Um café a qualquer hora – quem não ama? Essa bebida, é paixão nacional e a segunda bebida mais consumida do mundo, passa por vários processos até chegar a sua xícara. Assim, conversamos com a Barista Bruna Prado, que nos contou alguns fatos e curiosidades que os coffee lovers irão amar.
Tudo sobre o café
É importante você saber que beber café — com moderação — não só é bom, como é benéfico para sua saúde. Afinal, ajuda no aumento da atenção e memória, redução do estresse, melhora do humor e diminuição dos riscos de doença cardíaca.
Mas, afinal de contas, que café é esse que bebemos? Existem mais de sessenta tipos, mas os que são realmente comercializados e que são normalmente consumidos são das famílias arábica e canéfora. Segundo Bruna, a arábica apresenta um subgrupo gigantesco, enquanto a canéfora apresenta um bem menor, com as espécies de café conilon e robusta, por exemplo.
Aliás, aqui no Brasil, geralmente consta a espécie nas embalagens. Então, vamos entender melhor sobre cada um?
ARÁBICA
- Mais doce e suave;
- Grãos maiores e mais claros;
- Processo de preparação mais delicado, já que é mais propenso a pegar doenças, exige mais cuidados;
- Produzido em escalas menores, com pouca regularidade;
- Possui 44 cromossomos, o que lhe torna um grão mais rico e complexo.
CANEFORA
- Mais amargo — “A gente chama de ‘bebida dura’ pelo seu amargor”, afirma Bruna.
- Grãos miúdos e mais escuros;
- Processo de produção mais fácil
- Produção em grande escala e com bastante regularidade;
- Possui 22 cromossomos, o que lhe torna um grão mais simples.
Aqui, é importante ressaltar: em geral, quando o café é produzido com grãos arábica, ele costuma ser 100% puro. Já quando ele é produzido com grãos de canéfora, ele precisa de um blend. Isso significa que não é puro, porque acaba sendo misturado com grãos de arábica para ter o resultado. Segundo Bruna, é bem difícil acertar um café apenas com canéfora.
“Os cafés arábica são os de maior qualidade mesmo, são o café gourmet. Mas esse mito de que o conilon é um café ruim está acabando, porque já tem café gourmet que é 100% deste grão. As pessoas geralmente acreditam nisso porque essa espécie é utilizada em cafés mais baratos”, conta a barista.
Conheça as principais bebidas feitas através do grão de café:
E aí, qual o seu preferido? Pedimos para a Bruna passar os segredos para preparar o melhor café em casa! Segundo ela, não existem tantas dicas para fazer um bom café, porque com poucas coisas você já consegue melhorar a qualidade da bebida. Então, olha só tudo que a Bruna disse:
1. Não deixe o café oxidar
O principal ponto para manter a qualidade do café é o armazenamento. Assim, o ideal é que você mantenha ele afastado da luz e da água, porque esses elementos fazem o pó ou grão oxidarem e isso tira o sabor. “Eu costumo deixá-lo na própria embalagem, porque ela já é escura”, argumenta Bruna. Segundo a barista, durante todo o processo o café já vai oxidando, então quando ele chegar na sua casa, o ideal é você retardar esse processo para não perder a qualidade. Aliás, acredita que o grão leva só quinze minutos para oxidar? Então, nada de pegar todo o café e colocar em um potinho!
2. Coe o filtro
Seja de pano ou de papel, o filtro pode passar sabor para o café. Por isso, antes de colocar o pó, coloque água quente no filtro e depois acrescente o café. Dessa forma, ele não perde o gosto.
3. Nada de ferver a água
A água fervida perde todo o oxigênio, e este é responsável para não deixar o café amargar. Por isso, não espere ferver, deixe apenas estar bem quente para preparar a sua bebida.
4. Técnica de preparo do café
Ao invés de colocar o pó no filtro e colocar água, faça o oposto: quando a água estiver quente, acrescente o café e abafe a mistura por quinze minutos. Desse jeito, o pó solta os óleos aromáticos e confere mais sabor para o resultado. Depois desse tempo, passe esse líquido pelo filtro.
Além disso, a barista ainda sugere se aventurar e procurar opções diferentes de café por aí — os grãos especiais, produzidos em outros lugares. “Assim, você vai aumentando a sua percepção”, afirma.
Gostou das dicas? Agora que você já sabe todos os truques sobre café, tá na hora de saber qual a melhor opção para prepará-lo aí na sua casa.
A taQi te mostra duas opções de cafeteira e você escolhe qual combina com você!
CAFETEIRA DE CÁPSULAS
- Café expresso feito com cápsulas de alumínio;
- o que preserva o frescor do pó;
- O sabor e aroma são potencializados;
- Esse modelo faz diferentes tipos de café;
- Prepara opções com leite cremoso;
- Faz uma xícara por vez.
CAFETEIRA ELÉTRICA
- Café coado feito com o pó do café e filtrado por um filtro de papel;
- Prepara um café menos denso que o expresso;
- Os aromas e sabores são mais leves;
- Esse modelo mantém a temperatura da bebida;
- Faz vários cafezinhos por vez.
E sabe o melhor? Temos estes dois modelos de cafeteira — e muitos outros — com os melhores preços no site da taQi!