Informática: saiba como escolher o notebook ideal

Escolhendo um notebook? A taQi ajuda você a entender os termos de informática mais utilizados nas especificações técnicas de computadores

Processador, memória, placa de vídeo, HD, SSD, RAM… O mundo da informática é recheado de termos técnicos nem sempre de conhecimento geral. Aliás, a falta de intimidade com esse vocabulário frequentemente confunde consumidores em busca de novos dispositivos. Afinal, no que prestar atenção na hora da compra? Quais as melhores configurações para um notebook?

Se você está enfrentando esse problema, não se preocupe. A taQi preparou um guia para ajudá-lo(a) a entender todos esses termos. Assim, vai ficar muito mais fácil escolher o notebook ideal!

 

Entendendo os termos da informática

São quatro os tópicos que mais costumam causar confusão nos usuários: processadores, memória RAM, armazenamento e placa de vídeo. Coincidentemente, são esses os componentes que mais afetam o desempenho dos notebooks. Logo, vale a pena buscar entender melhor a função de cada um.

Acer Aspire 5

 

Processador

Como o nome já deixa claro, trata-se do componente responsável por processar todas as atividades executadas pelo computador. Portanto, o modelo e a versão/geração do chip influenciam em quais programas poderão ser rodados e na velocidade de execução. Vale salientar que existem dezenas de processadores diferentes no mundo da informática – e isso afeta diretamente o preço dos notebooks. Para computadores com Windows, as opções de processador se dividem principalmente entre os modelos da Intel e os da AMD. Para facilitar, podemos classificar os processadores em quatro “categorias” – Básicos, Intermediários, Avançados e Extremos.

1.     Básicos

Atualmente, entre os modelos básicos estão os chips Intel Celeron e i3, e AMD Ryzen 3. Eles são indicados para atividades simples do dia a dia, que não exijam tanto desempenho da máquina. Por exemplo, acessar a internet e editar textos e planilhas. Assim, esses modelos de processador costumam oferecer o melhor custo-benefício para estudantes e escritórios.

2.     Intermediários

Entre os modelos intermediários estão o Intel i5 e o AMD Ryzen 5. Esses modelos têm capacidade de rodar alguns softwares um pouco mais pesados, como editores de fotos e jogos. Contudo, não são os mais indicados para quem precisa de alto desempenho nessas funções. Na verdade, são ideais para quem quer realizar atividades simples com mais velocidade e equilíbrio.

3.     Avançados

Já entre os avançados destacam-se os processadores Intel i7 e AMD Ryzen 7, com capacidade para rodar jogos e softwares pesados. Portanto, esses modelos são ideais para a maioria dos criadores de conteúdo e gamers, oferecendo bom desempenho geral.

4.     Extremos

Entre os modelos topo de linha estão o Intel i9 e o AMD Ryzen 9, que oferecem o melhor desempenho do mercado. Ou seja, são ideais para usuários com cargas de trabalho mais exigentes ou games de última geração.

 

Memória RAM

Notebook Lenovo IdeaPad 3iA memória RAM também influencia na velocidade de execução dos programas. Porém, sua principal função é garantir que diversos processos possam ser rodados ao mesmo tempo. Assim, se você trabalha com várias janelas simultaneamente, precisa de uma boa quantidade de memória RAM. Hoje em dia, o mínimo exigido pelos sistemas operacionais costuma ser 4GB, como ocorre nos modelos com Windows 10 e 11. Na taQi, todos os notebooks à venda possuem pelo menos 4GB, o que já garante desempenho melhor. Para ainda mais eficiência, busque modelos com 8GB, 16GB ou até 32GB de memória RAM.

 

Armazenamento

Atualmente, há duas tecnologias de armazenamento de dados predominantes no mercado de informática. A mais tradicional é o disco rígido, também conhecido como HD (hard drive, em inglês). Os HDs são baratos e costumam trazer grande capacidade de armazenamento, mas não são tão velozes. Já a outra tecnologia chama-se SSD (solid state drive), similar à utilizada em pendrives. Ela é muito mais rápida, porém tem custo elevado. Para manter os preços competitivos, os fabricantes de notebooks estão combinando as duas soluções. Assim, um SSD de menor capacidade, econômico, armazena o sistema operacional e outros softwares, garantindo velocidade nos processos rotineiros. Já um HD com mais capacidade é usado para guardar arquivos, como fotos e vídeos, que são acessados apenas esporadicamente.

 

Placa de vídeo

Existem dois tipos de placas de vídeo: integradas e dedicadas. A maior parte dos notebooks utiliza placas de vídeo integradas, que são modelos mais enxutos. Essas placas de vídeo são ideais para atividades do dia a dia, como estudar, assistir vídeos ou utilizar o pacote Office. Mas, se o notebook for usado para rodar softwares mais pesados, o ideal é ter uma placa de vídeo dedicada. Portanto, se for utilizar editores de imagens ou rodar jogos em alta definição, essa é a melhor alternativa.

 

Escolha o seu notebook

Com esses termos da informática esclarecidos, fica muito mais fácil escolher o seu próximo notebook. Nesse processo, a dica é sempre levar em conta seu perfil de uso. Se você deseja um notebook para utilizar softwares simples e navegar na internet, opte por um modelo básico. É o caso do Multilaser Legacy Book, que traz processador Intel Celeron, memória RAM de 4GB e HD de 64GB. Ou seja, uma opção mais acessível para quem procura um notebook para estudar ou trabalhar com o pacote Office.

Notebook Samsung Book E30Mas, se você quiser um modelo para desempenhar as mesmas funções com desempenho superior, recomendamos o Lenovo IdeaPad 3i. Isso porque ele traz armazenamento SSD, que garante velocidade muito maior. Aliás, outra excelente opção é o Samsung Book E30, que oferece mais espaço e vem com processador Intel Core i3.

Notebook Acer Aspire 5Já para funções mais pesadas, como assistir a vídeos em alta resolução ou editar imagens, vale buscar um modelo intermediário. Nesse sentido, uma opção interessante é o notebook Acer Aspire 5. Afinal, esse modelo intermediário traz processador Intel i5, 8GB de RAM e SSD com 256GB de capacidade de armazenamento. Assim, você tem tudo de que precisa para a maioria das atividades laborais, seja em home office ou no escritório. Dá até para rodar boa variedade de jogos, embora não seja voltado especificamente a essa atividade.

 

Viu só? Seja qual for o seu perfil de uso, a taQi tem o note perfeito para você! 🙂

 

Foto: iStock/Filipovic018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *