Conta de água mais cara e manchas pelas paredes são apenas dois dos problemas causados pelos vazamentos de água. Além disso, eles ainda podem danificar os móveis, o piso ou mesmo a estrutura do imóvel. Então, que tal dar uma geral na sua casa em busca de possíveis vazamentos? A gente te ensina como!
Como identificar vazamentos em casa?
Tubulação da parede
As conhecidas manchas de umidade na parede muitas vezes se devem a vazamentos de água. Assim, para verificar se há problemas na tubulação, certifique-se de por onde passa o encanamento na parede e faça o teste da batida. Ou seja, bata em toda a extensão do encanamento atenciosamente para observar se soa diferente em alguma parte.
Vazamentos no vaso sanitário
Para se certificar se há vazamento no vaso é simples: despeje borra de café na água. Então, se em meia hora a borra ainda estiver no fundo do vaso é porque não há vazamento.
Canos alimentados pela caixa d’água
Para verificar se há vazamentos pelos canos alimentados pela caixa d’água, primeiro feche todas as torneiras da casa. Além disso, desligue todos os aparelhos que utilizam água, como as máquinas de lavar louça e roupa. Também feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Então, marque na própria caixa o nível do líquido e verifique, após uma hora, se ele diminuiu. Se sim, há vazamentos na canalização ou nos sanitários.
Vazamentos nas torneiras
Uma torneira gotejando pode desperdiçar 46 litros de água por dia. Ou seja, o equivalente a 1380 litros por mês! E, se a torneira está pingando mesmo após ser fechada, então é vazamento certo. Assim, corra agora para o nosso canal no You Tube e aprenda de forma simples como trocar uma torneira estragada.