Verão: escolha seu ventilador de teto e afaste o calor!

Confira as dicas da taQi para escolher o ventilador de teto mais adequado para manter sua casa fresquinha nos dias de calor

Já estamos em dezembro e mais um verão se aproxima. Logo, vem aquela tradicional inquietação: como aliviar o calor na estação mais quente do ano? Nesta temporada, por conta da pandemia, é recomendado que aglomerações em praias e clubes sejam evitadas. Então, já que a tendência é ficar em casa, encontrar um jeito de tornar os ambientes mais fresquinhos torna-se indispensável.

 

Adeus, calor!

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é com ventiladores de teto. Afinal, eles refrescam a casa, não reduzem o espaço útil e são mais econômicos que os aparelhos de ar condicionado. Além disso, podem ajudar a compor a decoração. Para tanto, basta escolher o modelo ideal para cada ambiente, levando em consideração fatores como potência e tamanho das pás. Para ajudar você nesta tarefa, a taQi apresenta os principiais pontos de atenção ao escolher seu ventilador de teto.

Voltagem

Assim como tantos outros aparelhos domésticos, os ventiladores são fabricados em duas voltagens diferentes – 127V ou 220V. Logo, você deve prestar atenção ao padrão da instalação elétrica de sua casa ao escolher o equipamento. Na taQi, você encontra tanto ventiladores de teto 127V quanto aparelhos que funcionam em 220V.

Tamanho do ambiente

Para que consiga afastar o calor e refrescar o ambiente, o ventilador de teto deve ter tamanho adequado às dimensões da peça. Assim, espaços maiores necessitam de ventiladores com pás mais longas. Por isso, tire as medidas e calcule a área que você deseja ventilar e, depois, confira as especificações dos produtos. A maior parte dos ventiladores de teto domésticos é capaz de ventilar áreas de 20 a 30 metros quadrados.

Ventilador de teto Tron com três pás é alternativa eficiente para fugir do calor neste verão

Potência de ventilação

Ao contrário do que muita gente pensa, a potência de um ventilador não está relacionada diretamente à quantidade de pás. O que influencia na força do vento gerado é sua angulação e velocidade (medida em rotações por minuto – RPM). Quanto maior o número de rotações, mais fácil o ventilador eliminará o calor do ambiente. Porém, lembre-se que mais rotações normalmente também significam maior produção de ruído.

Método de acionamento

Na hora de escolher seu ventilador de teto, preste atenção também a como é feito o liga/deliga e a troca de velocidades. Hoje em dia, são três os métodos de acionamento mais comuns: botões de parede, controle remoto e a tradicional “cordinha”. Alguns modelos avançados também podem oferecer acionamento via aplicativo no celular, com conexão bluetooth. Basta escolher o método que você prefere.

Contra o calor, ventilador de teto com controle remoto é opção cômoda e eficaz

Iluminação

Além de afastar o calor, a maioria dos ventiladores de teto serve como luminária. Assim, escolha um modelo que ofereça a capacidade de iluminação que você necessita em seu ambiente. Alguns aparelhos trazem soquetes para lâmpadas, enquanto outros vêm prontos com lustre de LEDs – tecnologia que economiza energia elétrica.

 

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre ventiladores de teto, basta escolher o seu modelo no site ou nas lojas da taQi. Assim, você deixa sua casa mais agradável nos dias de calor e preparada para enfrentar o verão!

 

Foto: iStock/Thank you for your assistant

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *