Como escolher impressora para uso pessoal e profissional

Laser, jato de tinta e multifuncional: saiba as principais características que se deve levar em conta na hora de adquirir uma impressora

Seja para fins acadêmicos, profissionais ou pessoais, ter uma impressora em casa ainda é bastante útil. Inclusive, durante a pandemia do coronavírus, a venda desse equipamento registrou um crescimento substancial. Principalmente pelo fato de o aparelho contribuir com as novas atividades que passaram a ser desempenhadas em casa. No entanto, a diversidade de modelos e funcionalidades pode acabar gerando dúvidas na hora de adquirir uma impressora. Afinal, qual será o melhor equipamento para atender suas principais necessidades? Caso queira descobrir, acompanhe as dicas a seguir!

 

Qual o melhor tipo de impressora para ter em casa?

Qual a impressora ideal para suas necessidades?Os principais modelos de impressora disponíveis atualmente dividem-se entre aqueles a laser e jato de tinta – podendo ser, ainda, multifuncionais. Dessa forma, conhecer suas aplicações, diferenças e semelhanças é o melhor jeito de acertar na hora da compra. Mas o primeiro passo para escolher a impressora ideal é identificar as especificidades das demandas em sua casa. Para tanto, observe fatores como volume de impressões diárias, tonalidade (preto e branco ou colorido) e qualidade necessária ao material.

Além de imprimir, os equipamentos ditos multifuncionais oferecem digitalizações e cópias. Dessa maneira, reúnem num só aparelho diversas funções práticas para agilizar a rotina de estudantes e profissionais de diversas áreas. Da mesma forma, auxiliam quem lida habitualmente com documentos, faturas, boletos e comprovantes impressos ou gosta de imprimir fotos. Ou seja: as impressoras multifuncionais quase sempre representam escolhas certeiras para atender todas as demandas de uma família. Diante disso, resta optar por uma multifuncional a laser ou jato de tinta.

Se você não precisa imprimir muita coisa com frequência, a dica é optar pelo modelo jato de tinta. Afinal, além de ser um equipamento mais barato, garante economia ao empregar cartuchos de tinta líquida em vez de toner. Assim, é boa opção para imprimir fotos ou alguns trabalhos de pesquisa, por exemplo.

Multifuncional com tanque de tinta oferece ótima relação custo-benefício para quem imprime muitas páginas por mêsJá para quem costuma trabalhar com grande volume de impressões, a tecnologia a laser é mais recomendada. Dessa forma, esse tipo de impressora constitui escolha segura para profissionais liberais, professores ou advogados, por exemplo. Afinal, além de rapidez, entrega imagens de alta qualidade à prova de respingos d’água (que poderiam borrar impressões a tinta). Entretanto, impressoras a laser têm custo mais elevado e exigem recargas do tipo toner, que também são mais caras. Assim, uma boa alternativa para quem imprime muitas páginas por mês são as multifuncionais com tanque de tinta.

 

Conectividade

A conectividade é outro detalhe importante a ser avaliado, relacionando-se diretamente com preço e tipo de uso da impressora. De modo geral, as multifuncionais oferecem três tipos de conexão: USB, Ethernet e Wi-Fi. Se você pretende utilizar a impressora apenas com um computador de mesa, a conexão USB será suficiente. Porém, caso deseje conectar sua multifuncional a vários computadores, a melhor opção de conectividade é a Ethernet (cabo de rede). Já se você for utilizá-la também com dispositivos móveis, a tecnologia wi-fi será necessária. Aliás, este é o tipo de conexão que oferece mais comodidade e praticidade para toda a família.

Conectividade wi-fi permite imprimir até a partir de dispositivos móveis

 

Resolução da impressão

Embora possa parecer um assunto complicado, a resolução da impressão é um item bem importante a ser considerado. Assim, para simplificar, basta lembrar de que se trata de uma relação direta. Ou seja: quanto maior a resolução, mais detalhada e nítida será a sua impressão. Aliás, duas resoluções são as mais comuns em impressoras multifuncionais – 600 dpi e 1200 dpi. Logo, se o seu foco é imprimir documentos de texto, uma multifuncional de 600 dpi é suficiente. Já as de 1200 dpi são especialmente indicadas para quem precisa imprimir mais fotos, imagens e gráficos.

 

Sistema operacional

Por fim, verifique se o sistema operacional de seu computador é compatível com o driver de instalação da sua impressora. Dessa forma, não haverá maiores problemas para usar seus dispositivos com toda a facilidade.

 

Agora que você já sabe o que levar em conta para comprar uma impressora, basta escolher a sua na taQi!

 

Foto: iStock/Asawin_Klabma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *