Mãos à obra: saiba como pintar paredes sem complicação

Da escolha da tinta à forma de usar o rolo, a taQi mostra como pintar paredes para obter um resultado praticamente profissional

Está achando sua casa meio sem graça? Cansou daquela mesma decoração de sempre? Pois saiba que é muito fácil dar uma renovada nos ambientes sem gastar muito. Aliás, uma das melhores formas de fazer isso é repaginando a pintura dos cômodos. Afinal, uma nova camada de tinta, especialmente se for de outra cor, muda todo o astral do espaço! Por isso, hoje a taQi mostra como pintar paredes por conta própria com resultado praticamente profissional.

 

5 passos para pintar paredes sem erro

O processo não é complicado, mas requer atenção a alguns detalhes, como o tipo de tinta a ser usada. Da mesma forma, deve-se preparar corretamente a parede e ter à disposição o material adequado, incluindo bandeja, rolo e pincéis.

A boa notícia é que tudo isso está detalhado neste breve guia que a taQi preparou para você!

 

1.     Escolha a tinta

Escolha da tinta é crucial para ter sucesso ao pintar paredesPintores de primeira viagem muitas vezes acham que escolher a tinta significa apenas decidir a cor. Porém, é bem mais do que isso, já que existem diferentes tipos de tintas no mercado, para diferentes finalidades. Como regra geral, prefira tinta látex para ambientes internos e acrílica para paredes externas (embora também se aplique a interiores). Além disso, dependendo das características do seu imóvel, pode ser interessante usar uma tinta antimofo ou impermeabilizante.

 

2.     Invista na sua proteção

Hoje em dia, pintar paredes não traz praticamente nenhum risco, já que as tintas não são tóxicas como antigamente. No entanto, pode ser interessante ter óculos de proteção, máscaras e luvas por perto. Assim, caso note alguma reação diferente, você já estará preparado. Além disso, na hora da pintura, lembre-se de usar roupas velhas ou um macacão de proteção. Afinal, se sujar geralmente faz parte do processo…

 

3.     Prepare as superfícies

Antes de fazer a pintura propriamente dita, é necessário preparar as paredes. Portanto, no mínimo, você deverá garantir que as superfícies estejam bem limpas e secas. O ideal, de fato, é primeiro lixar a parede com uma lixa apropriada para alvenaria. Depois, retire todo o pó com um pano úmido e espere secar para começar a pintura. Além disso, nessa etapa você já pode proteger o chão e os batentes de portas e janelas. Para tanto, use lonas, plásticos, jornais e fita crepe.

 

4.     Tenha os materiais certos para pintar paredes

Bandeja e rolo ajudam a pintar paredesVocê vai precisar de, pelo menos, uma bandeja para tinta, um rolo e um pincel. Isso porque, embora a pintura da maior parte da parede seja feita com o rolo, será necessário um pincel para os cantinhos. Ah! Preste atenção também aos materiais! Como você provavelmente usará tinta látex ou acrílica, prefira rolos de lã – os de espuma são próprios para tinta esmalte. Da mesma forma, escolha pincéis adequados ao tipo de tinta em uso.

 

5.     Comece a pintura propriamente dita!

Com tudo preparado, é finalmente chegada a hora de pintar as paredes. Para começar, dilua a tinta de acordo com as instruções do fabricante. Depois, despeje-a na bandeja, que serve tanto para mergulhar o rolo quanto retirar o excesso de tinta. Então pinte um “M” ou “N” na parede, preenchendo em seguida o espaço entre os traços. Isso porque esse método de pintura ajuda a espalhar melhor a tinta. Já para fazer o acabamento nos cantinhos, use o pincel. Depois que a parede estiver toda pintada, espere pelo menos quatro horas até a tinta secar. Porém, se estiver pintando no inverno ou em dias úmidos, o ideal é aguardar cerca de oito horas. Passado esse tempo, observe se a superfície precisa de uma segunda demão. Caso não seja necessário, o trabalho terminou!

 

Gostou deste pequeno guia de como pintar paredes? Então agora é só visitar uma loja ou o site da taQi e comprar os itens necessários! Aliás, para ficar por dentro de mais dicas práticas de decoração, acompanhe sempre o nosso blog!

 

Foto: iStock/kitzcorner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *