
Manter a roupa de cama sempre limpa e bem cuidada vai muito além da estética. Afinal, é uma questão de conforto, saúde e durabilidade. Embora muitas pessoas aproveitem a troca de estação para organizar armários e gavetas, o cuidado com o enxoval deve ser constante — especialmente quando falamos de itens mais pesados, como cobertores e edredons.
Além de terem maior valor agregado, eles acumulam poeira, ácaros e odores com facilidade quando ficam guardados por longos períodos. Porém, com os cuidados certos, sua roupa de cama pode durar muitos anos sem perder maciez, volume e eficiência térmica. Por isso, confira as dicas da taQi e mantenha sua roupa de cama sempre limpa, cheirosa e pronta para o frio.
Como manter a roupa de cama de frio limpa e bem cuidada?
Cobertores, mantas e edredons são itens de uso sazonal. Assim, requerem cuidados diferentes, dependendo da época. Durante os meses quentes, sem uso, o ideal é que sejam guardados limpos e embalados num armário ou cômoda. Dessa forma, bastará retirá-los do roupeiro quando o frio chegar. Porém, quando as cobertas são guardadas sem cuidados específicos, é comum surgirem algumas dúvidas. Como, por exemplo: é preciso lavar os cobertores antes de usar? Qual a melhor forma de higienizar edredons em casa? Como conservar a roupa de cama durante o uso e o armazenamento?
Para responder a essas e outras perguntas, a taQi preparou este guia prático com tudo o que você precisa saber para lavar e cuidar corretamente de cobertores e edredons. Para tanto, siga as etapas abaixo:
- Passe o aspirador de pó na roupa de cama;
- Lave na máquina;
- Deixe secar à sombra;
- Proteja suas cobertas.
1. Passe o aspirador de pó na roupa de cama
Sim, isso mesmo! Especialmente no caso dos cobertores, as fibras do tecido tendem a acumular muita poeira. Logo, é recomendando passar o aspirador de pó nas cobertas antes da lavagem.
2. Lave na máquina
Depois, coloque a sua roupa de cama na máquina de lavar. Aliás, vale observar as instruções do fabricante contidas na etiqueta da peça para evitar imprevistos. Em geral, cobertores, edredons e até travesseiros podem ser lavados na máquina sem problemas, mas alguns produtos podem exigir cuidados especiais.
OBS.: Caso você ou alguém da sua família seja alérgico, vale investir em sabões neutros ou hipoalergênicos e, de preferência, líquidos.
3. Deixe secar à sombra
Muita gente tem o costume de colocar os cobertores no sol para arejar ou secar. Porém, o ideal é que eles não fiquem expostos diretamente aos raios solares. Isso porque temperaturas muito altas podem danificar as fibras do tecido, deixando-as queimadas e encolhidas. Assim, após a lavagem, é melhor deixar a roupa de cama secando à sombra, no varal, em local bem ventilado.
Para prolongar a vida útil dos seus cobertores e edredons, deve-se evitar o uso constante de secadora em temperaturas muito altas, já que o calor intenso pode danificar as fibras. Além disso, na hora de guardar, certifique-se que as peças estejam bem secas, afinal, ao guardar peças úmidas, você favorece o surgimento de mofo, bolor e odores desagradáveis.
4. Proteja suas cobertas
Todos os procedimentos de limpeza acima não se aplicam somente aos cobertores que haviam sido guardados sem lavagem. Também valem para as cobertas que estão em uso e precisam ser higienizadas periodicamente. Porém, como alternativa, você pode proteger sua roupa de cama com capas específicas para cobertores e edredons. Aliás, essas proteções são usadas principalmente para revestir as cobertas mais pesadas. Consequentemente, na hora da limpeza, você só precisará lavar a capa – o que facilita bastante o trabalho de higienização.
Gostou das nossas recomendações sobre roupa de cama? Então fique sempre ligado em nosso blog para mais dicas de utilidades domésticas! E, sempre que precisar de itens para sua casa, conte com o site da taQi para fazer suas compras online com segurança!
One thought on “Edredons e cobertores: como higienizar a roupa de cama”