Disponível em múltiplas versões, a esmerilhadeira é uma ferramenta indispensável para diversas tarefas. Em especial, esse equipamento pode ser utilizado para cortar materiais metálicos ou fazer acabamentos em peças de aço. Mas que tal entender melhor para que serve a esmerilhadeira e qual a melhor forma de usá-la? Para isso, é só continuar a leitura!
Para que serve a esmerilhadeira?
Basicamente, esmerilhadeiras são classificadas em elétricas ou pneumáticas, podendo também funcionar a bateria. São ferramentas bastante úteis para cortes, polimentos e outros tipos de acabamento em estruturas metálicas. Além disso, podem ser utilizadas para trabalhos em chapas e barras de ferro, perfis de alumínio e remoção de rebarbas.
Dependendo do caso, uma esmerilhadeira pode ser utilizada também para polir concreto ou pedra, bem como realizar acabamentos em tijolo ou cerâmica. Aliás, com ela é possível economizar tempo e reduzir a necessidade de força física. Além disso, o resultado do trabalho é muito preciso.
Como dito, é possível encontrar diferentes tipos de esmerilhadeira no mercado. Portanto, para escolher o modelo ideal, a dica é avaliar a necessidade de uso.
Uma esmerilhadeira elétrica possui mais versatilidade e atende a praticamente qualquer demanda, além de ser muito potente. Já a versão a bateria é ideal para quem precisa de praticidade no dia a dia, pois é fácil de transportar. Por fim, a pneumática (também chamada de rebarbadeira, esmeriladora ou retificadora) é opção para trabalhos profissionais de corte, desbaste, lixamento e remoção de rebarbas de diversos materiais.
Sua esmerilhadeira nova… taQi!
Com design compacto, a esmerilhadeira Bosch GWS 850 tem motor potente e cabo de dois metros, ideal para discos de 4½”. Já para quem busca mais versatilidade, optar por uma esmerilhadeira com acessórios, como este modelo da Bosch, também é ótima escolha.
Outra opção interessante é a esmerilhadeira profissional angular GWS, com 2800 watts de potência. Para profissionais que atuam na área automotiva, a esmerilhadeira angular GA4530, da Makita, oferece até 11.000 rpm e 720 watts de potência.
Já para trabalhos que exigem máxima versatilidade, a esmerilhadeira angular DeWalt DWE4020 é perfeita. Ela tem desenho montado em rolamento de esferas, rotor e caixa de engrenagens. Além disso, pode ser usada como lixadeira, escova de arames ou desbastadora.
Por sua vez, a esmerilhadeira industrial DeWalt, com cinco discos de corte Stanley, é sinônimo de praticidade. Aliás, esta ferramenta da Black+Decker também traz disco de corte da Stanley e possui 820 watts de potência, constituindo alternativa de qualidade.
Mas nossas dicas não acabam por aqui! Afinal, na taQi também é possível adquirir um equipamento poderoso para corte em concreto. Trata-se da esmerilhadeira angular Skill 9002, com 700 watts de potência. Porém, para quem precisa de mais agilidade e facilidade no dia a dia, a esmerilhadeira Dewalt a bateria é a escolha ideal. Seu funcionamento é sem fio, com bateria de 20V.
Cuidados a se tomar com a esmerilhadeira elétrica
- Verifique se a voltagem do aparelho é compatível com a rede elétrica;
- Certifique-se do aterramento no local;
- Verifique se há painel de controle conforme a NR10;
- Se precisar de extensões, utilize somente as do tipo PP;
- Use gerador caso a distância seja superior a 30 metros.
Qual a diferença entre lixadeira e esmerilhadeira?
À primeira vista, é possível achar que esmerilhadeira e lixadeira servem para a mesma coisa. Porém, há diferenças entre elas. Embora sejam parecidas, a esmerilhadeira possui maior número de rotações por minuto (rpm), o que influencia diretamente sua usabilidade. Enquanto ela pode chegar a 11.500 rpm, a lixadeira alcança somente 5.500 rpm, aproximadamente.
Logo, para cortar ou desbastar peças metálicas ou desempenhar outras atividades de serralheria e metalúrgica, aposte na esmerilhadeira. Já no caso de lixamento ou acabamento em concreto, madeira e outros materiais leves e delicados, opte pela lixadeira.
Tipos de disco
Para funcionar, a esmerilhadeira precisa estar equipada com um disco específico. Por isso, definir o trabalho a ser realizado é fundamental antes de escolher o disco. Assim, além da tarefa que vai executar, deve-se ter em mente o tamanho do objeto e o material que ele é fabricado.
Para quem vai cortar ou desbastar soldas, existem discos próprios para essa finalidade. Já para o polimento ou mesmo a limpeza, deve-se optar pelos discos escovas. No caso de materiais resistentes e de difícil manuseio, os discos diamantados são ideais, pois garantem maior precisão durante o serviço.
EPIs necessários para o manuseio
- Protetor facial;
- Óculos de proteção;
- Protetor auricular;
- Mangote, avental, luvas e caneleira de raspa;
- Botas de borracha ou impermeáveis;
- Roupas resistentes.
Está precisando renovar suas ferramentas? Em nosso blog, já explicamos como escolher uma serra tico-tico e listamos as melhores marcas de furadeira. Confira!
Na taQi você encontra tudo o que precisa para realizar seu serviço de um jeito fácil e eficiente. Acesse nosso site agora mesmo ou visite uma de nossas lojas físicas e garanta os melhores produtos!