Tipos de luminária: veja qual usar em cada ambiente

Entre tantos tipos de luminária, como escolher a peça ideal para o seu ambiente? Conheça os principais modelos e incremente sua decoração

A iluminação desempenha um papel fundamental na criação de ambientes agradáveis e funcionais. Por isso, a escolha das luminárias é determinante, já que garante visibilidade enquanto realça a estética do espaço. Mas o quanto você sabe sobre os principais tipos de luminária? A seguir, entenda mais sobre esse item e incremente a composição com funcionalidade e estilo.

 

Quais os tipos de luminária mais usados?

Na composição de um ambiente, é possível optar entre diferentes tipos de luminária. Afinal, existem opções que aliam praticidade, funcionalidade e beleza, aspectos essenciais no dia a dia.

 

Luminárias de teto: simples e funcionais

Em qualquer cômodo, as luminárias de teto representam uma escolha clássica e versátil. Afinal, elas proporcionam a iluminação geral, especialmente em corredores, salas e dormitórios. Geralmente, a instalação desse modelo ocorre no centro do ambiente, distribuindo a luz de maneira uniforme. Ou seja, é a solução para assegurar a boa visibilidade em toda a área. Entre os principais tipos de luminária para uso no teto está o plafon, uma peça extremamente versátil.

 

Plafon: discreto e moderno

Nesse contexto, o plafon se destaca por sua discrição e modernidade. Atualmente é possível encontrar duas versões: o plafon de embutir e o plafon de sobrepor. Ambas são comuns nos ambientes internos, pois criam uma iluminação suave e uniforme. Aliás, o plafon é uma excelente escolha para escritórios, cozinhas e banheiros, com luz focada que não deixa de lado a elegância.

plafon-redondo-modaza-olimpo-branco-douradoSe a intenção é fugir do tradicional, o plafon redondo Modaza Olimpo é uma ótima opção. Esse tipo de luminária agrega charme e modernidade ao ambiente. Enquanto isso, o plafon quadrado Modaza Lumiere revela detalhes de requinte em sua estrutura.

lustre-plafon-quadradoSempre atenta às tendências do design, a Modaza desenvolveu ainda um plafon redondo diferenciado. Assim, o lustre plafon redondo Piazze Alumínio une aspectos de um lustre à praticidade do plafon. Já para quem prefere linhas retas, o lustre plafon quadrado Modaza LED Soffitto Alumínio é a dica certa. Dentre os tipos de luminária, esse modelo dourado agrega sofisticação e delicadeza na composição.

 

Luminária pendente: elegância suspensa

luminaria-de-teto-pendentePara quem busca um resultado diferenciado, as luminárias pendentes são verdadeiras protagonistas. Dentre os tipos de luminária, esse, em especial, ajuda a iluminar pontualmente o ambiente. Além de uma iluminação direcional, as luminárias pendentes podem se tornar peças-chave na decoração, pois contribuem para a estética do espaço. Por isso são comuns sobre a mesa de jantar. Aliás, a luminária pendente Modaza Alfa é perfeita para cumprir essa função. Esse modelo minimalista na cor preta garante design e elegância com alto poder de luminosidade.

pendente-plafon-cristal-modaza-roma-fumeAlém disso, os pendentes são comuns sobre o balcão de cozinha e áreas de leitura. Mas também podem ser vistos nas laterais da cama, abrilhantando o ambiente de descanso. Unindo a funcionalidade do plafon à beleza do pendente, o modelo Cristal Roma 300 da Modaza é uma alternativa para ambientes contemporâneos.

 

Lustre: luxo e sofisticação

luminaria-pendente-redonda-modaza-spazio-pretoNo caso dos ambientes que requerem maior sofisticação, os lustres são ideais. Esse tipo de luminária, com braços ornamentados e cristais brilhantes, é visto em salas de jantar, halls e quartos. Ou seja, é uma escolha interessante para iluminar, adicionando um elemento decorativo requintado.

Um exemplo é o lustre redondo Spazio da Modaza. Ele tem design circular e linhas discretas, com a cor preta que revela atemporalidade na decoração. No entanto, ao escolher um lustre, é importante considerar o tamanho do ambiente e a altura do teto para garantir um resultado harmonioso.

 

Dicas para escolher a luminária certa

Agora que você conhece os principais tipos de luminária, é importante saber quando utilizar cada um deles. Sendo assim, ao selecionar uma luminária, avalie fatores como tamanho, função e estilo do ambiente. A partir desses elementos-chave, a decisão se torna mais certeira e interessante.

Na prática, podemos dizer que as luminárias de teto e os plafons são ótimos para iluminação geral. Enquanto isso, luminárias pendentes e lustres são perfeitas para iluminar áreas específicas. Além disso, é válido saber que nos espaços pequenos as luminárias discretas são ideais, mas também é necessário escolher a melhor lâmpada. Já nos ambientes amplos e formais, as luminárias imponentes são mais recomendadas.

Aproveite para conferir nossas dicas para iluminação de jardim neste artigo em nosso blog.

 

Em busca de uma luminária nova? taQi!

Na taQi você encontra a luminária nova da sua casa e muito mais. Conheça nossos produtos e surpreenda-se!

 

Foto: Modaza/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *