Saúde: 5 dicas para manter a forma com exercícios em casa

Saiba o que é preciso para fazer exercícios em casa e conseguir o mesmo desempenho obtido nas academias

Cuidar da saúde é sempre muito importante, não é mesmo? Para isso, boas noites de sono e dieta balanceada são essenciais, bem como a prática de atividades físicas. Afinal, tanto a musculação quanto os treinos aeróbicos contribuem para deixar corpo e mente saudáveis. Porém, devido ao distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19, muitas pessoas tiveram que suspender as idas à academia. Pensando nisso, a taQi preparou algumas dicas de como manter o cuidado com o corpo fazendo exercícios em casa. Confira!

 

  1. Crie uma rotina

Realizar os treinos em casa pode ser tão eficiente quanto frequentar uma academia. Porém, é preciso ter disciplina para manter a regularidade dos exercícios. E a melhor forma de fazer isso é criando uma rotina. Reserve um horário fixo para fazer as atividades, bem como um local da residência dedicado a isso. O ideal é que, durante os treinos, você não seja distraído por afazeres domésticos nem por quem mora com você. Assim, será muito mais fácil manter o foco nos exercícios.

 

  1. Faça alongamentos

É muito importante que, antes de cada treino, você prepare o seu corpo para a atividade que virá a seguir. Afinal, essa é a melhor forma de evitar lesões ao fazer exercícios em casa, na rua ou na academia. Portanto, procure sempre alongar os músculos das pernas, braços, peito, abdômen, costas e pescoço. Faça o movimento, mantenha-o por cerca de 15 segundos e então retorne lentamente à posição de descanso. Caso pretenda utilizar aparelhos aeróbicos, também é recomendado fazer um aquecimento de 5 a 10 minutos. Nesse tempo inicial, mantenha um ritmo lento para só depois aumentar a intensidade.

 

  1. Utilize roupas adequadas

Praticar exercícios em casa não significa que dá para ficar de pijamas e chinelos na hora de fazer os treinos. Muito pelo contrário: mesmo no conforto do lar, é preciso utilizar roupas e calçados adequados às atividades físicas. Calções ou calças de abrigo são os mais recomendados, por permitirem a amplitude dos movimentos. E os tênis também são itens essenciais. Isso porque garantem a estabilidade do corpo durante os exercícios, aumentando o desempenho e prevenindo lesões.

 

  1. Acompanhe aulas online

Deixar de frequentar a academia não significa que você tenha de ficar sem instrutor. Hoje em dia há muitos aplicativos e vídeos na internet que oferecem orientações de como fazer exercícios em casa. A maioria foca nos treinos funcionais, que ativam diversos grupos musculares ao mesmo tempo. No YouTube, um canal muito popular é o da instrutora Carol Borba. Lá, ela disponibiliza videoaulas com variados tipos de exercícios, dos básicos aos avançados. Já entre os apps, dois dos mais famosos são o Nike Training Club e o Freeletics Training Coach. Disponíveis para Android e iOS, ambos oferecem treinos completos de força, resistência e mobilidade.

 

  1. Invista em equipamentos para fazer exercícios em casa

Treinos funcionais podem ser feitos apenas com o peso do próprio corpo. Porém, para obter um verdadeiro ganho no desempenho, vale a pena adquirir alguns equipamentos de ginástica. Um conjunto simples de pesos e halteres, por exemplo, pode ser muito útil para ajudar nos exercícios de força. Já para as atividades aeróbicas, voltadas à perda de gordura, a dica é investir em uma bicicleta ergométrica, esteira ou elíptico.

 

Na taQi, você pode adquirir os melhores equipamentos fitness para sua casa. Grande parte das nossas lojas já está reaberta, após um período de fechamento por conta da pandemia de Covid-19. Estamos seguindo as recomendações sanitárias e tomando todo o cuidado necessário para garantir o bem-estar de colaboradores e clientes. Se preferir, você também pode fazer compras pelo site ou pelo app e nós entregamos para você!

 

Foto: iStock/nensuria

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