receita tem um tempo total de preparo de aproximadamente 70 minutos.

Ingredientes:

– 4 batatas com aproximadamente 125 g cada
– 1/2 colher de sopa de azeite
– 1 lata de atum em óleo, drenado
– 2 colheres de sopa de requeijão ou iogurte grego
– 1 colher de chá de pimenta em pó
– 1 cebolinha cortada em anéis finos
– Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Fritadeira sem óleo Cadence

Mergulhe as batatas em água por pelo menos 30 minutos. Depois, seque-as com papel-toalha e pincele-as levemente com azeite. Enquanto isso, pré-aqueça sua fritadeira a 180°C. Em seguida, coloque as batatas na cesta da fritadeira e ajuste o timer para 30 minutos. Ao mesmo tempo, numa tigela, amasse bem o atum e acrescente o requeijão ou iogurte e a pimenta em pó. Misture também a metade da cebolinha e tempere com sal e pimenta. Quando as batatas estiverem macias e crocantes, coloque-as em dois pratos. Então, corte a parte superior de cada uma no sentido do comprimento. Em seguida, com a ajuda de uma colher, abra espaço para incluir a mistura de atum. Depois de adicionar o recheio, finalize o prato com o restante da cebolinha.

 

Pizza rápida de atum – dica para fazer com liquidificador e forno

Esta receita rende 8 porções e tem um tempo de preparo de 30 minutos.

Liquidificador ElectroluxIngredientes para a massa:

–  2 copos (americano) de farinha de trigo
–  1 e 1/2 copo de leite
– 1/2 copo de óleo
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 2 ovos inteiros
– sal a gosto
– orégano e queijo parmesão ralado para polvilhar por cima da torta

Ingredientes para o recheio: aqui vale usar o que estiver sobrando em casa!

– atum ou sardinha com cebola picadinha
– queijo, presunto, cebola e tomate picadinho com orégano
– palmito

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Em seguida, unte a forma com manteiga e farinha e coloque nela metade da massa. Distribua o recheio e cubra-o com o restante da massa. Ainda por cima de tudo, polvilhe o queijo parmesão e o orégano. Então, coloque para assar em forno preaquecido por 30 minutos ou até que doure.

 

Risoto de atum – dica para fazer na panela elétrica de arroz

Esta receita rende duas porções, com preparo em aproximadamente 30 minutos.

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de arroz comum
– 1 dente de alho amassado
– 1/2 cebola picada
– 1 tomate picado
– sal a gosto
– manjericão picadinho a gosto
– 1 colher de sopa de parmesão ralado
– 5 colheres de sopa de requeijão
– 1 lata de atum sólido em óleo

Modo de preparo:

Panela elétrica é aliada de primeira hora para receitas práticasColoque na panela elétrica o arroz, cerca de 2 1/2 xícaras de água, o alho, a cebola e o sal. Então deixe cozinhar por 15 minutos ou até reduzir a água para a metade. Em seguida, adicione o tomate e o atum e deixe cozinhando até o arroz ficar al dente. Por fim, acrescente o queijo parmesão, o requeijão e o manjericão, misture bem e bom apetite!

Além de ingredientes simples, estas receitas práticas ficam ainda mais fáceis com eletrodomésticos que facilitam o preparo das refeições. Logo, caso queira melhor equipar sua cozinha, saiba que a taQi entrega suas compras em casa! Aliás, se você precisa mais espaço de armazenamento, a taQi também possui grande variedade de balcões multiuso para cozinhas!

 

Foto: iStock/airrazab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *