Cozinha modulada: ajuste o espaço ao seu perfil de uso

Mesmo dispondo de pouco espaço, saiba como criar um ambiente prático e funcional para preparar suas refeições a partir de uma cozinha modulada

Ter uma cozinha ampla traz muitas vantagens, especialmente na hora de organizar equipamentos e utensílios ou preparar lanches e refeições. No entanto, assim como as famílias, os cômodos das residências estão cada vez menores. Principalmente para acompanhar um estilo de vida mais prático e minimalista. Nesse sentido, destacam-se as cozinhas compactas, que demandam menos trabalho em relação à limpeza e manutenção. Contudo, grande ou pequeno, o espaço precisa ser – acima de tudo – funcional. Dessa forma, uma cozinha modulada pode ser a solução ideal para facilitar sua rotina. Afinal, é possível escolher os móveis que melhor se adaptem às suas necessidades.

 

Como planejar sua cozinha modulada

Antes de tudo, é preciso pensar no que você considera indispensável em sua cozinha modulada. Ou seja: tudo aquilo que é primordial em seu dia a dia. Por exemplo: pia, balcão ou bancada para preparação de alimentos; armários, panelas e utensílios diversos; fogão, geladeira, mesa, cadeiras, coifa… Em seguida, meça os espaços disponíveis, como paredes, portas e janelas, e considere a localização das tomadas e dos canos. Dessa forma, fica mais fácil imaginar a disposição apropriada para cada módulo. Caso queira apenas incrementar um conjunto já existente, procure seguir um estilo de cor ou design que favoreça a combinação.

Cozinha modulada

Outra boa ideia é fazer um esboço, seja no papel ou com a ajuda de um aplicativo para computador ou tablet. Além de contribuir para que você visualize melhor o projeto, isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis. Por falar nisso, considere iniciar as definições pela pia, uma vez que se deve respeitar encanamentos, sistema de água e escoamento. Sob o mesmo ponto de vista, identifique o melhor local para o fogão. Logo após, pense de que maneira você prefere lidar com o fluxo de suas atividades na cozinha. Por exemplo: próximo ou ao lado da pia, é interessante ter o fogão e uma bancada para preparar os alimentos. Assim como dispor de fácil acesso à geladeira, panelas e talheres. Com isso, você conseguirá otimizar as tarefas de corte e descongelamento, bem como de elaboração de receitas mais complexas.

Outra dica: mesmo que seja um opcional, a coifa é uma grande aliada das cozinhas compactas. Afinal, ela ajuda a evitar que a fumaça e o cheiro de comida se espalhem pela casa!

 

Torre quenteAposte em armazenamento

Além das portas e gavetas de balcões e torres quentes, armários aéreos são aliados para ampliar a capacidade de armazenamento. Logo, podem ser incluídos em espaços vazios das paredes de sua cozinha. Aliás, na taQi você encontra diversos modelos – tanto basculantes quanto dotados de portas convencionais. Porém, é importante não exagerar na quantidade, especialmente para evitar a poluição visual num cômodo que precisa exalar tranquilidade.

Além de panelas e utensílios como potes e talheres, considere quais e quantos eletrodomésticos você tem. Mais do que isso, pondere quais deles você mais usa ou até quais usaria mais se estivessem à mão. Afinal, muitas pessoas deixam de aproveitar seus eletrodomésticos porque eles ficam escondidos dentro de armários. Depois dessa avaliação, meça o tamanho de cada equipamento e defina o local ideal para tê-los. Pode ser numa bancada, em nichos ou mesmo em prateleiras, por exemplo.

 

Modulado x Planejado

É importante esclarecer que cozinha modulada não é a mesma coisa que cozinha planejada. Afinal, o móvel planejado (apesar de ser feito em módulo) é aquele projetado especialmente para determinado espaço. Enquanto isso, o móvel modulado é desenvolvido em padrões predefinidos de tamanho e design. Logo, os modulados costumam ser opções mais econômicas e de ótimo custo-benefício para seus ambientes.

Agora que você já sabe tudo para montar ou renovar sua cozinha, confira as opções de modulados disponíveis na taQi!

 

Foto principal: Jaeli/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *