Café: do artesanal à cápsula, uma história de sabor em casa

Seja para garantir mais disposição em sua rotina ou para treinar novas apresentações em seu preparo. Invista no café com a taQi

Cafeteira Nespresso EssenzaTanto em casa quanto no trabalho, o café é um aliado indispensável ao dia a dia de muitos brasileiros. Afinal, a bebida é capaz de garantir mais atenção, foco e disposição para realizar atividades. Ao mesmo tempo, serve como acompanhamento ideal para aqueles momentos de pausa, bate-papo e troca de ideias. Além disso, para quem segue em trabalho remoto, o café pode ser mais uma atração no ambiente do home office. Afinal, seu cantinho merece um toque de aconchego e praticidade, certo?

De qualquer forma, o preparo do café pode estar entre os tantos hábitos renovados durante a quarentena. Afinal, muitas pessoas acabaram se redescobrindo na cozinha, tanto com receitas mais práticas e saudáveis, quanto com preparos de família. Então, a seguir, veja estas dicas de como transformar o momento do café.

 

Cafeteira Nespresso Expert

O melhor café para acompanhar sua rotina

Cafeteira Philco 15 cafésPráticas e cheias de estilo, cafeteiras de cápsulas como Nespresso e Três Corações garantem muita agilidade no preparo do café. Logo, são uma excelente aquisição para quem não dispensa um espresso quentinho pronto em minutos. Mais do que isso, permitem facilmente variar entre sabores e versões. Afinal, ambas as marcas têm investido na ampliação de seu catálogo de bebidas, incluindo opções tanto quentes quanto frias. Enquanto isso, as cafeteiras elétricas convencionais (foto ao lado) não ficam para trás. Sobretudo porque oferecem maior capacidade e mantêm a bebida sempre aquecida. Inclusive, é possível usar o café passado nelas como base para a preparação de outras versões.

 

Espresso

Feito em poucos segundos, o café expresso (ou espresso, no original em italiano) é intenso e cheio de sabor. Afinal, combina os grãos (já moídos) com a alta pressão de água na temperatura de consumo. Ao final do processo está pronto para ser degustado. Ou, então, pode servir de base para diversas outras preparações!

 

Macchiato

Semelhante ao expresso, o macchiato inclui uma dose de leite vaporizado para suavizar o sabor intenso do café. Por isso, a receita é composta por uma dose de expresso acrescida de uma dose de leite vaporizado ou em espuma. Aliás, a apresentação mais tradicional utiliza um terço de café, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma.

 

Cafeteira Pop Plus, da Três CoraçõesRistretto

Por sua vez, o ristretto é uma versão mais concentrada do café expresso padrão. Diante disso, seu sabor apresenta ainda mais intensidade. Para tanto, basta utilizar a mesma quantidade de café de um expresso. Porém, com apenas a metade da quantidade original de água.

 

Latte

Assim como no macchiato, o Latte leva os mesmos ingredientes: uma dose de café expresso, leite vaporizado e em espuma. Porém, a diferença é que nesta versão da bebida, os itens são misturados e suas proporções são variadas. Então, para esta receita você vai incorporar o leite vaporizado à dose de expresso. Por cima, acrescente um centímetro de espuma de leite.

 

Cappuccino

Entre os mais populares, o cappuccino agrega uma dose de expresso, leite vaporizado, espuma de leite e chocolate. Inclusive você pode colocar o chocolate em pó ou em pequenos pedaços.

 

Mocha

Para os fãs de doce, o Mocha é uma versão intermediária entre cappuccino e chocolate quente. Assim, sua receita inclui uma dose de expresso, leite vaporizado e em espuma e chocolate. Tudo bem misturado na xícara. Além disso, costuma-se polvilhar chocolate em pó ou em pequenos pedaços sobre a bebida.

 

Affogato

Para concluir as dicas, que tal elevar o nível da mistura? Então, do drink passamos quase que para uma sobremesa com o affogato. Afinal, ele une uma ou duas doses de café expresso a uma boa colherada de sorvete de baunilha. Então, basta misturar e saborear! Inclusive, este pode ser um café para encerrar o expediente. Nesse caso, considere incluir ainda uma dose de licor de amêndoas! Demais, não é?

 

Como fazer leite vaporizado 

Mixer PhilcoMuitas cafeteiras com sistema de cápsula oferecem a pressão adequada para preparar os cafés especiais listados acima. Inclusive, as versões já vêm prontinhas para o uso. Porém, ao optar por uma cafeteira elétrica, também é possível simular o leite vaporizado com truques bem simples. Por exemplo: se você possui um mixer de mão, basta utilizá-lo num copo de leite aquecido ou bem gelado. Assim, bata até que o líquido esteja com aspecto brilhante e mais consistente. Caso não tenha o utensílio, coloque o leite num pote com tampa próprio para o micro-ondas. Antes de aquecê-lo, faça movimentos rápidos e constantes, até que o leite dobre de volume no pote. Em seguida, leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto. Dessa forma, a espuma deve atingir o topo do pote e ficar numa boa consistência para o seu café!

 

Foto: iStock/Rawpixel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *