Brincadeiras de Páscoa: ideias para envolver toda a família

Diversão em casa: confira uma lista de brincadeiras de Páscoa para garantir o entretenimento familiar durante mais um feriadão!

Que tal aproveitar o tempo em casa com as crianças para ir além da clássica caça aos ovos na manhã de domingo? Afinal, com um pouquinho de imaginação e criatividade, é possível desenvolver as mais variadas brincadeiras de Páscoa. Aliás, mais do que garantir apenas lazer e entretenimento, esses passatempos podem incentivar algumas reflexões sobre a data. Inclusive, dependendo da idade dos pequenos, dá para envolvê-los até no processo de produção de biscoitos e ovos caseiros. Dessa forma, a alegria e a diversão vão definitivamente tomar conta da cozinha neste feriado! Ao mesmo tempo, há muitas atividades que podem ser realizadas na sala, no pátio ou em qualquer espacinho da casa.

 

Planeje as brincadeiras de Páscoa

Se você conseguir se programar com certa antecedência, poderá providenciar alguns materiais que talvez não tenha em casa. Se não, também há chances de aproveitar o que se tem ou até improvisar alguns detalhes. Afinal, o importante é vivenciar momentos agradáveis em família. Então veja, a seguir, algumas dicas da taQi para tornar essa Páscoa em casa ainda mais especial!

 

Atividades manuais com ovos de galinha

 

1.     Pintura

Pintar ovos de galinha é uma atividade superclássica e que remete à infância de muitos dos adultos de hoje. Assim, a brincadeira pode servir tanto para resgatar memórias quanto para formar novas recordações afetivas com as crianças. Além disso, é uma ótima forma de reduzir o tempo de exposição às telas de toda a família. Depois de pintadas, as casquinhas dos ovos podem ser recheadas com amendoim ou outras guloseimas. Ou, ainda, serem utilizadas como parte da decoração de Páscoa em casa. Para tanto, basta equipar as crianças com tinta e pincel e deixar a criatividade fluir.

Já para tingir os ovos, use materiais como potinhos ou copos de vidro, colher, água quente, corante alimentício e vinagre. Antes de tudo, faça um pequeno furo na parte de baixo do ovo para retirar a clara e a gema. Em seguida, misture um copo de água quente para uma colher (sobremesa) de vinagre. Depois escolha um corante alimentício, acrescentando algumas gotas à mistura, e mergulhe ali a casquinha do ovo por alguns instantes. Por fim, basta retirá-la com a ajuda de uma colher.

Caso deseje elevar o nível artístico, também é possível fazer um efeito degradê. Para tanto, misture água quente e vinagre em três potes e use diferentes quantidades de corante em cada um deles. Por exemplo: no primeiro copo, pingue uma gota de corante; no segundo copo, três gotas; e, no terceiro, seis. Depois de submergir a casca por completo no primeiro pote, segure-a pelo buraquinho e mergulhe 2/3 dela no segundo pote. Já no terceiro pote, insira apenas 1/3 da casquinha por alguns instantes. Em seguida, coloque-a sobre um guardanapo para secar.

 

2.     Artesanato

Além da pintura, as cascas de ovos vazias servem para diversas outras técnicas de artesanato. Portanto, que tal convidar as crianças a produzir velas ou enfeites de argamassa? Ainda mais se você já tem alguma experiência em fazer vasos de cimento. Se não tiver, também não há problema, pois a técnica é bem simples! Afinal, as próprias cascas servem como molde. Assim, basta preenchê-las pelo furinho com a argamassa e deixar para secar/descascar. Depois de prontos, os ovinhos de argamassa também podem ser enfeitados e incluídos na decoração. Afinal, diferentemente das cascas de ovos, eles são muito mais resistentes para manusear. Aliás, o porta-ovos é o acessório ideal para posicionar a casca para ser trabalhada. Até mesmo para produzir a vela. Nesse caso, em vez da argamassa, você utilizará parafina e um pavio. Depois basta esperar secar e optar por pintar ou não a casca. Outra dica é misturar à parafina ainda líquida uma essência de chocolate, espalhando aquele aroma da Páscoa no ar!

 

3.     Cultivo de plantas

Se você quiser, também dá para aproveitar a brincadeira para inspirar uma reflexão sobre o sentido da Páscoa. Afinal, tanto a casca do ovo quanto suas embalagens de papelão podem ser reutilizadas para germinar sementes e mudinhas. Aliás, a casca do ovo é rica em cálcio, potássio e magnésio, elementos que ajudam a nutrir as plantas.

Dessa forma, é possível abordar temas relacionados ao conceito de renovação e renascimento, por exemplo. Caso queira testar uma experiência rápida, utilize sementes de feijão ou girassol.

 

Brincadeiras para mexer o corpo

 

1.     Lançamento de argolas

Que tal adaptar um clássico jogo de argolas para uma versão de brincadeiras de Páscoa? Assim, a diversão pode começar dentro de casa e se expandir para o pátio ou varanda. Para tanto, você pode usar garrafas pet ou latinhas como alvos e fabricar argolas com jornal e fita adesiva. Depois, para personalizar a atividade, convide os pequenos para desenhar nos alvos, transformando-os em “orelhas de coelho” ou cenouras. Depois de finalizar as peças do jogo, basta escolher o melhor local para fazer os arremessos. Inclusive, nada mais justo do que premiar o vencedor da brincadeira com chocolates! 🙂

 

2.     Coelhinho sai da toca

Entre as brincadeiras de Páscoa que marcaram a infância de muitos adultos, uma superdivertida é o “coelhinho sai da toca”. Para começar, defina um local para realizar a atividade e como serão compostas as tocas. Dá para usar bambolês, tapetes ou até desenhar círculos no chão com giz, por exemplo. Em seguida, defina o número de tocas para a dinâmica, garantindo que seja menor do que a quantidade de participantes. Isso porque um jogador (no mínimo) precisa “sobrar”.

O ideal é posicionar as tocas em torno de um ponto central – local onde ficarão inicialmente os participantes sem toca. Então alguém diz “Coelhinho, sai da toca!”, e todos devem mudar de lugar. Assim, os “coelhos” que estão de fora tentam ocupar as tocas que ficam vazias enquanto os demais procuram outra. A cada rodada, o número de tocas pode ser diminuído, assim como ocorre na dança das cadeiras. No fim, ganha quem conseguir uma nova toca em todas as etapas.

 

Atividades para relaxar e saborear os ovos de Páscoa

Para os fãs do cinema em casa, a dica é relaxar no sofá e recorrer aos serviços de streaming. Ainda mais quando as sessões são acompanhadas de chocolates, né?! Então aproveite para conferir estas dicas de filmes disponíveis na Netflix:

 

1.     A Origem dos Guardiões

Uma aventura mágica em que os imortais Guardiões precisam proteger do Bicho Papão a imaginação e a crença das crianças. Nesse contexto, o Coelho da Páscoa figura entre os heróis, assim como o Papai Noel e a Fada do Dente. Porém, quem espera ver um coelhinho fofinho, irá se surpreender com uma versão para lá de atlética!

 

2.     HOP – Rebelde sem Páscoa

De um lado está o Júnior, um coelho que não quer assumir seu papel como sucessor do representante da Páscoa. De outro, Fred, um rapaz desempregado e preguiçoso que precisa trabalhar. No entanto, um acidente reúne os dois personagens e favorece a colaboração entre eles. Diante disso, Fred almeja transformar Júnior num astro da música enquanto tenta ser o primeiro Coelho da Páscoa humano.

 

3.     A Caminho da Lua

Mesmo que sua temática não seja propriamente focada na Páscoa, A Caminho da Lua é uma ótima opção de entretenimento. Afinal, a animação destaca o poder da imaginação e a importância de seguir em frente diante do inesperado. Assim, a menina Fei Fei, apaixonada por Ciência, embarca numa viagem para a Lua acompanhada de sua coelhinha Bungee.

 

Depois de todas essas dicas, é só reunir a família e programar as melhores brincadeiras de Páscoa! Afinal, taQi, tá em casa!

 

Foto: iStock/Sasha_Suzi

One thought on “Brincadeiras de Páscoa: ideias para envolver toda a família

  1. Adorei as ideias de brincadeiras neste momento que estamos passando na ora das brincadeiras esquecemos os momentos triste e surge só alegria obrigado loja Taqi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *