Volta às aulas taQi: dicas e ofertas para estudar melhor

Com a volta às aulas já definidas em muitos estados, veja algumas dicas de como encarar os estudos de maneira mais eficiente em 2021

Como está sua preparação para a volta às aulas? Tudo pronto ou ainda falta alguma coisa? Seja na modalidade presencial ou a distância, alguns passos certamente podem ajudar a garantir mais sucesso nos estudos. Em especial, no que se refere aos materiais e ao ambiente dedicado a isso. Aliás, muitos estudantes conseguirão reaproveitar neste ano diversos itens da lista solicitada pelas escolas em 2020, não é mesmo? Assim, será possível economizar ou até realocar esse investimento em mobiliário e equipamentos capazes de impulsionar o aprendizado. Afinal, a máxima produtividade é alcançada com ergonomia, dedicação e ferramentas de qualidade.

Cadeira confortável: perfeita para o estudo em casa

Em 2021, grande parte das Secretarias de Educação está optando pelo modelo híbrido de ensino. Ou seja: aquele que mistura as aulas presenciais e remotas. Além disso, a volta às aulas no Brasil está acontecendo em diferentes datas. Enquanto algumas escolas já iniciaram o calendário em janeiro, outras devem retomar as atividades em fevereiro ou março. Mas também há locais em que o começo do ano letivo ainda segue indefinido. De qualquer forma, os protocolos de prevenção à covid-19 continuam, sobretudo nas instituições que já determinaram o retorno presencial. Por isso, contar com um cantinho em casa para revisar conteúdos ou mesmo relaxar um pouquinho é fundamental.

 

Prepare-se para a volta às aulas

Mesmo frente a algumas indefinições, é possível adotar estratégias eficientes para começar o ano de estudos com mais foco. Assim, a dica é seguir estes três passos:

1.     Organize seus materiais

Reserve um tempo para organizar todo o seu material de 2020 – tanto aqueles que estão em papel quanto os digitais. Caso prefira ter tudo num só formato, invista numa impressora multifuncional para escanear documentos físicos. Aliás, revisar todos eles é uma forma de identificar o que ainda pode ser utilizado ou deve ser arquivado/descartado. Em seguida, organize seus arquivos em pastas identificadas por matérias e temas. Dessa forma, será possível recapitular o conteúdo de 2020 para facilitar a aprendizagem neste novo ciclo.

Notebook Samsung é excelente escolha para a volta às aulasDepois, organize seus e-mails e seu computador. Afinal, depois de um ano com aulas a distância, alguns arquivos podem ter ficado soltos ou perdidos no HD. Portanto, crie uma pasta para 2021 e reúna ali outras pastas com todas as matérias que você irá estudar. Com isso, será mais fácil manter a organização ao longo do ano. Além disso, atualize os sistemas operacionais de seus equipamentos (computadores, notebooks, smartphones e tablets) assim como o antivírus. Finalmente, caso precise renovar sua estação de trabalho, notebooks da Samsung, como o E30 e o E20, são boas opções.

Volta às aulas: aposte numa luminária de mesa para maior conforto2.     Avalie seus dispositivos eletrônicos

As aulas a distância e em formato híbrido requerem uma estratégia para acompanhar as atividades em casa. Logo, é importante avaliar o melhor equipamento ou dispositivo para cumprir suas tarefas. Apesar de muitas plataformas funcionarem bem nos smartphones, os tablets e computadores oferecem telas maiores que proporcionam conforto visual. Além disso, favorecem a ergonomia, já que podem ser dispostos em mesas e escrivaninhas. Ao mesmo tempo, considere investir em fones de ouvido e luminárias para melhorar a participação em videochamadas.

3.     Invista no ambiente do estudo

Com as novidades implementadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o aluno tem cada vez mais protagonismo em suas práticas. Logo, além dos dispositivos eletrônicos, é interessante dispor de cadeira confortável e bom espaço de bancada para exercer a criatividade. Ao mesmo tempo, um mural ou quadro de recados pode ser útil organizar e visualizar as tarefas da semana. Assim como uma decoração mais minimalista deve contribuir para o estudante manter o foco e a concentração. Além disso, manter uma biblioteca em casa, mesmo que pequena, é outra maneira de garantir mais inspiração. Afinal, os livros são ótimos companheiros para desviar os olhos das telas e até para oxigenar a mente!

Escrivaninha garante o espaço de bancada ideal em casa nesta volta às aulas

Gostou das dicas? Então, agora, aproveite uma “biblioteca” inteira de ofertas que a taQi preparou para acompanhar sua volta às aulas! 🙂

 

Foto: iStock/Sasha_Suzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *