Quando se trata de construir ou reformar um telhado, o tipo de telha utilizado é uma das decisões mais importantes. Afinal, as telhas desempenham um papel essencial na proteção da estrutura, isolamento térmico, estética e design da construção.
Acerte na escolha: desvendando os tipos de telha
Hoje em dia, existem diversos tipos de telha, como a de PVC, de cerâmica e de fibrocimento. Mas além dessas, podemos encontrar modelos fabricados até mesmo em material ecológico. Com tantas variedades, é normal ter dúvidas na hora da compra. Então, o ideal é entender as características de cada uma e saber como elas podem atender a necessidades específicas.
1. Telhas de PVC
As telhas de PVC representam uma escolha moderna e versátil para o telhado de uma construção. Elas são feitas de policloreto de vinila, um material resistente e durável. Por conta disso, entre suas características estão leveza e facilidade de manuseio e instalação. Em contrapartida, são reconhecidas pela alta resistência a impactos, umidade e corrosão. E isso as torna ideais para áreas com alta exposição ao clima.
Vale ressaltar que se trata de uma escolha com excelente isolamento térmico e acústico, mantendo o ambiente interno mais confortável. No mercado, é possível encontrar telhas PVC em uma variedade de cores e estilos, possibilitando adaptar design, estética e funcionalidade na construção.
2. Telhas de fibrocimento
Por sua vez, as telhas de fibrocimento são fabricadas com uma mistura de cimento, areia e fibras de celulose. Devido à matéria-prima, oferecem resistência ao fogo e à umidade, durabilidade e baixa manutenção. Também são telhas bastante leves, fáceis de instalar e podem ser encontradas em estilos variados, com acabamento colonial ou ondulado, como a telha Brasilit ondulada ou a telha Eternit Tropical, por exemplo.
3. Telhas metálicas
Geralmente, as telhas metálicas – ou galvanizadas – são fabricadas em aço ou alumínio, garantindo diversas vantagens para a construção. Elas são leves, duráveis, resistentes à corrosão e têm uma longa vida útil. Ou seja, características que representam economia para quem optar por esse modelo. Além disso, são excelentes em termos de eficiência energética, refletindo o calor e ajudando na estabilidade da temperatura interna da casa ou prédio.
4. Telhas de cerâmica
Uma das soluções mais tradicionais quando se fala em telhado, as telhas de cerâmica são onipresentes. Afinal, são conhecidas pela durabilidade, resistência ao fogo e estética atraente, comuns em casas Brasil afora. Esse modelo está disponível em diferentes formas, tamanhos e cores, permitindo uma grande flexibilidade de design. Para um toque rústico, a telha portuguesa Winter, com acabamento esmaltado na cor Pinhão, é uma ótima escolha. No entanto, deve-se considerar que são telhas mais pesadas, exigindo uma estrutura de telhado resistente.
5. Telhas ecológicas
Em um mundo cada vez mais sustentável, as telhas ecológicas são uma alternativa interessante para coberturas. Elas levam materiais reciclados (como pneus, madeira ou garrafas PET) em sua composição, ajudando a reduzir o impacto dos resíduos no meio ambiente.
Uma opção é a telha Onduline clássica na cor vermelha, produzida com fibras vegetais recicladas e impermeabilizada. Além de contribuírem para a preservação ambiental, elas representam durabilidade, resistência e bom desempenho térmico e acústico.
Aproveite para saber mais sobre manta térmica para telhado e como essa solução pode melhorar o conforto térmico da construção.
Como escolher a telha ideal?
Para escolher o modelo ideal de telha, deve-se considerar algumas questões. A primeira delas é a estrutura do telhado e da construção em si. Para isso, deve-se verificar a capacidade que podem suportar. Telhas leves, como a telha de fibrocimento Eternit Vogatex, não requerem estrutura reforçada. Já as telhas mais pesadas, como as de cerâmica, pedem um cuidado a mais.
Outro detalhe para se analisar é o teor estético da construção, entendendo o estilo e a mensagem que se deseja passar. Atualmente, podemos encontrar telhas com design variado, atendendo perfeitamente a todo tipo de projeto. Por último, mas não menos importante, avalie o clima da região. Pois isso pode interferir tanto na durabilidade da telha, quanto no conforto térmico dos ambientes internos.
Por exemplo, se a construção está localizada em uma área com fortes ventos ou chuvas intensas, deve-se optar por uma telha resistente a intempéries. Assim como as casas no litoral ou em regiões com temperaturas extremas. No primeiro caso, a dica é usar telhas com material resistente à ação da maresia. Já no segundo, busque uma telha com características de absorção do calor ou material refletivo.
Aliás, na taQi você encontra tudo para construir ou reformar a sua casa. Então, confira nossa loja virtual ou, se preferir, vá até a loja física mais próxima e veja de pertinho o que preparamos para você!