Muito presentes na decoração de interiores, as plantas ajudam a tornar os ambientes mais naturais, relaxantes e acolhedores. Da mesma forma, o impacto visual gerado por um jardim ou quintal bem-cuidado costuma provocar sensações de bem-estar e harmonia. Afinal, manter contato com a natureza é também desfrutar de maior qualidade de vida. Por conseguinte, a chegada do mês de setembro convida a dedicar ainda mais atenção aos ambientes externos.
Além de deixar sua casa mais bonita, as plantas desempenham um importante papel para a saúde de sua família. De maneira especial, o gramado ajuda a absorver a radiação solar e a purificar o ar através de sua fotossíntese. Assim, torna o local mais fresquinho e proporciona uma respiração saudável. Em contrapartida, requer apenas alguns cuidados – que podem até valer como passatempo. Sem contar que, com os equipamentos corretos, o trabalho no jardim fica muito mais fácil e prático!
Dicas de corte
Existem muitos tipos de grama – e cada um deles se aplica melhor a determinado uso. Além disso, as espécies possuem características bem particulares em relação a tempo de crescimento e resistência. Mesmo assim, alguns detalhes e cuidados são universais. Por exemplo: em períodos de chuva e umidade, o gramado tende a crescer mais rápido. Por isso, para saber o momento certo de corte, basta verificar a altura da grama. Geralmente, o período ideal ocorre quando ela atinge entre 5 e 7 centímetros.
Para começar o trabalho, retire do gramado eventuais galhos, folhas, pedras e outros detritos. Dessa forma, evitam-se acidentes ou danos a ferramentas e estruturas. Antes de usar o cortador de grama, ajuste a altura do equipamento conforme a necessidade. Lembre-se ainda de verificar se a lâmina do aparelho está limpa e afiada. Outra dica importante (e ajuda a evitar falhas no gramado) é o sentido do corte. Para obter o melhor resultado, faça listras inteiras, indo e voltando com o cortador por toda a extensão do terreno. Ao encerrar, sempre limpe os equipamentos de jardinagem antes de guardá-los.
Utensílios para otimizar o trabalho no jardim
Um item essencial para quem gosta de praticidade é o cortador de grama, que pode ser elétrico ou a gasolina. Além disso, os modelos com caixa de coleta ajudam a poupar tempo, já que dispensam o trabalho de juntar a grama aparada. Nesses casos, fique atento à capacidade do recolhedor, que deve ser compatível com a extensão do gramado. O mesmo vale para sopradores e aspiradores de folhas, que também são utensílios interessantes para fazer a limpeza do jardim. Ainda com base no tamanho do quintal, é possível decidir a largura ideal para a plataforma de corte. Já para finalizar os cantos e realizar acabamentos mais detalhados, a dica é contar com um aparador.
Outras ferramentas de jardinagem podem ser úteis para fazer retoques ou cuidar manualmente de detalhes mais específicos. Na taQi você também encontra mangueiras e acessórios para manter a irrigação correta do seu gramado.
E aí? Tudo pronto para deixar incríveis a grama e o jardim de sua casa?