Edredons e cobertores: como higienizar a roupa de cama

Com a chegada do outono, é hora de retirar do armário a roupa de cama de frio e higienizar cobertores e edredons antes do uso

Quem vive no sul ou sudeste do Brasil sabe que, a cada nova estação, é necessário fazer algumas adaptações em casa. Isso porque as temperaturas mudam bastante ao longo do ano. Assim, no verão é comum usar apenas roupa de cama leve e ligar ar-condicionado e ventiladores para afastar o calor. Já no outono e no inverno é preciso tirar cobertores e edredons do fundo do armário.

Também é nesse momento que costumam bater aquelas dúvidas… Será que é preciso lavar as cobertas que estavam guardadas? Qual a melhor forma de higienizá-las? Como proteger os cobertores da sujeira durante o uso? Para responder essas e outras questões, a taQi preparou um post específico sobre o assunto. Confira nossas dicas abaixo:

 

Como manter a roupa de cama de frio limpa e bem cuidada?

Cobertores, mantas e edredons são itens de uso sazonal. Assim, requerem cuidados diferentes dependendo da época. Durante os meses quentes, sem uso, o ideal é que sejam guardados limpos e embalados num armário ou cômoda. Dessa forma, bastará retirá-los do roupeiro quando o frio chegar. Porém, principalmente se as cobertas forem guardadas sem limpeza específica, é essencial higienizá-las antes do uso. Para tanto, siga as etapas abaixo.

 

1.     Passe o aspirador de pó na roupa de cama

Sim, isso mesmo! Especialmente no caso dos cobertores, as fibras do tecido tendem a acumular muita poeira. Logo, é recomendando passar o aspirador de pó nas cobertas antes da lavagem.

Passe o aspirador de pó na roupa de cama

 

Roupa de cama pode ser lavada a máquina2.     Lave na máquina   

Depois, coloque a sua roupa de cama na máquina de lavar. Aliás, vale observar e seguir as instruções do fabricante contidas na etiqueta da peça para evitar imprevistos. Em geral, cobertores e edredons podem ser lavados na máquina sem problemas, mas alguns produtos podem exigir cuidados especiais.

 

3.     Deixe secar à sombra

Muita gente tem o costume de colocar os cobertores no sol para arejar ou secar. Porém, o ideal é que eles não sejam expostos diretamente aos raios solares. Isso porque temperaturas muito altas podem danificar as fibras do tecido, deixando-as queimadas e encolhidas. Assim, após a lavagem, é melhor deixar a roupa de cama secando à sombra, no varal, em local bem ventilado.

 

4.     Proteja suas cobertas

Todos os procedimentos de limpeza acima, claro, não se aplicam somente aos cobertores que haviam sido guardados sem lavagem. Logo, valem também para as cobertas que estão em uso e precisam ser higienizadas periodicamente. Porém, como alternativa, você pode proteger sua roupa de cama com capas específicas para cobertores e edredons. Aliás, essas proteções são usadas principalmente para revestir as cobertas mais pesadas. Consequentemente, na hora da limpeza, você só precisará lavar a capa – o que facilita bastante o trabalho de higienização.

 

Gostou das nossas recomendações sobre roupa de cama? Então fique sempre ligado em nosso blog para mais dicas de utilidades domésticas! E, sempre que precisar de itens para sua casa, conte com o site da taQi para fazer suas compras online com segurança!

 

Foto: iStock/ake1150sb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *