Lavanderia: 5 dicas para deixá-la mais prática e organizada

Veja como otimizar o espaço de sua lavanderia com os móveis, equipamentos e acessórios corretos indicados pela taQi!

Nas casas e, principalmente, nos apartamentos modernos, a lavanderia está ficando cada vez menos. Afinal, anos atrás, a área de serviço costumava ter um cômodo inteiro dedicado a ela. Depois, passou a dividir espaço com a cozinha e hoje, em alguns imóveis, não passa de um cantinho apertado.

No entanto, as dimensões reduzidas não servem como desculpa para deixar a lavanderia desorganizada. Isso porque, com os móveis, equipamentos e acessórios adequados, é sempre possível otimizar o uso do espaço. Aliás, pensando nisso, hoje a taQi traz para você algumas dicas nesse sentido. Confira!

 

5 formas de tornar a lavanderia mais funcional

1.     Faça uma lista de itens

O primeiro passo é definir o que de fato deve ficar na lavanderia ou não. Portanto, o ideal é pegar papel e caneta e fazer uma lista do que você normalmente guarda lá. Depois, analise a relação de itens e veja se há algo que você poderia guardar em outra parte da casa. Alguns produtos de limpeza, por exemplo, podem ficar no armário sob a pia da cozinha. Da mesma forma, quem tem pátio pode deixar baldes e vassouras do lado de fora.

Tanque com armário ajuda a organizar a lavanderia2.     Escolha a mobília adequada para sua lavanderia

Em cômodos pequenos, o ideal é ter móveis que otimizem ao máximo a utilização do espaço. Logo, o uso de tanques com armário embutido é sempre recomendado. Além disso, assim como no caso das cozinhas moduladas, você pode adquirir móveis avulsos para a lavanderia, de acordo com sua necessidade. Aliás, na taQi você encontra diversos armários multiuso para a área de serviço!

3.     Aposte nos nichos, ganchos e prateleiras

Além dos móveis propriamente ditos, as prateleiras são muito úteis na lavanderia. Isso porque são muito fáceis de serem adaptadas para o espaço disponível. Assim, basta utilizar um serrote ou serra elétrica para cortar as tábuas no tamanho que você precisa. Depois, é só instalar mãos francesas no local desejado e apoiar suas novas prateleiras. Aliás, um bom local para elas é sobre a máquina de lavar roupas, já que este espaço normalmente fica ocioso. Além disso, a mesma lógica vale para ganchos: com baixo investimento e poucas ferramentas, ganha-se bastante espaço útil na lavanderia.

4.     Use caixas e cestos

Cesto para lavanderiaEssa dica é especialmente útil para as áreas de serviço que compartilham espaço ou móveis com a cozinha. Afinal, nesses casos, utensílios e produtos com diferentes finalidades podem acabar se misturando. Logo, para evitar que isso aconteça, use caixinhas ou cestos abertos, dentro dos armários, para organizar tudo. Assim você deixa tudo que é relacionado à lavanderia num recipiente separado do resto. Além disso, pode ser interessante tirar alguns produtos de limpeza das embalagens originais e armazená-los em potinhos menores.

5.     Prefira o varal aéreo

Casas e apartamentos pequenos não costumam ter muito espaço no pátio ou na sacada. Logo, muitas vezes, a roupa, depois de lavada, precisa ser estendida na lavanderia mesmo. Nesses casos, é altamente recomendado ter um varal de teto. Isso porque esse modelo permite pendurar muitas peças de roupa sem ocupar espaço útil. Ou seja, não atrapalha a circulação como um varal de piso. Além disso, costuma secar as roupas mais rápido, já que, pela altura, acaba ficando numa parte mais ventilada do ambiente.

 

Gostou de nossas dicas para melhorar o uso da lavanderia? Então agora basta seguir as recomendações acima e dar aquela organizada na área de serviço! E lembre-se: sempre que precisar de qualquer item para a casa, pode contar com a taQi!

 

Foto: iStock/didecs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *