Renda extra: aprenda a fazer e vender biscoitos caseiros

Biscoitos caseiros

Você já deve ter percebido: a atual pandemia de Covid-19 está afetando não apenas a saúde, como também a economia. Afinal, por conta da paralização das atividades, trabalhadores podem ter jornada e salário reduzidos, enquanto autônomos nem sempre conseguem trabalhar. Assim, neste momento de aperto, o jeito é tentar levantar algum dinheiro a partir de casa. Pensando nisso, a taQi mostra neste artigo como é possível faturar uma graninha extra fazendo e vendendo biscoitos caseiros. Preparamos um guia completo – com receita, dicas de marketing e ideias para expandir o negócio. Confira!

 

Receita de biscoitos caseiros

Transformar sua cozinha numa pequena confeitaria é mais fácil do que parece. Para começar as atividades, não é necessário fazer nenhuma grande aquisição. Ou seja, dá para usar os equipamentos e eletrodomésticos que você já tem em casa. Assim, basta comprar os ingredientes, arregaçar as mangas e pôr a mão na massa. Abaixo, trazemos uma receita de biscoitos de manteiga que pode ser a base do seu novo negócio.

OBS.: Vale lembrar que é muito importante tomar cuidados com a higiene durante a preparação dos alimentos que serão comercializados. Em especial neste momento de combate ao novo coronavírus. Portanto, sempre lave bem as mãos e use tanto touca quanto máscara de proteção. Siga todas as recomendações em vigor para garantir a segurança alimentar.

 

Ingredientes:

– 9 ovos;

– 1 kg de farinha de trigo;

– 3 colheres de café de essência de baunilha;

– 3 colheres de café de fermento em pó;

– 300 gramas de manteiga amolecida;

– 3 xícaras de açúcar.

 

Modo de preparo:

Batedeira: essencial para fazer seus biscoitos caseiros de manteigaNuma tigela, comece batendo a manteiga amolecida com o açúcar até que se forme um creme. Você pode fazer isso com uma espátula, com um fouet ou, melhor ainda, com o auxílio de uma batedeira elétrica. Em seguida, adicione os ovos e a essência de baunilha. Continue batendo até misturá-los por completo ao creme.

– Comece a acrescentar a farinha de trigo, já misturada ao fermento. É importante que a farinha esteja peneirada, evitando assim que a massa crie grumos. Vá adicionando mais farinha até que a massa fique bem compacta e fácil de modelar com as mãos. Separe-a então em três partes, envolva-as em plástico filme e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Esse é um pequeno truque para que os biscoitos caseiros fiquem com uma consistência superior!

– Passado esse tempo, limpe bem a sua mesa ou bancada da cozinha e enfarinhe a superfície. Com a ajuda de um rolo, abra a massa até que fique lisa e com cerca de 0,5 cm de espessura. Corte os biscoitos nos formatos que desejar. Se preferir, utilize moldes prontos. Depois, transfira os biscoitos para uma forma forrada com papel manteiga e deixe-os por 15 minutos no forno preaquecido a 180°C. Cuide para que não queimem, já que biscoitos de manteiga assam muito rapidamente. Retire-os do forno e espere que esfriem para que fiquem durinhos e crocantes, perfeitos para acompanhar um café quentinho.

 

6 dicas para vender seus produtos

Com os biscoitos caseiros já prontos, agora é hora de pensar em como torná-los mais atrativos e como vendê-los. Confira nossas dicas:

  1. A receita acima ensina a fazer a massa base para biscoitos de manteiga. No entanto, é importante que você também tenha mais opções à venda. Que tal testar uma cobertura de chocolate? Ou, quem sabe, enrolar a massa em pedacinhos de goiabada antes de assar? Use a criatividade! Quanto mais exclusivas forem suas receitas, melhor. Assim, você diferencia os seus produtos daqueles vendidos pela concorrência.
  2. Para vender seus biscoitos caseiros, basta colocá-los num saquinho plástico. Porém, isso não chega a agregar valor ao seu produto. Logo, vale a pena dedicar um tempinho para criar uma embalagem mais atrativa. Dá para trabalhar com diversos tipos de materiais, como fitas, papéis e plásticos coloridos, saquinhos de papel pardo… Caixinhas de papelão ou mesmo potes de vidro também podem ser opções, especialmente para uma linha de biscoitos gourmet.
  3. Além de confeccionar embalagens especiais, que tal inventar um nome bacana para sua fábrica de biscoitos caseiros? Talvez ainda não seja o momento de formalizar a empresa, mas isso não impede de criar sua marca. Se possível, faça também um logotipo que acompanhe o nome. Mande imprimir adesivos e cole-os nas embalagens dos biscoitos. Isso dá um aspecto muito profissional e passa confiança ao consumidor.
  4. Preço. Ainda antes de começar a comercialização, é muito importante definir bem o preço de venda. Primeiro, calcule todos os seus custos, incluindo ingredientes, embalagens, gastos com luz e gás… Depois, decida qual a margem de lucro que você deseja – e que seja viável no seu negócio, claro. Por fim, considere também a sua posição no mercado, analisando os preços praticados pelos concorrentes. Para aprender mais sobre esse assunto, uma boa ideia é consultar o site do Sebrae.
  5. Divulgação. Com embalagens, marca e preços definidos, é o momento de colocar seus biscoitos caseiros à venda, apostando na divulgação. Para isso, especialmente durante o período de quarentena, vale usar e abusar das redes sociais. Crie páginas do seu negócio no Facebook e Instagram e poste lá fotos bem apetitosas dos biscoitos. Mostre também que o processo de fabricação é realizado com todos os cuidados necessários. Obviamente, não se esqueça de colocar também seus dados de contato para as vendas! Depois, compartilhe os conteúdos para todos seus conhecidos e peça que eles também compartilhem. Afinal, a propaganda “boca a boca” é muito importante. Da mesma forma, pode ser interessante investir em anúncios nas redes sociais para atingir um número ainda maior de pessoas.
  6. Já que, neste momento, a recomendação é não sair de casa, ofereça o serviço de entrega, sempre mantendo os máximos cuidados. Pode ser de carro, de bicicleta ou mesmo a pé, se o endereço não for longe da sua casa. Você pode cobrar pelo serviço e, quem sabe, isentar da taxa nas compras acima de determinado valor. Assim, você inclusive incentiva o cliente a comprar uma quantidade maior de biscoitos! 🙂

 

Expandindo os negócios

Se tudo der certo, em pouco tempo os seus biscoitos caseiros farão sucesso na vizinhança! Nesse caso, pode ser interessante pensar em expansão e investimento em novos equipamentos. Afinal, eletrodomésticos comuns dificilmente darão conta de uma produção em larga escala. Assim, será o momento de adquirir aparelhos mais potentes. E, claro, você encontra todos eles na taQi: fornos industriais, batedeiras planetárias, misturadores a amassadeiras profissionais.

Forno industrial Progas
Forno industrial é excelente pedida para expandir a produção

 

Além disso, em nossas lojas você conta com o EmpresTaQi, o serviço de crédito pessoal da taQi. Com ele, pode-se obter um empréstimo de até R$ 5 mil, a taxas bem competitivas, direto na sua conta bancária. Assim, fica ainda mais fácil expandir os negócios! Verifique se a loja da sua cidade está aberta e simule seu crédito.

 

Foto: iStock/Ridofranz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *