A construção ou reforma da casa é uma etapa que merece atenção especial para o resultado ser bacana. Aliás, a qualidade dos produtos e suas especificidades devem ser consideradas na hora de comprar os materiais necessários. Sem dúvida o cimento, argamassa e rejunte são alguns dos elementos mais usados e conhecidos por boa parte das pessoas. Mas você sabe a diferença entre cada um deles?
Quais as diferenças entre Cimento, Rejunte e Argamassa?
Cimento
Descoberto em 1824 por Joseph Aspdin, em Portland, o cimento é um aglomerante obtido a partir do cozimento de calcários naturais ou artificiais. A saber, o principal componente do cimento é o clínquer, uma mistura de calcário, argila e minério de ferro. Outros compostos que podem ser adicionados ao cimento são o gesso, escória de alto forno, pozolana, fíler e mais. Cada composto adiciona uma característica ao cimento, como: retardo da pega, resistência a sulfatos, impermeabilidade, maior resistência, e assim vai.
Logo, é usado para fazer o concreto e a argamassa, assentar blocos e criar a massa do reboco, utilizada como acabamento depois da parede ser erguida. Ainda através da mistura de cimento, areia, pedra e água obtém-se o concreto utilizado nas fundações. Também nas estruturas de concreto armado (pilares, vigas e lajes), calçadas, pavimentos e contrapisos. Além disso, o cimento é usado para quase tudo na obra. Ou seja: é um protagonista, além de estar presente desde infraestruturas mais simples até as mais complexas.
Rejunte
O rejunte é utilizado no acabamento entre as juntas e planeja unir as peças de um revestimento a fim de evitar fissuras e infiltrações. Logo, é produzido com cimento, grãos de areia muito finos e aditivos químicos. Assim, cumpre o importante papel de manter os revestimentos vedados, longe da umidade, além exercer função estética. Para cada obra um tipo de rejunte é indicado. Então, veja três dos principais tipos:
-
Rejunte acrílico
Ideal para porcelanato, cerâmica e pastilhas de vidro para áreas internas e externas, como banheiro, lavanderia, cozinha e garagem.
-
Rejunte epóxi
Indicado para locais com alta circulação de pessoas, como banheiros, saunas, vestiários e nos locais onde a aplicação de produtos de limpeza nos pisos é constante, pois é impermeável e resistente a fungos e manchas.
-
Rejunte Cimentício
Indicado para ser instalado tanto no lado interno, quanto no lado externo da casa, podendo ser instalado também em áreas molháveis.
Argamassa
A argamassa pode ser usada no assentamento de pisos, tijolos e revestimentos. Mas, também, para impermeabilizar, nivelar e regularizar superfícies, como no reboco, emboço e contrapiso. Assim, os tipos de argamassa são:
-
Argamassa para assentamento
Utilizada para juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria.
-
Argamassa de impermeabilização
Protege paredes e tetos, impermeabilizando-os.
-
Argamassa para revestimento
Aplicada por cima de superfícies recém-construídas, como paredes e tetos. Neste caso, a argamassa tem a função de cobrir, proteger e nivelar a estrutura.
Agora ficou até mais fácil de escolher estes produtos, não é mesmo? Aproveite e acesse o site da taQi e confira todas nossas promoções em material de construção! As melhores novidades do mercado, você só encontra na taQi!
Muito boas as dicas…