Bem-estar: andar de bicicleta todo dia é sinônimo de saúde

Conheça cinco benefícios para o corpo e para a mente que você pode obter ao começar a andar de bicicleta diariamente

Como se sabe, andar de bicicleta é uma ótima maneira de gastar calorias e entrar em forma. Porém, se engana quem imagina ser necessário pedalar por horas e horas para que o exercício surta efeito. Na verdade, o mais importante é a constância. Assim, com apenas 30 minutos diários de pedalada, você já começa a colher benefícios para o corpo e a mente. Confira, a seguir, os principais deles.

 

Por que andar de bicicleta diariamente?

Por que andar de bicicleta todos os dias?

1.     Fortalecimento dos músculos

Pedalar é um bom exercício para as pernas, que ficam em movimento o tempo todo durante a atividade. Logo, é uma ótima maneira de tonificar os músculos das coxas e da panturrilha. Além disso, andar de bicicleta ainda fortalece a estrutura do quadril. E, se você tiver uma bike com marchas, pode usar um nível mais pesado para turbinar o ganho muscular.

 

2.     Gasto calórico

Ao mesmo tempo em que funciona como uma musculação para as pernas, pedalar é uma atividade aeróbica. Ou seja, aumenta a frequência cardiorrespiratória, o que ajuda a eliminar gordura. Assim, ao andar de bicicleta por 30 minutos em ritmo leve você já queima cerca de 140 calorias. Já se a intensidade for moderada, a perda pode chegar a 280 calorias no mesmo intervalo.

 

3.     Controle do colesterol

Além de queimar calorias – e, assim, deixar o corpo em forma – atividades aeróbicas como a pedalada ajudam a regular os níveis de colesterol. É o que mostra um estudo realizado pelo Instituto do Coração de São Paulo (Incor). Segundo a pesquisa, praticantes do ciclismo conseguem eliminar do sangue o colesterol ruim (LDL) cinco vezes mais rápido do que pessoas sedentárias.

 

4.     Mais disposição e bom-humor  

Andar de bicicleta diariamente também ajuda a saúde mental. Isso porque a atividade faz o organismo produzir endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, se você pedala ao ar-livre, como num parque, o próprio contato com a natureza já proporciona uma mudança no humor.

 

5.     Melhora da qualidade do sono

Por esses motivos acima, a prática do ciclismo é capaz de elevar a qualidade do sono. Afinal, andar de bicicleta cansa o corpo e melhora o bem-estar mental. Logo, quando chega a hora de ir para a cama, você está bem mais relaxado. Então, se estiver com problemas de insônia, que tal começar a pedalar diariamente?

 

Qual a bicicleta ideal para você?

Existem muitos tipos diferentes de bikes – dedicadas a atividade de lazer, corrida ou mesmo aventuras off-road. Você pode usar qualquer uma delas, mas, se estiver começando no esporte, recomendamos os modelos mais básicos. Afinal, vão atender perfeitamente suas necessidades e ainda costumam ser opções mais baratas. Além disso, há a alternativa das bicicletas ergométricas, que podem ser usadas dentro de casa. Assim, são perfeitas para quem tem uma rotina mais apertada – e para aqueles dias de frio e chuva, claro!

 

Então, vamos começar os exercícios? Na taQi você encontra bikes e acessórios para andar de bicicleta com todo o conforto e segurança!

 

Foto: iStock/anyaberkut

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *