Estamos no auge do inverno, e os dias mais frios prometem ser intensos daqui para a frente. Por isso, deixar a casa quentinha é o primeiro e mais óbvio passo para aproveitar a estação com muito conforto! Logo, uma boa opção para a climatização é o aquecedor de ambiente. Mas… Você sabe como escolher o melhor para o seu espaço? Afinal, o mercado oferece opções com diferentes tecnologias e funcionalidades. Portanto, descubra mais sobre esse equipamento e veja como optar pelo modelo que melhor atende a sua família. Vamos lá?
Tipos de aquecedor de ambiente
Com o frio intenso das últimas semanas, sobretudo no Sul do Brasil, muita gente tem recorrido ao aquecedor portátil para deixar a casa quentinha e aconchegante. Afinal, a temperatura do ambiente está diretamente relacionada ao conforto que ele proporciona. Portanto, além de puxar o cobertor ou o edredom, muitas vezes é necessário investir na climatização. Com isso, naturalmente surgem dúvidas sobre as tecnologias desses aparelhos e as principais diferenças entre elas. Em geral, os consumidores encontram dois tipos – os aquecedores elétricos, ou termoventiladores; e os que funcionam através da troca de calor.
Os termoventiladores, ou aquecedores elétricos, são mais recomendados para ambientes pequenos, devido à forma como aquecem. De maneira resumida, eles funcionam como um ventilador com resistência acoplada. Conforme giram as pás, ocorre a troca de ar, gerando o aquecimento do ambiente de forma rápida. Eles têm a vantagem de serem leves, facilitando seu transporte entre os ambientes. No entanto, o alcance não é seu ponto forte – por isso, são recomendados especificamente para cômodos pequenos.
O segundo tipo de aquecedor é diferente, funcionando a partir da troca de calor. Assim, o aquecimento ocorre de forma indireta – e, ao contrário do elétrico, que resseca o ambiente, este preserva a umidade. Esse tipo de aquecedor, embora demore mais para esquentar o ambiente, é mais eficiente para espaços amplos. Entre os principais tipos estão os aquecedores a óleo e os com tubos de quartzo ou halógenos. Também existem os aquecedores a gás, cujo design remete até a um fogão a lenha.
Como funciona cada tecnologia?
1. Aquecedor a óleo
Dentro do equipamento há um recipiente com óleo, que é aquecido pela resistência elétrica, gerando ar quente. O ar é dissipado para o ambiente por convecção ou radiação. Assim, é o mais indicado para ambientes grandes. Além disso, é uma opção mais silenciosa quando comparada aos modelos halógenos.
2. Aquecedor halógeno
Possui resistências que, ao serem ligadas à energia elétrica, esquentam rapidamente o ambiente, transformando o oxigênio em calor. Isso causa o ressecamento do ar. Por isso, esse tipo não é recomendado para pessoas com problemas respiratórios. Também se deve atentar ao uso perto de crianças ou pets, pois sua estrutura fica aquecida, podendo causar acidentes.
3. Aquecedor a gás
Com design que remete ao clássico fogão a lenha, este tipo funciona com gás GLP, sendo mais econômico. Com formato compacto e rodízios fixos, pode ser transportado entre os ambientes com facilidade. Além disso, alguns modelos possuem chapa de ferro fundido, possibilitando esquentar uma chaleira – característica ideal para o chimarrão dos gaúchos!
Aquecedores de ambientes mais procurados
Para quem busca praticidade no dia a dia, o aquecedor elétrico Britânia AB1600P Ceramic é o modelo perfeito. Ele tem a função de aquecedor e circulador de ar, com três opções de ventilação. Além disso, seu sistema de oscilação permite uma melhor distribuição do calor no ambiente, com opções de 750W e 1500W de potência. Com design clean e dimensões compactas, o equipamento possui alças que facilitam o transporte.
Outra opção para quem valoriza a versatilidade de um produto, o aquecedor elétrico Britânia AB1100N oferece três modos. O primeiro nível liga a ventilação, enquanto os outros dois oferecem diferentes potências para aquecimento do ambiente. Ou seja: é um equipamento ideal para ser utilizado tanto na sala de estar quanto num dormitório, garantindo a temperatura perfeita.
Já para quem busca um aquecedor a óleo potente e seguro, o Britânia BAQ1510B, com três níveis de potência, é uma ótima escolha. Como funciona a partir do aquecimento do óleo, não queima o oxigênio do ar, preservando a umidade do ambiente. Isso gera maior sensação de aconchego, além de garantir uma climatização eficiente. O modelo tem rodinhas na base e alça para transporte entre diferentes cômodos, proporcionando uso seguro inclusive em dormitórios.
E aí?! Descobriu qual o aquecedor de ambiente ideal para a sua família? Então, para conhecer mais opções, acesse o site da taQi ou visite uma loja física e desfrute de atendimento personalizado!