Vai acampar? Saiba fazer um checklist para sua aventura

A taQi preparou um pequeno guia com os principais itens que você acampar com o melhor conforto e sem preocupações

Desde o início da pandemia, a recomendação de todos os especialistas em saúde é de que se evitem aglomerações. Assim, muitas atividades de lazer – como esportes coletivos, idas ao cinema ou encontros familiares – tiveram de ser suspensas ou adaptadas. Em contrapartida, cresceu o interesse por hobbies mais adequados às novas recomendações, como o camping. Isso porque acampar é uma atividade que, por essência, propicia o distanciamento social. Afinal, trata-se de um retiro em meio à natureza, longe dos problemas, do agito e das aglomerações da cidade.

Aliás, acampar é um ótimo hobby para quem busca relaxar e recarregar as energias. Porém, é fundamental prestar a devida atenção aos itens que precisam serem levados, evitando assim qualquer incomodação. Afinal, já imaginou o problemão se você chega ao acampamento e só então percebe que não levou saco de dormir? Ou, pior ainda, que faltou papel higiênico? Pois é… Diante disso, é melhor fazer um bom checklist para garantir o sucesso de sua aventura em meio à natureza!

Assim, a taQi traz hoje um breve guia com os principais itens que não podem faltar no seu acampamento. Dessa forma, com nossas dicas, mesmo o campista de primeira viagem tem tudo para ter uma ótima experiência!

 

Checklist para acampar sem stress:

 

Barraca confortável garante melhor experiência ao acampar

1. Barraca

O item mais importante da lista, claro, é a barraca. Afinal, sem ela você não terá sequer um teto para passar a noite. Assim, na hora de escolher uma, preste atenção a dois itens específicos de conforto e proteção. Afinal, uma boa barraca deve ter tela contra mosquitos e revestimento impermeável. Assim, mesmo que chova durante o acampamento, seu abrigo noturno está garantido – e seus pertences, devidamente a salvo da umidade.

 

2. Saco de dormir ou colchão inflável

Quase tão essencial quanto a própria barraca é a superfície onde você vai dormir. Afinal, por mais que seja uma atividade em meio à natureza, acampar pode sim ter um bom nível de conforto. Dessa forma, vale investir num bom saco de dormir, com revestimento acolchoado e resistência a baixas temperaturas. Aliás, ainda mais confortáveis e robustos são os colchões infláveis. Porém, nesse caso, lembre-se que é preciso levar a bomba de ar, além de lençóis, travesseiros e cobertores.

 

3. Alimentos e bebidas

Caixa térmica ajuda a preservar seus alimentos ao acampar

Aqui, tudo vai depender do local onde você vai acampar. Se estiver num camping com infraestrutura de restaurante, talvez não seja necessário levar toda sua comida e bebida. Porém, em lugares mais remotos, isso é essencial. Nesses casos, lembre-se de levar bastante água potável e alimentos não perecíveis, como enlatados. Inclusive, é muito importante ter um cooler ou sacola térmica para proteger a comida e a bebida do calor. Por fim, se quiser cozinhar, não esqueça do fogareiro com botijão de gás, fósforos, panelas e demais utensílios.

 

4. Itens de higiene e saúde

Na sua mochila de camping, nunca podem faltar sabão ou sabonete, papel higiênico e até um kit de primeiros socorros. Afinal, imprevistos podem acontecer, e pequenos cortes e arranhões são comuns na hora de acampar. Assim, é bom ter itens como água oxigenada, gaze e curativos. O álcool gel, tão presente em nossas vidas ultimamente, também pode ser útil no acampamento para limpeza e desinfecção. Além disso, não se esqueça de um bom repelente contra insetos para se proteger dos mosquitos.

 

Lanterna é fundamental para quem gosta de acampar à noite5. Acessórios para acampar

Finalmente, vale lembrar de mais alguns itens sempre importantes num acampamento. Alguns são de fato essenciais, como lanterna, canivete multiúso e sacos plásticos, pois você certamente irá usá-los. Outros talvez acabem não sendo utilizados – mas, por precaução, não custa contar com eles também. Estamos falando de itens como cordas, kit de ferramentas, isqueiro e fita adesiva resistente. Além disso, se houver acesso a energia elétrica, pode ser uma boa ideia levar um ventilador.

 

Então… Hora de acampar? Confira seu checklist, coloque as coisas no carro e deixe a aventura começar. Aproveite também as ofertas da taQi para equipar o seu acampamento com economia!

 

Foto: iStock/ivan101

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *