Pia de cozinha: saiba como escolher uma para sua casa

Conhecendo melhor os materiais, tamanhos e modelos de pia de cozinha, fica fácil eleger aquela ideal para seu lar

Você sabe qual a diferença entre uma cuba e uma pia de cozinha? Embora muita gente use os dois nomes para se referir à mesma coisa, pia e cuba são partes diferentes. Assim, a taQi explica: a cuba é aquela caixa, normalmente retangular, que possui um ralo, onde lavamos a louça. Já uma pia de cozinha é a peça inteira, podendo incluir uma ou mais cubas, além da própria bancada.

Conhecer essas nomenclaturas é muito importante para quem está pensando em renovar a cozinha. Mesmo porque, hoje em dia, com a praticidade das cozinhas moduladas, o cliente tem muitas opções de escolha. Consequentemente, é bom entender direitinho os nomes e diferenças entre produtos para se optar pelo item correto.

Por isso, hoje a taQi traz mais algumas informações bacanas para quem está pensando em comprar pia de cozinha. Abaixo, conheça as principais diferenças entre tamanhos, modelos e materiais existentes no mercado.

Pia de cozinha de inox

Pia de cozinha: como fazer a escolha ideal?

O primeiro passo é certificar-se do tamanho do móvel que receberá sua nova pia de cozinha. Para tanto, o ideal é usar uma fita métrica ou trena para fazer as medidas. Porém, já podemos adiantar que o tamanho padrão para balcões e pias prontos é de 120 cm. Assim, há espaço suficiente para a cuba e, ainda, uma área de trabalho ao lado.

Dessa forma, após conferir o tamanho exato, é hora de prestar atenção a mais duas características da pia de cozinha. São elas:

1.     Materiais

A maioria das pias prontas é feita de inox. Isso porque é um material acessível e, ao mesmo tempo, muito prático, uma vez que facilita a limpeza. Basta passar uma esponja ou paninho sobre a superfície e já está limpo! Além disso, como a cuba quase sempre também é de inox, as pias nesse material são peças inteiras. Consequentemente, o visual fica mais clean.

Porém, claro que existem outras opções. É o caso das pias de cozinha em mármore sintético, que oferecem um toque de personalidade. Isso porque elas simulam a aparência das bancadas de pedra, mas sem o custo elevado típico dos mármores e granitos. Aliás, na taQi você encontra essas pias em diversas cores – como preto, cinza claro e creme.

Pia de mármore sintético

2.     Modelos

Além do material, é importante levar em conta o modelo ideal da sua pia de cozinha. Isso porque há diversos designs disponíveis no mercado. Aqui, o ponto que mais chama a atenção é o número de cubas. Geralmente, as pias com uma cuba seguem o tamanho padrão de 120 cm, sendo apropriadas para ambientes pequenos. Inclusive, quem tem pouco espaço na cozinha pode optar pelas pias com fogão cooktop acoplado. Compactas e muito práticas, essas bancadas 2-em-1 são perfeitas para apartamentos igualmente pequenos, como uma kitchenette ou um JK.

Pia com fogão acoplado

 

Já a pia de cozinha com duas cubas, naturalmente um pouco maior, facilita a organização na hora de lavar louça. Dessa forma, você pode colocar os pratos sujos numa cuba e os já ensaboados na outra – depois é só enxaguar. Além disso, preste atenção à superfície da bancada: algumas são lisas, enquanto outras apresentam ranhuras para facilitar o escoamento da água. Nesse caso, a bancada ajuda a escorrer a louça, evitando também qualquer excesso de água acumulada na superfície da pia.

Agora você já sabe: quando precisar comprar uma pia de cozinha, basta seguir nossas dicas para fazer a escolha perfeita. Afinal, quando o assunto é construção, reforma ou decoração, a taQi é sua maior aliada! 🙂

 

Foto: iStock/Deagreez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *