Vai pintar a casa no inverno? Veja 4 cuidados fundamentais

Como pintar a casa no inverno

Com a chegada do inverno, é hora de deixar a casa prontinha para a estação mais fria do ano. Logo, isso pode exigir alguns reparos e retoques, inclusive na pintura – especialmente para evitar o mofo. Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, é sim possível pintar a casa no inverno. Para tanto, basta seguir algumas recomendações simples, que a taQi explica para você!

 

Os 4 passos para pintar a casa no inverno

 

1.     Prepare as superfícies

Essa etapa é sempre muito importante na hora de pintar as paredes, independentemente da estação do ano. Então, antes de mais nada, certifique-se de que as superfícies a serem pintadas estejam bem limpas e secas. Aliás, você pode seguir as dicas deste outro post da taQi, onde ensinamos a remover manchas das paredes.

 

2.     Fique de olho na previsão do tempo

Não há problema em pintar a casa no inverno, mas você precisa ficar atento(a) a algumas condições climáticas. Assim, evite trabalhar com tintas quando as temperaturas estiverem abaixo dos 10°C ou acima de 40°C. O mesmo vale para quando a umidade relativa do ar for superior a 85%. Aliás, essas são exatamente as recomendações dos principais fabricantes de tintas. Além disso, por razões óbvias, nos dias de chuva não dá para fazer a pintura de paredes externas. Logo, quando o tempo estiver chuvoso, a dica é dedicar-se a pintar as partes de dentro da casa.

 

3.     Escolha produtos de qualidade para pintar a casa

Na hora de renovar a pintura, muita gente fica com aquela pergunta na cabeça: “qual tinta devo utilizar?” Por isso, a taQi responde: quando se trata de pintar paredes, as tintas látex e acrílica são as mais indicadas. Isso porque possuem pouco odor, são de fácil aplicação e secam bem rápido – em poucas horas. Mas, se o seu ambiente sofre muito com a umidade no inverno, pode ser interessante eleger uma tinta antimofo. Afinal, esse produto possui fórmula especial que combate o aparecimento do fungo. Além disso, use sempre rolos, pincéis, bandejas e acessórios adequados, facilitando assim o seu trabalho.

 

4.     Ventile os ambientes

Ao pintar a casa, é sempre necessário esperar algumas horas entre as aplicações de cada demão de tinta. Esse tempo de secagem, em condições normais (temperaturas amenas e tempo seco), costuma ser de 4 horas. Porém, nos dias mais frios e úmidos do inverno, a espera pode ser um pouco mais longa. Logo, a recomendação nesses casos é de facilitar ao máximo a ventilação dos ambientes. Portanto, após cada demão, deixe as janelas abertas ou até use ventiladores elétricos para fazer com que a tinta seque mais rápido. Dessa forma você acelera o processo de pintura e logo poderá desfrutar os ambientes renovados e muito mais bonitos!

 

Gostou de nossas dicas de como pintar a casa no inverno? Então, agora é só passar nas lojas taQi ou em nosso site e comprar as tintas, rolos, pincéis e acessórios. Afinal, na taQi você sempre encontra tudo o que precisa para construir, reformar ou renovar a sua casa! 🙂

 

Foto: iStock/gorodenkoff

One thought on “Vai pintar a casa no inverno? Veja 4 cuidados fundamentais

  1. Carlos Lopes disse:

    Agradeço as dicas para pintar a casa no inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *