Informática: saiba como escolher o notebook ideal

A taQi ajuda você a entender os termos de informática mais utilizados nas especificações técnicas de computadores

Processador, memória, HD, SSD, RAM… O mundo da informática é recheado de termos técnicos nem sempre de conhecimento geral. Aliás, a falta de intimidade com esse vocabulário frequentemente confunde consumidores em busca de novos dispositivos. Afinal, no que prestar atenção na hora da compra? Quais as melhores configurações para um notebook?

Se você está enfrentando esse problema, não se preocupe. A taQi preparou um guia para ajudá-lo(a) a entender todos esses termos. Assim, vai ficar muito mais fácil escolher o notebook ideal!

 

Entendendo os termos da informática

São três os tópicos que mais costumam causar confusão nos usuários: processadores, memória RAM e armazenamento. Coincidentemente, são esses os componentes que mais afetam o desempenho dos notebooks. Logo, vale a pena se dedicar a entender a função de cada um.

Processador

Como o nome já deixa claro, trata-se do componente responsável por processar todas as atividades executadas pelo computador. Assim, o modelo e a versão do chip influenciam em quais programas poderão ser rodados e na velocidade de execução. Vale salientar que existem dezenas de processadores diferentes no mundo da informática – e isso afeta diretamente o preço dos notebooks. Atualmente, entre os mais modestos estão os chips Intel Celeron e i3, indicados para atividades simples, como acesso à internet e edição de textos. Já entre os avançados destacam-se os processadores Intel i7 e i9, com capacidade para rodar jogos e softwares pesados. Entre essas duas categorias, encontra-se ainda o Intel i5 – bastante equilibrado para a maioria das demandas. No entanto, para cargas de trabalho mais exigentes ou games de última geração, indica-se buscar processadores topo de linha.

Memória RAM

A memória RAM também influencia na velocidade de execução dos programas. Porém, sua principal função é garantir que diversos processos possam ser rodados ao mesmo tempo. Assim, se você trabalha com várias janelas simultaneamente, precisa de uma boa quantidade de memória RAM. Hoje em dia, o mínimo exigido pelos sistemas operacionais é 2GB. Na taQi, todos os notebooks à venda possuem pelo menos 4GB, o que já garante desempenho melhor. Para ainda mais eficiência, busque modelos com 8GB, 16GB ou até 32GB de memória RAM.

Armazenamento

Atualmente, há duas tecnologias de armazenamento de dados predominantes no mercado de informática. A mais tradicional é o disco rígido, também conhecido como HD (hard drive, em inglês). Os HDs são baratos e costumam trazer grande capacidade de armazenamento, mas tendem a deixar os computadores lentos. Já a outra tecnologia chama-se SSD (solid state drive), similar à utilizada em pendrives. Ela é muito mais rápida, mas tem custo elevado. Para manter os preços competitivos, os fabricantes de notebooks estão combinando as duas soluções. Assim, um SSD de menor capacidade, econômico, armazena o sistema operacional e outros softwares, garantindo velocidade nos processos rotineiros. Já um HD com mais capacidade é usado para guardar arquivos, como fotos e vídeos, que são acessados apenas esporadicamente.

 

Escolha o seu notebook

Notebook SamsungCom esses termos da informática esclarecidos, fica muito mais fácil escolher o seu próximo notebook. Nesse processo, a dica é sempre levar em conta seu perfil de uso. Se você deseja apenas acessar internet e utilizar softwares simples, como um editor de textos, opte por um modelo básico. É o caso do Samsung Book E20, que traz processador Intel Celeron, memória RAM de 4GB e HD de 500GB.

Já para uso um pouco mais avançado, como assistir vídeos em alta resolução e editar fotos, recomendamos o Samsung Book X30. Esse modelo intermediário traz processador Intel i5, 8GB de RAM e HD com 1TB de capacidade de armazenamento. Logo, tem tudo o que você precisa para a maioria das atividades de trabalho, seja em home office ou no escritório. Dá até para rodar boa variedade de jogos, embora não seja voltado especificamente a essa atividade.

Mas se você deseja desempenho de ponta para todos os momentos, então nossa dica é o Samsung Book X50! Ele vem com as mesmas especificações do X30, porém traz um processador ainda mais potente: o Intel i7. Além disso, conta com placa de vídeo dedicada, o que garante nível superior de performance na execução de games e edições de vídeo.

Resumindo, não importa qual o seu perfil de uso, a taQi tem o notebook perfeito para você!

Samsung: uma das melhores marcas de notebook da atualidade

E aí? Gostou dessas dicas de informática? Então confira também nossos outros conteúdos de tecnologia, como este guia com os melhores celulares de 2020!

 

Foto: iStock/fizkes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *