Pizza em casa: truque reproduz estilo de forno a lenha

Já imaginou obter no seu próprio forno elétrico ou a gás o sabor da pizza assada em forno a lenha? Então confira este tutorial da taQi!

Tanto pelo sabor quanto pelo charme, uma pizza assada em forno a lenha tem seu valor, não é mesmo? Então que tal aproveitar o Dia da Pizza, 10 de julho, para literalmente colocar a mão na massa? Mesmo sem um forno a lenha em casa, é possível obter sabor e crocância com truques bem simples. Então veja como adaptar seu forno elétrico ou a gás para receber uma receita de pizza fora do comum!

 

Como surpreender com sua pizza caseira

Para obter um resultado de forno a lenha num forno tradicional, você vai precisar basicamente de três itens. São eles: tijolos refratários, termômetro infravermelho (como aqueles utilizados na entrada de estabelecimentos comerciais) e tábua ou tela para pizza.

Em primeiro lugar, meça o tamanho do seu forno e calcule quantos tijolos refratários cabem nele. Dessa formam será possível iniciar a adaptação para o preparo da receita. Depois, basta retirar as grades do forno e preencher a chapa com os tijolos devidamente higienizados. Em seguida, pré-aqueça o forno em temperatura máxima por aproximadamente uma hora. Antes de colocar a massa para assar, use o termômetro infravermelho para verificar a temperatura dos tijolos. Afinal, é importante que eles tenham atingido algo entre 250 e 300°C. Confirmado o valor, disponha a massa diretamente nos tijolos com a ajuda de uma tábua ou tela. Após, com a ajuda de um garfo, faça furos no centro da massa.

Depois de uns 15 minutos, verifique a parte inferior da massa com o auxílio de uma espátula. Quando ela estiver dourada, estará pronta para sair do forno e ir para a forma, recebendo os ingredientes da cobertura. Aliás, esse é o momento de usar sua criatividade para escolher os melhores sabores. Porém, antes de devolver a pizza ao forno, remova dele as pedras refratárias e reponha as grades. Mas faça isso com máximo cuidado, pois tanto o forno quanto os tijolos ainda estarão bem quentes. Se o seu forno tiver grill, aproveite para dourar mais as bordas da massa. Desse modo, sua pizza ficará crocante e muito saborosa, como se tivesse sido feita em forno a lenha!

 

Receita bônus

Além de adaptar o forno, que tal obter uma receita fácil e saborosa de pizza? Então, continue a leitura:

Ingredientes para a massa

  • 1kg de farinha de trigo tipo 1;
  • 500ml de água filtrada;
  • 10g fermento biológico seco;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 ovo;
  • 50ml de azeite de oliva.

Preparo da massa

Numa vasilha grande, coloque a água e o açúcar, misturando bem. Em seguida, acrescente o fermento e misture mais um pouco. Depois, aos poucos, vá misturando parte da farinha. Com a massa ainda líquida, cubra a vasilha e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Após, adicione o sal, o ovo, o azeite e misture. Então, novamente aos poucos, vá incluindo o restante da farinha até que a massa solte de suas mãos.

Com a farinha excedente, polvilhe sua bancada, mesa ou outra superfície lisa. Afinal, você vai utilizar esse espaço para sovar a massa. Depois de sovada, faça uma bola e pincele um pouco de azeite ao seu redor. Então devolva a massa à vasilha, cubra e deixe descansar sob temperatura ambiente por 2h ou até dobrar de tamanho. A seguir, fracione e boleie a massa para facilitar no momento e abri-la. Quando tiver todas as bolinhas prontas, deixe-as descansar na geladeira por pelo menos 2 horas.

Caso deseje fazer pizzas com bordas recheadas, calcule cada fração de massa com 350g. Mas, se preferir a massa lisa, 300g serão suficientes. Além disso, retire as massas da geladeira uma hora antes de abri-las. Logo após moldá-las, leve ao forno por aproximadamente 15 minutos para pré-aquecer. Por fim, basta seguir as dicas do forno, fazer a montagem, terminar de assar e servir suas pizzas!

 

E aí? Gostou dessas ideias? Com elas, seu Dia da Pizza certamente será deliciosamente fora do comum. Então aproveite as dicas da taQi e comemore no conforto de sua casa! Ah! Aproveite também para conhecer toda a linha de fogões industriais à venda no site e nas lojas da rede. 😉

 

Foto: iStock/MJPS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *