Geladeira: como escolher o melhor modelo para sua casa

Duplex, inverse, side by side, french door? Entenda quais características e funcionalidades considerar na hora de comprar uma geladeira!

Além do espaço disponível na cozinha, outros detalhes podem fazer a diferença na hora de comprar uma geladeira. Isso tanto em relação a recursos e funcionalidades dos diferentes modelos quanto aos hábitos de consumo mantidos em sua casa. Afinal, trata-se de um daqueles eletrodomésticos que deverá ter uso de longo prazo. Por isso, acompanhe as dicas da taQi e saiba como escolher a geladeira ideal para suas necessidades.

 

Capacidade da geladeira

A capacidade de armazenamento é uma das características mais importantes de uma geladeira. Por isso, os próprios fabricantes apresentam algumas recomendações. Por exemplo: pessoas que moram sozinhas e casais sem filhos podem optar por geladeiras de 120 a 250 litros. Ao mesmo tempo, casas com até 3 moradores devem considerar um modelo com até 360 litros. Enquanto isso, indica-se que famílias maiores invistam numa geladeira mais robusta, com capacidade superior a 400 litros. Porém, também é válido avaliar hábitos de dia a dia, como frequência de compras e tipo de alimentação. Pois, para quem costuma ir poucas vezes ao mercado, os refrigeradores de baixa capacidade tendem a ser uma boa opção. Porém, para aqueles que consomem muitas frutas e verduras, a dica é escolher os modelos de média capacidade. Por outro lado, se quiser espaço de sobra para armazenar as compras do mês, vale a opção pela alta capacidade.

 

Quantidade de portas

Geralmente, a geladeira de uma porta apresenta preço mais baixo e tamanho adequado para cozinhas pequenas. Dessa forma, esses modelos configuram boa opção para quem mora sozinho ou casais que não costumam armazenar alimentos congelados. Afinal, seu espaço interno é reduzido – e o congelador apresenta menor capacidade.

Detalhe da geladeira duplex ConsulPor sua vez, o modelo com duas portas, chamado de duplex, oferece mais espaço interno e separação entre refrigerador e freezer. Logo, garante mais praticidade e maior capacidade para selecionar e armazenar os alimentos. Assim, são indicados para quem cozinha com maior frequência em casa.

Geladeira Brastemp modelo inverseTambém com duas portas, os modelos inverse apresentam um design diferente para levar ainda mais praticidade à cozinha. Afinal, trazem o freezer na parte inferior e o refrigerador na parte de cima. Dessa forma, os itens mais utilizados ficam numa altura mais confortável no dia a dia. Sobretudo para idosos e pessoas que não podem se abaixar muito, o modelo inverse é uma escolha vantajosa. Porém, esse tipo de geladeira pode dificultar a autonomia das crianças, visto que elas terão dificuldade para alcançar as prateleiras.

Geladeira Samsung "side by side"

French doors: geladeira Samsung tem três portas ao todoEnquanto isso, a geladeira side by side (foto acima) traz duas portas lado a lado: uma para o refrigerador e outra para o freezer. Logo, o congelamento ganha um espaço considerável nestes modelos. Aliás, sua capacidade de armazenamento supera os 500 litros. Apesar de ser maior, vale considerar que o modelo possui profundidade menor. Outro destaque é a presença de dispenser de água e/ou gelo diretamente na porta.

Outra versão é a French Door (foto ao lado), que representa uma combinação dos modelos inverse e side by side. Isso porque oferece três portas – duas lado a lado, para refrigeração; e outra na parte inferior, para o freezer. Além da capacidade superior a 500 litros, o tipo French Door conta com dispenser de água e/ou gelo na porta.

 

Tipo de degelo

A função degelo é outra questão importante de se considerar. Afinal, além de ajudar a eliminar o gelo acumulado com o tempo, ele reduz riscos de mau funcionamento do eletrodoméstico. Para completar, o tipo de degelo pode tornar sua vida mais fácil na hora de manter e limpar a geladeira. Entre os mais práticos estão o Frost Free e o Cycle Defrost.

Com o sistema Frost Free, a circulação de ar frio na geladeira impede a formação de gelo nas paredes internas. Dessa forma, não é preciso realizar o processo de descongelamento. Quase tão prático quanto ele é o Cycle Defrost, cujo sistema diminui o acúmulo de gelo no congelador. Assim, embora seja necessário o descongelamento manual, ele pode ser feito apenas duas vezes por ano.

 

Recursos adicionais

Independentemente da capacidade da geladeira, itens como prateleiras reguláveis e porta-latas são ótimos aliados para otimizar o uso do espaço. Além disso, o dispenser de gelo e/ou água na porta evita a necessidade de abrir a geladeira com tanta frequência. Ou seja, além de prático, ajuda a economizar energia.

Ainda mais modernos, os modelos com display digital oferecem controle de diversas funções do eletrodoméstico a partir do painel eletrônico. Enquanto isso, geladeiras com wi-fi já permitem monitorar e controlar o eletrodoméstico de qualquer lugar.

Por fim, para além da funcionalidade, o visual da geladeira pode conferir ainda mais estilo para sua cozinha. Por isso, você pode optar por diferentes cores e materiais de acabamento, como Inox e Evox.

Agora que você já sabe tudo sobre as principais funcionalidades dos refrigeradores modernos, que tal escolher o seu na taQi? 🙂

 

Foto: iStock/millann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *