Saiba como evitar que baterias para carros percam a carga

Há diferentes maneiras de evitar que as baterias para carros descarreguem quando os veículos não estão sendo utilizados. Saiba mais!

Você sabia que, mesmo desligado, o seu carro pode perder a carga da bateria? Isso acontece porque o veículo sempre mantém uma corrente de stand by, que fica ligada 24h por dia. Ela é usada para manter em operação algumas funções importantes, como alarme e registro de dados do computador de bordo. Porém, se você pretende manter seu automóvel parado por algum tempo, saiba que é possível minimizar essa perda de carga. Confira a seguir algumas dicas de como lidar com baterias para carros que não estão em uso frequente.

 

Utilize o veículo de vez em quando

Baterias para carros: Moura é uma das boas marcas do mercadoBasicamente, as baterias automotivas são constituídas por um conjunto de pilhas recarregáveis. Elas fornecem energia suplementar ao sistema elétrico do carro e recebem carga por meio do alternador. No entanto, para que isso aconteça, o motor do veículo precisa estar em funcionamento. Dessa forma, a melhor maneira de manter a bateria carregada é utilizando o automóvel de tempos em tempos. Se possível, ligue o carro e dê uma volta com ele pelo menos uma vez por semana. De preferência, com funções elétricas (como rádio e ar-condicionado) desligadas, para otimizar o uso do alternador. Quanto mais tempo você andar com o veículo, maior será a carga recebida pela bateria.

 

Desconecte a bateria

Caso não seja possível rodar com o automóvel esporadicamente, há uma alternativa. As baterias para carros são conectadas ao veículo através de dois cabos – um no polo negativo e outro no positivo. Ao desconectar o cabo negativo você impede que a carga seja consumida pela corrente de stand by. Dessa forma, é possível que a bateria mantenha carga por até 30 dias, dependendo de quão nova ela for. Porém, esse processo poderá apagar os dados mantidos no computador de bordo, bem como a programação do rádio e do relógio. Além disso, o alarme do automóvel ficará inoperante. Assim, só desconecte o cabo do polo negativo se o seu carro estiver em local seguro.

 

Faça uma recarga manual

Carregador de baterias para carros Force LineÀs vezes, os cuidados citados acima podem não ser suficientes para impedir o descarregamento da bateria. Ainda mais se ela já contabilizar alguns anos de uso. Nesse caso, a primeira recomendação é utilizar um carregador de baterias para carros. Porém, talvez também seja necessário considerar a substituição da bateria. Na hora da compra, preste atenção à amperagem do produto, às dimensões físicas e cheque o selo do Inmetro. Se tiver dúvidas, siga as recomendações do fabricante do seu veículo ou procure a ajuda de um especialista.

 

Precisa de ajuda? taQi!

Na taQi, você pode adquirir os melhores equipamentos automotivos para o seu veículo, tanto via internet quanto pessoalmente. Após um período fechadas por conta da pandemia de Covid-19, a maioria das nossas lojas já está reaberta. Nelas, estão sendo observadas as recomendações sanitárias, com máximo cuidado para garantir o bem-estar de colaboradores e clientes. Caso prefira, utilize o nosso site ou o app da taQi para fazer suas compras, que nós entregamos para você!

 

Foto: iStock/JPWALLET

2 thoughts on “Saiba como evitar que baterias para carros percam a carga

  1. Hailton Silva de Freitas disse:

    Boa ideia, é sempre bom receber dicas úteis para nossa orientação.blz.

  2. Ricardo Lamb disse:

    Gostei muito e aprendi com o texto que enviaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *