Como montar uma área de churrasqueira em sua casa

Uma área de churrasqueira pode oferecer bons momentos com família e amigos! Veja nossas dicas para montar um ambiente funcional e agradável

Com o clima mais seco e a retomada dos encontros presenciais, é declarada aberta a temporada do churrasco. Inclusive, muitos assadores atentos às novidades já estão adaptando métodos e receitas para surpreender amigos e familiares. Isso porque, além da tradicional carne, novas cores e sabores se somam para atender a todos os estilos. Assim, junto ao onipresente pão de alho, também legumes e vegetais estão ganhando espaço na grelha dos brasileiros. Com isso, ter uma área de churrasqueira em casa oferece cada vez mais vantagens para todos!

 

Montando sua área de churrasqueira

A seguir, confira as dicas da taQi para montar um ambiente prático, funcional, charmoso e aconchegante para receber seus convidados.

 

Aposte em um ou mais modelos de churrasqueira

Modelo portátil para sua área de churrasqueiraCertamente, o churrasco de espeto nunca vai perder o espaço. Porém, com as novas tendências de verduras e legumes assados, grelhas e churrasqueiras tipo parrilla e a bafo ganham evidência. Por isso, além da churrasqueira tradicional de parede, pode ser interessante investir num segundo modelo para diversificar o cardápio. Ainda mais que sempre há pelo menos uma churrasqueira ideal para cada tipo de ambiente.

Churrasqueira elétrica Arke Vitta SmartJá para quem prefere ficar longe da fumaça, a dica é apostar nos modelos elétricos ou a gás. Contudo, é importante lembrar que eles não conferem aquele sabor defumado, característico do churrasco feito com carvão ou lenha. Nesse caso, uma churrasqueira portátil convencional pode ser uma segunda opção interessante. Afinal, sempre que desejar, você poderá utilizá-la no seu pátio, variando o layout da sua área de churrasqueira. Porém, se você mora em condomínio, lembre-se de que é fundamental observar as regras estabelecidas no regimento.

 

Invista numa área coberta

Embora o churrasco ao ar livre seja ainda mais convidativo no verão, é importante viabilizar a programação sob qualquer clima. Assim, a dica é planejar um espaço coberto para pelo menos uma de suas churrasqueiras. Inclusive, mesmo em ambientes abertos, é sempre prudente ter áreas de sombra para que ninguém fique demasiadamente exposto ao sol. Desse modo, pode-se investir em guarda-sóis e gazebos, por exemplo.

 

Mobiliário

Se sua área de churrasqueira for coberta, armários, prateleiras e nichos serão bem-vindos, sobretudo para deixar os utensílios bem acessíveis. Dessa forma, é possível tornar o preparo das refeições mais simples e prático. Porém, tente não sobrecarregar demais a área com móveis. Afinal, a ideia é dispor de um espaço mais leve e aconchegante para seu lazer e diversão.

Mesa para área de churrasqueiraAlém disso, uma mesa ampla com cadeiras ou bancos e banquetas são itens indispensáveis, bem como mesas auxiliares ou balcões. Isso porque eles podem ser úteis tanto no preparo de alimentos quanto servindo de apoio para servir petiscos e bebidas. Ao mesmo tempo, os móveis externos são ótimos complementos! Afinal, além de contribuírem com a funcionalidade do espaço, ainda ajudam a decorar seu pátio.

Também é interessante deixar a área do churrasco mais independente da parte interna da casa. Para isso, invista numa boa pia – útil tanto para lavar a louça e as mãos quanto para preparar os alimentos.

 

Um lugar para bebidas

Caixa térmica: opção prática para sua área de churrasqueira

Sem dúvida, um bom churrasco é sempre acompanhado de bebidas especiais. Mas, caso não deseje investir numa geladeira convencional para a área de churrasqueira, sempre há alternativas. Por exemplo, apostar numa cervejeira, num frigobar, numa adega ou até mesmo numa boa caixa térmica.

 

Use seu estilo e criatividade para decorar

Apesar do estilo rústico geralmente ser predominante numa área de churrasqueira, a decoração pode ser bem democrática. Afinal, o mais legal é que seu espaço de lazer e diversão reflita seu estilo pessoal. Dessa forma, vale apostar em combinações de madeira, vidro e metal, por exemplo, ou fibras naturais, tecidos e plantas. Tudo depende da sua vibe!

 

Uma área completa

Caso possa ir além em seu ambiente, a dica é complementar a área de churrasqueira com piscina, forno e fogão. Inclusive, já pensando nas estações mais frias que virão depois, um fogão a lenha também pode ser bom investimento!

 

Dicas de assados

Depois de montar e decorar seu espaço, basta preparar o fogo e iniciar seu assado. Para o churrasco tradicional, picanha, maminha e costela seguem como preferências nacionais. Já como aperitivo para as carnes mais pesadas, a dica é apostar na carne de porco. Aliás, cortes suínos e de frango, assim como linguicinha, são ótimas pedidas para tornar o cardápio mais acessível. Enquanto isso, para incrementar seu assado e entrar na moda dos legumes, vegetais e afins, anote aí: milho, cogumelos, pimentões, cebolas, tomates, batata, batata-doce, aspargos, abobrinha, berinjela, brócolis, couve-flor e palmito pupunha ficam ótimos na grelha!

Aventure-se, experimente novos sabores e viva bons momentos em família ou com os amigos. E não se esqueça: tudo o que você precisa para sua área de churrasqueira… taQi! 🙂

 

Foto: iStock/Dan Rentea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *