
Já faz tempo que a tradicional macarronada conquistou o prato e o coração dos brasileiros. Para muitos, inclusive, ela faz parte daquela gostosa coleção pessoal de memórias de infância. Afinal, era comum a oportunidade de acompanhar seu preparo completo – de forma caseira, mesmo – nas cozinhas das avós. Mas, além do saudosismo, a massa também pode agregar importantes benefícios à saúde. Especialmente quando acompanhada de ingredientes como tomate, cebola, alho e azeite de oliva, por exemplo. Afinal, a combinação com vegetais também ajuda a aumentar a ingestão de fibras e nutrientes. Consequentemente, seu consumo pode contribuir para melhorar a qualidade da alimentação. Assim sendo, que tal investir no preparo de uma autêntica receita dessa indiscutível comida afetiva?
Preparando em casa a clássica “massa da vovó”
Com rendimento de 10 porções, esta receita clássica de massa tem tempo de preparo de 120 minutos. Veja como é simples prepará-la em casa:
Ingredientes:
— 6 ovos
— 1 kg de trigo
— 2 copos de água
Modo de preparo:
- Coloque o trigo numa tigela e faça uma cavidade no centro. Acrescente os ovos nesse espaço e misture;
- Aos poucos, vá acrescentando a água e sovando bastante até formar uma massa lisa.
- Divida a massa em seis partes;
Abra cada porção com a ajuda de um rolo de macarrão. Coloque-as sobre uma mesa enfarinhada e estique-as o máximo possível. Para que você consiga esticar bem, o ideal é utilizar uma máquina específica para a função. Ela pode tanto ser manual quanto elétrica. Ambas facilitam também o processo de corte;- Se não possuir uma máquina, a dica é enrolar cada parte como um rocambole e cortar em fatias fininhas;
- Em seguida, coloque a massa na mesa para secar. Você pode tanto deixá-la esticada quanto envolvê-la na mão para fazer pequenos “ninhos”. Com cortes mais largos, também é possível utilizar essa receita de massa para fazer lasanha!
- Quando a massa estiver sequinha, cozinhe-a em água fervendo com óleo e sal;
- Para acompanhar, faça um molho de sua preferência. Desde o mais tradicional, à bolonhesa; até opções mais elaboradas, como queijo; limão; ou ao alho, óleo e pimenta. Outros muito apreciados são os molhos à putanesca, a carbonara, à gricia, à norma, à matriciana e ao pesto. Neste link você encontra o modo de preparo de todos eles.
Do artesanal ao industrial
Como se sabe, a revolução industrial e tecnológica agregou muita praticidade ao dia a dia. Dessa forma, é possível unir clássico e moderno para otimizar os resultados e diminuir o esforço exigido pelas tarefas manuais. E isso também vale na hora de preparar suas receitas! Então, para quem busca esta facilidade, a taQi conta com diversas opções. A máquina de massa elétrica Braesi CB-28 Compacta é uma delas. Este modelo possui pés de borracha, regulagem de altura e cortador de talharim. Além desta versão, outras máquinas elétricas, residenciais e até industriais têm caído no gosto dos consumidores.
Projetados para estender, esticar e cortar a massa no tamanho desejado, os equipamentos têm utilização bastante simples. Assim, para quem deseja elevar o nível da produção caseira, estes dois modelos ajudam a otimizar a linha de produção em sua cozinha.
Já para quem cogita produzir em maior escala, os equipamentos industriais também podem ser utilizados em casa. Por exemplo, amassadeiras com grande capacidade.
Gostou das dicas? Então que tal começar sua produção e surpreender a todos com aquele saboroso macarrão feito na hora? 🙂