Vem, calor! Dicas para preparar a casa de praia para o verão

Das manutenções e reparos à decoração e prevenção ao coronavírus, veja como deixar sua casa de praia pronta para as férias!

Quem tem casa de praia sabe que, antes de cada veraneio, é necessário providenciar algumas rotinas de limpeza e manutenção. Especialmente quando o imóvel passa algum período fechado ao longo do ano, né? Aliás, em tempos de pandemia, os destinos de verão têm um papel ainda maior relacionado ao descanso e ao bem-estar. Por isso, veja as dicas da taQi para que você consiga antecipar todas as adequações necessárias para suas férias.

 

Checklist da casa de praia

Atenção especial ao telhado

Telha esmaltada é na taQiO telhado é uma estrutura importante e que merece atenção especial antes do veraneio. Afinal, além de proteger sua família da chuva, ele ajuda a deixar o clima mais agradável dentro de casa. Por isso, a dica é investir numa boa revisão, que leve em conta a vedação e o estado das telhas. Assim, caso necessário, é possível reforçar a proteção com um impermeabilizante próprio para lajes e telhados. Outros materiais úteis para reparos são as fitas impermeabilizantes e mantas asfálticas. Além da estanqueidade, a manta proporciona diminuição considerável da temperatura no interior do local aplicado. Porém, se as telhas não estiverem em boas condições, o mais recomendado pode ser sua substituição parcial ou total. Aliás, na taQi você encontra telhas em diversos tipos e materiais para escolher. Desde as de cerâmica até fibrocimento, fibra de vidro, aluzinco, polipropileno (PP), ecológica e, inclusive, PVC. Por isso, vale a pena avaliar bem qual a mais recomendada para sua casa de praia. Tanto em relação ao custo quanto aos benefícios e à durabilidade.

Mais praticidade com o piso

Tinta Coral Pinta PisoCasa de praia e pés descalços são praticamente sinônimos de liberdade, aconchego e relax. Por isso, o ideal é contar com um piso prático, fácil de limpar e que ofereça bom conforto térmico. Aliás, modificar o piso não significa obrigatoriamente quebrar e substituir toda superfície atual. Afinal, ao renovar o rejunte é possível contar com uma superfície nova em poucos passos. Dessa forma você consegue não apenas melhorar a estética do acabamento, como também melhorar sua impermeabilização e proteção. Enquanto isso, em garagens, varandas, calçadas e outras áreas de concreto rústico, é possível investir numa simples pintura do piso. Afinal, produtos como a tinta Coral Pinta Piso são ideais para garantir mais proteção a áreas de circulação. Tanto em relação à ação da chuva, do sol e dos desgastes por atrito. Mas, caso haja muito desgaste ou problemas no piso atual, a melhor saída é trocá-lo. Então, a dica é fazer alguns testes a partir de um simulador de ambientes. Dessa forma fica mais fácil escolher o piso ideal, levando em conta desde o preço até o tipo de ambiente.

Revise portas e janelas

Normalmente, as aberturas de uma casa de praia sofrem mais, sobretudo por efeito da maresia e da umidade. Logo, é importante que todas as portas e janelas façam parte desta checagem que antecede o veraneio. Assim, antes de se instalar com a família, veja se as aberturas estão vedando bem. Caso contrário, experimente usar a fita veda fresta com espuma Scotch 3M. Afinal, ela é projetada para bloquear a passagem de ar, gás e umidade, diminuir resíduos indesejáveis e amortecer choques e vibrações. Além disso, verifique se os batentes e as fechaduras estão em bom estado ou se precisam de manutenção.

Serviços gerais

Lembre-se ainda de investir na limpeza de calhas e da caixa d’água. Aliás, assim como na cidade, procure manter um bom kit de ferramentas na casa de praia. Dessa forma, além de economizar com a mão de obra, você reduz a circulação de pessoas no imóvel. Ainda sobre aberturas e esquadrias, lembre-se que madeira e ferro exigem manutenção anual. Por isso, materiais como alumínio e PVC são mais recomendados para o litoral. Além disso, produtos de ferro e metal cru enferrujam com mais facilidade, devendo ter seu uso limitado.

Invista na decoração e na ventilação

Com reparos e manutenção em ordem, chega o momento de investir na decoração. Logo, trazer referências do universo de praia para dentro do lar, com alguns objetos mais rústicos, costuma funcionar muito bem. Aliás, dedique atenção especial aos ambientes sociais para facilitar a melhor interação entre as pessoas. Em primeiro lugar, fuja do excesso de tecidos para evitar que o mofo possa impregnar na casa. Assim, prefira manter os espaços bem abertos para que haja entrada de luz e o ar possa circular livremente. Inclusive, para garantir boa ventilação, deixe duas entradas de ar parcialmente abertas em pontos opostos do imóvel.

Além disso, considere incluir caixas organizadoras em áreas comuns para que cada pessoa da casa possa reunir seus objetos pessoais. São os casos de celulares, óculos de sol, protetor solar e outros itens que poderiam ficar espalhados pela casa. Agora, em tempos de coronavírus, não convém facilitar a contaminação. Outra dica importante é distribuir embalagens de álcool em gel por diversos cômodos da casa.

Fique lá fora

Com dias mais longos e o clima agradável do litoral, aproveitar o pátio é a melhor pedida para o verão. Seja com uma roda de conversa ou brincando com crianças e animais de estimação. Afinal, ambientes externos são mais seguros que os internos quando se está em maior número de pessoas. Logo, considere investir em móveis externos para jardim, proporcionando mais conforto, praticidade e estilo para desfrutar o verão. Aliás, eles ficam ainda mais convidativos quando integrados a churrasqueiras portáteis, fogareiros e piscinas!

Gostou das dicas? Então conte com a taQi para deixar sua casa de praia pronta para o verão!

 

Foto: iStock/Halfpoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *