Procurando uma loja confiável para comprar online? taQi!

Ao comprar online, uma loja confiável é tudo! Então para eletroeletrônicos, móveis, ferramentas e materiais de construção, você sabe: taQi!

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem conquistado um número cada vez maior de consumidores. Seja pela facilidade de encontrar diversos produtos, seja pela praticidade de pesquisar e comparar preços sem precisar sair de casa. Aliás, em decorrência do coronavírus, muitas empresas conseguiram consolidar suas lojas virtuais. Ao mesmo tempo, setores que até então eram pouco explorados no e-commerce tiveram suas vendas aceleradas pela pandemia. Mas, diante de tantas ofertas, como saber distinguir uma loja confiável de um possível golpe na internet?

De fato, o ambiente virtual pode apresentar certos riscos. Afinal, há muitos sites falsos que se parecem muito com os oficiais. Todavia, eles costumam apresentar um padrão de comportamento que ajuda a fazer essa diferenciação. Por isso, acompanhe as dicas da taQi e veja como fazer compras online com toda a segurança!

 

Loja confiável: 5 passos para reconhecer uma

Falta de informações básicas dos produtos e preços fora da realidade do mercado são os principais indicativos dos golpes. Porém, diversos outros detalhes são úteis para o consumidor formar uma avaliação bem concreta. Aliás, sempre que você detectar uma situação enganosa, não deixe de denunciá-la às autoridades responsáveis, nem de alertar outros usuários. Dessa forma será possível não apenas buscar a responsabilização dos golpistas como também reduzir o número de vítimas afetadas.

1.       Monitore os preços do mercado

Antes de comprar qualquer produto pela internet, verifique o preço médio dele em outras lojas. Para isso, você pode consultar alguns buscadores online, como Buscapé, Zoom e o próprio Google, que facilitam essa tarefa. Caso os valores encontrados sejam muito diferentes daquele apresentado pela loja, tente imaginar o motivo para isso. Afinal, quais as chances de você encontrar um produto novo que esteja bem mais barato que o preço de mercado? Uma vez que se trate de uma loja confiável, as possíveis respostas serão:

  • o estabelecimento revende produtos oriundos de leilão;
  • os produtos foram recomprados com pequenos defeitos, são do mostruário ou estão com alguma avaria na embalagem;
  • o site é de uma distribuidora de mercadorias de atacado, que também pode vender para o varejo;
  • o produto faz parte de uma promoção de ocasião ou oferta-relâmpago. Contudo, nesses casos, essas campanhas são sempre muito bem identificadas para o consumidor. Seja em razão de alguma data comercial (como Dia das Crianças, Natal), ou de ações individuais (aniversário da loja) ou coletivas (Semana Brasil, Black Friday, etc).

Se não for por uma dessas alternativas, preços muito abaixo dos praticados pelo mercado são, provavelmente, um golpe.

2.       Conheça a loja antes de se tornar cliente

Antes de comprar online, verifique o histórico e conheça a trajetória da loja. Para tanto, acesse a página Sobre nós (ou “Quem Somos”) e leia as descrições em aplicativos e redes sociais da marca. Além das informações institucionais, é imprescindível verificar a reputação da marca em sites como ebit e Reclame Aqui. Afinal, ambos trazem avaliações confiáveis, feitas pelos próprios consumidores. (Por falar nisso, o Reclame Aqui criou um prêmio anual para reconhecer empresas que prestam bom atendimento em sua plataforma. Inclusive, até 31 de outubro você pode votar na taQi, que faz parte da lista de indicadas!).

Por outro lado, embora existam comentários verdadeiros, muitos depoimentos compartilhados em redes sociais podem ser falsos ou até comprados. Portanto, desconfie de marcas que recebam 100% de elogios e não tenham nenhum tipo de reclamação. Além disso, observe há quanto tempo a marca está cadastrada na plataforma de avaliações. Afinal, quanto mais novo é o site, menor o seu período de atuação no mercado online. Consequentemente, o número de reclamações registradas deverá ser bem pequeno.

Outro detalhe importante é observar o nome e a apresentação visual da loja online. Isso porque sites falsos costumam replicar a identidade de uma loja confiável para se apropriar de sua reputação. Assim, evite sites desconhecidos que se pareçam com os de grandes marcas, pois eles podem não ser confiáveis. Aliás, o Procon de São Paulo mantém uma lista de sites considerados não confiáveis na internet!

3.       Fique atento à confiabilidade disfarçada

Por falar nisso, a confiabilidade disfarçada é mais uma estratégia adotada por golpistas. Consequentemente, é preciso redobrar a atenção até mesmo em relação a detalhes que deveriam servir para comprovar a segurança. Nesse sentido, vale saber que alguns requisitos de proteção atualmente são facilmente obtidos por qualquer empresa.

Exemplo disso é aquele símbolo de cadeado exibido no navegador, bem como o prefixo HTTPS no endereço dos sites. Aliás, já eles podem ser adquiridos até para curto período de uso. Ou seja: podem ser utilizados justamente para mascarar os golpes. Diante disso, os dados básicos da empresa podem ajudar a confirmar que ela se trata de uma loja confiável. Para tanto, veja se informações como endereço físico, e-mail, telefone e CNPJ são facilmente encontradas no site. Além disso, use o Google Maps para verificar o tipo de estrutura que há por trás da empresa. Confira se o endereço fornecido na internet é de um imóvel comercial ou apenas de um terreno baldio, por exemplo.

Verificar a situação do CNPJ junto à Receita Federal também é uma boa maneira de reconhecer uma loja confiável. Afinal, por meio dessa pesquisa é possível comprovar se o cadastro da empresa está ativo, inativo, cancelado ou baixado. Porém, se lembre de que o processo para obter um CNPJ ficou mais simples a partir da implementação das MEIs. Logo, é importante levar em conta todos os dados informados no cadastro, especialmente a descrição das atividades prestadas pela empresa.

4.       Observe as formas de pagamento disponibilizadas pela loja

Dificilmente uma loja confiável oferece como opções de pagamento apenas boleto bancário ou transferência bancária. Ao mesmo tempo, desconfie de sites que destacam inúmeros selos de segurança, especialmente se eles não forem clicáveis. Afinal, com as atuais possibilidades de edição de imagem, qualquer pessoa é capaz de criar informações falsas na internet. O uso legítimo precisa ser como no site da taQi, que possui dois certificados de segurança estampados na página inicial. Um é o Selo Site Blindado e outro é o da tecnologia de Navegação Segura do Google. Ao posicionar o mouse sobre essas imagens, você verá um link de acesso às páginas oficiais das referidas certificações. Lá, é possível confirmar sua autenticidade.

5.       Adote seus próprios sistemas de segurança

Além de seguir as dicas acima, estabeleça seus próprios critérios de avaliação a partir de conversas com amigos e familiares. Dessa forma, é possível tirar proveito de experiências (tanto positivas quanto negativas) vivenciadas por pessoas conhecidas e próximas de você. Além disso, antes de comprar online, dê atenção aos prazos de entrega e regras para devolução ou troca de produtos.

 

Conte com a taQi para comprar com segurança!

Assim como nas lojas físicas, a taQi busca oferecer toda comodidade e segurança aos clientes de seus canais online. Seja a partir do site ou do aplicativo para sistemas Android e iOS. Assim, essa é mais uma entre tantas vantagens de comprar na taQi. Você sabe: taQi, tá em casa! 🙂

 

Foto: iStock/Poike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *