Como escolher portas e janelas de forma prática e funcional

Saiba como avaliar os materiais e as funcionalidades mais importantes para equipar seu imóvel com as melhores portas e janelas

Para quem está construindo ou reformando seu imóvel, a escolha das esquadrias é um verdadeiro marco. Afinal, a instalação das aberturas geralmente faz parte da etapa final da obra. Mas nem por isso a tarefa de eleger modelos e materiais para portas e janelas se torna simples ou fácil. Sobretudo por muitas vezes ser fundamental equilibrar questões como orçamento disponível, funcionalidade, praticidade e adequação ao projeto arquitetônico.

Aliás, a porta de entrada da casa é como o “cartão de visita” do imóvel. Portanto, é justo ter aquela atenção especial na hora de eleger as portas e janelas para seu lar. Outra dica bastante pertinente é avaliar as principais características e o espaço de cada ambiente. Assim, é possível basear suas escolhas em necessidades específicas, como isolamento acústico ou térmico ou proteção contra vento e insetos. Diante disso, a taQi reuniu algumas informações que podem ser úteis para contribuir com esta etapa de sua obra.

 

O que avaliar ao comprar portas e janelas

 

1. Materiais

 

Ferro e aço

Portas e janelas de aço são opções econômicas e resistentesAs portas e janelas de ferro e aço costumam ser opções econômicas e muito resistentes. Por outro lado, esses materiais demandam cuidados constantes de manutenção e limpeza para evitar ferrugem. Aliás, especialmente por isso, não são as mais recomendadas para imóveis situados no litoral. De qualquer forma, pinturas periódicas podem contribuir para deixar as portas e janelas da casa sempre bonitas.

 

Madeira: elegância para portas e janelasMadeira

A madeira é o material ideal para ambientes que exijam bom isolamento térmico. Além disso, portas e janelas desse tipo são as opções mais versáteis do mercado, visto que combinam com tudo. Mas a madeira também exige cuidados frequentes, sobretudo para evitar danos relacionados a umidade, efeitos do sol e ação dos cupins. Nesse sentido, uma boa saída é investir nos vernizes – que, além de proteger, consegue realçar a tonalidade do material.

 

Porta de correr de alumínioAlumínio

Quando comparado ao ferro e à madeira, o alumínio geralmente apresenta um custo um poco maior. Em contrapartida, é uma opção leve, de fácil manutenção e com bons níveis de resistência e durabilidade. Afinal, as portas e janelas desse material não oxidam, além de serem fáceis de integrar ao projeto e instalar.

 

Portas e janelas de PVC são excelentes para zonas litorâneasPVC

Outro material de fácil manutenção, boa durabilidade e ótimo isolamento acústico e térmico é o PVC. Assim, portas e janelas desse material – apesar de mais caros – ajudam a reduzir consideravelmente os gastos com aquecedor e ar-condicionado. Entretanto, as portas sanfonadas de PVC não apresentam as mesmas características. Aliás, a maioria dos especialistas em design de interiores prefere evitar esse modelo. Afinal, ele não oferece isolamento acústico e costuma ser um tanto frágil. Ainda assim, as portas sanfonadas de PVC representam uma solução econômica quando o orçamento destinado às aberturas internas é pequeno. Logo, podem ser destinadas a banheiros, depósitos e corredores de passagem entre diferentes ambientes.

 

2. Características dos ambientes

Basicamente, o que precisa ser levado em conta aqui é o tamanho e a funcionalidade de cada ambiente. Afinal, cômodos como banheiros, corredores e cozinhas pequenas podem receber esquadrias mais estreitas. Por outro lado, quando se trata de uma porta de acesso principal, a dica é eleger um modelo mais largo. Especialmente para favorecer a acessibilidade, tanto de pessoas quanto de móveis e materiais. Sempre que se precisa economizar espaço, as portas de correr são alternativas extremamente práticas. Já em relação à segurança, escolha portas e janelas com fechaduras e estruturas mais rígidas.

Boa escolha das portas e janelas garante luz e ventilação aos ambientes
Boa escolha das esquadrias garante ventilação e luz natural

Independentemente do tamanho, quartos e salas são ambientes que merecem boa ventilação e entrada de luz natural. Inclusive, cômodos espaçosos permitem ousar mais no tamanho de portas e janelas. Porém, tudo isso vai depender de organização e disponibilidade de orçamento. Afinal, geralmente os preços das esquadrias estão diretamente associados a suas funcionalidades. Logo, nem sempre dá para investir em portas e janelas com isolamento térmico e acústico para todos os ambientes, por exemplo. No entanto, é possível priorizar de acordo com as necessidades de cada cômodo.

De qualquer forma, ao considerar o estilo arquitetônico da construção, o ideal é sempre padronizar os materiais de suas esquadrias. Então, caso precise mesclar os acabamentos, procure ter em mente o efeito visual que isso irá representar. Além disso, lembre-se de considerar o preço total das esquadrias instaladas. Afinal, elas também podem exigir materiais como verniz, espuma expansiva, dobradiças e complementos, fechaduras, batentes e guarnições.

Diante disso, é possível escolher esquadrias de maneira inteligente e funcional, valorizando a decoração e investindo com ótimo custo-benefício. Aliás, na taQi você encontra portas e janelas em diversos tamanhos e modelos e pode pagar em até 10x sem juros!

 

Foto: iStock/Kateryna Kukota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *