Acerte na receita: veja como fazer ovos de Páscoa caseiros

Que tal aproveitar o tempo em casa para fazer seus próprios ovos de Páscoa? Além de poupar dinheiro, é possível inovar nos sabores!

Além de ser mais econômico, fazer seus próprios ovos de Páscoa em casa pode virar uma deliciosa programação em família. Especialmente num momento em que as coisas simples do dia a dia ganham cada vez mais significado. Portanto, que tal aprender alguns truques e receitas para saborear e até para presentear aqueles que você ama? Aliás, ao preparar ovos de Páscoa caseiros, você tem muito mais liberdade para criar e inovar em sabores e recheios! No entanto, é fundamental seguir algumas dicas para deixar seus chocolates mais firmes e evitar que derretam com o calor. Confira!

Dicas para surpreender com seus ovos de Páscoa

Primeiros passos

Fazer aqueles ovos de Páscoa tradicionais não tem segredo. Isso porque você precisará, basicamente, de 500g de chocolate em barra e uma forma de plástico ou silicone para moldá-los. Em seguida, é preciso escolher o melhor modo para derreter o chocolate. Aliás, para essa etapa, uma técnica que faz a diferença é a chamada temperagem. Ou seja, aquele processo de aquecer, resfriar e reaquecer o chocolate até que se atinja o ponto ideal para modelar. Além disso, a técnica evita que o produto derreta após ser retirado da geladeira. Para tanto, primeiro quebre a barra em pedaços pequenos com a ajuda de uma faca. Depois, separe o conteúdo em três partes iguais. Então derreta 2/3 do chocolate e só então acrescente o resto, misturando bem. Outro truque para manter seus ovos de Páscoa mais firmes é utilizar o último terço de chocolate amargo. Afinal, ele derrete com menos facilidade que os outros tipos.

Como derreter seus chocolates

Existem várias formas (das tradicionais até as mais inusitadas) de derreter chocolate. Porém, é importante observar alguns cuidados para não perder seu ingrediente principal logo nos primeiros passos da receita. Por exemplo:

  • No fogão, coloque os pedaços do chocolate numa panela em banho-maria. Para isso, escolha bem as panelas: uma maior, que receberá água; e outra menor, que ficará por cima da maior. Mas atenção: o chocolate, disposto no recipiente menor, não deve ter contato com a água. Então é só ligar o fogão e, assim que a água começar a borbulhar, desligá-lo novamente, mexendo sempre para homogeneizar.
  • No micro-ondas, o principal detalhe é nunca programar o tempo para mais de 30 segundos. Afinal, seu chocolate corre o risco de queimar, assim como ocorre quando ele é colocado direto sobre o fogo. Portanto, faça várias etapas de 30 segundos, sempre mexendo o chocolate com uma colher nos intervalos, até que esteja líquido.
  • Do mesmo modo, já se veem na internet várias pessoas usando sua panela elétrica de arroz para derreter chocolate. Tanto com o chocolate diretamente na panela, quanto utilizando o equipamento para facilitar a técnica de banho maria. Para isso, basta selecionar o modo “cozinhar”, deixar sem tampa e mexer com uma colher de silicone até obter uma mistura homogênea.

Choque térmico

Depois de derretido o chocolate, deixe-o resfriar. Aliás, outro truque para dar mais brilho e consistência ao produto é promover um choque térmico. Para isso, depois de derreter, leve o chocolate ao freezer por dois ou três minutos. Em seguida, retire-o e mexa com uma colher, levando o chocolate gelado das laterais para o centro da vasilha ou panela.

Próximos passos

Com o chocolate já frio, despeje-o no molde de plástico ou silicone. Então o espalhe de forma uniforme, até cobrir toda a forma, e limpe as bordas com uma espátula. Em seguida, leve esse molde à geladeira por dois minutos. Depois, disponha outra camada de chocolate e coloque a mistura novamente no refrigerador. O ideal é fazer esse procedimento três vezes ou até que o ovo fique com a espessura desejada. Deixe o ovo esfriar na geladeira por cerca de 20 a 30 minutos. Logo após, desenforme as metades do ovo de Páscoa. Por fim, retire o excesso de chocolate das bordas do molde com a ajuda de uma faca.

Agora, já dá para dizer que seu ovo de Páscoa está pronto! Porém, em vez de unir as metades ocas e embalar, você pode rechear cada uma da maneira que preferir. Por exemplo, com bombons – ou, como é a moda agora, com pastas cremosas para comer com colher. Nesse caso, brigadeiro, doce de leite, prestígio, biscoitos triturados e marshmallow aparecem como boas sugestões de ingredientes!

Receitas para rechear seus ovos de Páscoa

A seguir, selecionamos três receitas com diferentes propostas para rechear seus ovos de Páscoa caseiros. Aliás, você pode seguir nossas sugestões à risca ou usá-las como base para criações originais, adicionando ingredientes de sua preferência!

1.     Brigadeiro de chocolate preto e branco

Ingredientes

Brigadeiro clássico:

  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 100 g de chocolate ao leite em barra com, no mínimo, 35% de cacau;
  • 1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco.

Brigadeiro branco:

  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 100 g de chocolate branco com 100% de manteiga de cacau;
  • 1/4 de xícara (chá) de creme de leite fresco.

Modo de preparo

Pique o chocolate ao leite em lascas finas e reserve. Paralelamente, junte o leite condensado e a manteiga numa panela. Leve essa mistura ao fogo baixo, mexendo durante seis minutos ou até começar a desgrudar do fundo da panela. Então apague o fogo e acrescente o chocolate em raspas, bem como o creme de leite. Misture tudo com a ajuda de um fouet até incorporar bem. Depois, leve de volta ao fogo baixo por mais um minuto, até começar a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo, reserve e deixe esfriar completamente. Do mesmo modo, prepare o brigadeiro de chocolate branco e reserve. Com os brigadeiros já frios, recheie os ovos e, com a ajuda de um garfo, faça a mescla entre eles. Aliás, não é necessário levar à geladeira. Por isso, a dica é servir fresco, de preferência no mesmo dia, para manter a cremosidade do brigadeiro.

2.     Farofa de biscoito recheado

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco;
  • 1 xícara (chá) de leite condensado;
  • 12 unidades de biscoito recheado sabor chocolate (Oreo ou Negresco).

Modo de preparo

Triture nove bolachas Oreo ou Negresco no liquidificador e reserve. Depois, bata o creme de leite em velocidade alta na batedeira até obter um chantili espesso. Em seguida, em velocidade baixa, junte o leite condensado aos poucos, até adoçar conforme o seu gosto. Então coloque três colheres (sopa) do pó de bolacha no chantili e misture mais uma vez. Despeje o creme dentro dos ovos de Páscoa e decore com as bolachas e o pó que sobrou. Caso queira o chantili mais firme, você pode levar à geladeira por duas horas ou ao freezer por 30 minutos.

3.     Opção fit

Ingredientes

  • 2 bananas maduras congeladas;
  • 2 colheres (sopa) de leite vegetal;
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas;
  • 2 colheres (sopa) de amêndoas picadas;
  • 1 colheres (sobremesa) cheia de pasta de amendoim.

Modo de preparo

Processe as bananas congeladas com a pasta de amendoim e o leite até alcançar uma consistência cremosa. Em seguida, adicione as nozes e amêndoas picadas e misture. Então é só rechear o ovo, que também pode ser feito com chocolate vegano! Por fim, leve ao freezer por pelo menos 30 minutos antes de consumir, evitando que o recheio perca a consistência.

E aí? Gostou das nossas sugestões para criar seus próprios ovos de Páscoa? Então aproveite mais esta dica: na hora de adquirir utilidades domésticas, eletrodomésticos ou eletroportáteis, a taQi é sua melhor opção! Afinal, você pode comprar sem sair de casa e pagar em até 10x sem juros. Ótimo, né? Então acesse agora mesmo nosso site ou instale nosso aplicativo no seu dispositivo Android ou iPhone!

Foto: iStock/klebercordeiro

2 thoughts on “Acerte na receita: veja como fazer ovos de Páscoa caseiros

  1. paulo borges disse:

    gostei muito das receitas vcs estao de parabens ,

  2. Ótimas sugestoes. Vale a pena comprar o eletrodoméstico que falta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *