Ao ar livre: envolva as crianças na montagem do jardim

As atividades no jardim, como mexer com terra e plantinhas, são excelentes para desenvolver hábitos saudáveis entre os pequenos

Com o Dia das Crianças se aproximando, é chegada a hora de pensar no presente para os pequenos. Então, neste ano, que tal apostar em algo diferente – que alie diversão, aprendizado e contato com a natureza? Para tanto, basta preparar um jardim em casa, incentivando a criançada a “brincar” na terra e curtir os resultados. Afinal, quem não gosta de acompanhar todo o processo de crescimento das plantinhas, da semente até a floração?

 

Benefícios das atividades no jardim

Além de cativar as crianças, o trabalho no quintal ou na horta traz diversos benefícios para elas. Ainda mais hoje em dia, quando os brinquedos e jogos eletrônicos tendem a dominar a rotina… Portanto, conheça algumas das vantagens de brincar de jardineiro:

1.     Desenvolve os sentidos

Ao lidar com as plantas, as crianças observam as cores e formatos de cada vegetal. Além disso, podem sentir as diferentes texturas das folhas e aprender a identificar os aromas de ervas, como alecrim e hortelã. E, se cultivarem sua própria hortinha, podem acabar saboreando sua produção de tomatinhos e cenouras, por exemplo.

2.     Estimula hábitos saudáveis e a sustentabilidade

Um estudo realizado pela Universidade da Flórida mostrou algo bem interessante. Segundo a pesquisa, pessoas que mexiam no jardim quando crianças tendem a consumir 15% a mais de frutas e legumes quando adultos. Além disso, cuidar das plantas desenvolve nos pequenos a vontade de proteger e conservar o meio ambiente.

3.     Exercita a paciência e a responsabilidade

Com os jogos e aparelhos eletrônicos, as crianças estão acostumadas a ações e reações muito rápidas, imediatas. Porém, mexer com flores, ervas e folhagens exige paciência, pois nada acontece do dia para a noite. Assim, o trabalho no jardim ensina a aceitar – e até apreciar – que cada coisa acontece num ritmo. Da mesma forma, cuidar de uma mudinha exercita o senso de responsabilidade, já que a criança assume o compromisso de regar, colocar no sol…

 

Montando o jardim para as crianças

Começar o cultivo de plantas em casa é muito fácil. Inclusive, pode ser feito até mesmo em apartamentos, com alguns vasinhos na cozinha ou na sacada. Porém, quanto mais espaço aberto, melhor! Aliás, se você mora numa casa com pátio, pode ser interessante estimular ainda mais atividades ao ar livre. Andar de triciclo ou bicicleta e brincar na piscina são bons exemplos disso. Dessa forma, seu filho cria vários hábitos saudáveis de uma só vez.

Já para o jardim em si, o ideal é preparar um kit com os utensílios que a criançada vai precisar. Confira:

Vasos, terra e adubo

Caso haja espaço de sobra no pátio é possível plantar as sementes e mudinhas direto no chão. Já em ambientes internos o ideal é usar vasos plásticos ou floreiras. Em ambos os casos, as crianças precisarão de terra e adubo para garantir a nutrição adequada às plantinhas. Aliás, também é possível fertilizar a terra de forma natural, com cascas de alimentos, por exemplo.

Ferramentas de jardim

A pá é uma das mais importantes ferramentas no jardimSeja no chão ou nos vasos, os pequenos vão precisar de itens essenciais de jardinagem, como pazinhas e garfos para mexer na terra. Da mesma forma, é bom ter um regador. E, se você quiser aproveitar o embalo para dar uma geral no pátio, enxadas, ancinhos, vassouras e cortadores de grama são essenciais! Mas lembre-se: essas ferramentas e aparelhos maiores só devem ser usadas por crianças mais velhas ou por adultos.

Sementes e mudinhas

Aqui são inúmeras as possibilidades. Afinal, você e as crianças podem plantar praticamente de tudo em casa. E, na medida do possível, o ideal é diversificar. Assim, para começar, compre sementes ou mudinhas de alguns temperos, como cebolinha, hortelã, alecrim e manjericão. Além desses, pode ser interessante cultivar frutas e legumes de pequeno porte, como tomates, moranguinhos e cenouras. Assim, a horta já fica completa. Depois, para incrementar a beleza do jardim, que tal estimular os pimpolhos a cultivar algumas plantas ornamentais? Calêndula, boca-de-leão e girassol são ideais, pois suas flores rapidamente encantam as crianças – e os adultos também!

 

Gostou das nossas dicas de jardinagem? Então agora é só passar nas lojas ou no site da taQi e comprar todos as ferramentas e acessórios que você precisa! Aliás, se a criançada estiver se comportando, merece um presente especial no seu dia, né? Então confira as promoções especiais que a taQi preparou para o Dia das Crianças! 🙂

 

Foto: iStock/Antonio_Diaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *