Para quem atua com madeira, seja por hobby ou profissão, a tupia é uma incrível aliada! Afinal, ela permite executar acabamentos e detalhes minuciosos que realmente fazem a diferença no resultado do trabalho. Isso porque essa ferramenta elétrica ajuda a criar ranhuras, entalhos, encaixes e outros acabamentos delicados. Inclusive, sua aplicação vai da construção civil, passando pela marcenaria, até a criação artística. Então, para quem procura finalizações únicas e projetos elegantes, essa ferramenta é fundamental.
O que é tupia?
Como falamos anteriormente, a tupia é uma ferramenta elétrica de precisão. Seu eixo central gira em alta velocidade, o que permite que sejam feitos acabamentos detalhados em peças de madeira. Além disso, o equipamento possui uma guia paralela capaz de assegurar cortes exatos. Já a guia de profundidade oferece dois mecanismos para ajustes que entregam ainda mais precisão.
Tipos de tupia
No mercado, é possível encontrar muitos modelos diferentes de tupia. Contudo, existem três tipos mais comuns. A seguir, confira quais são eles:
- De coluna: esse é o tipo mais comum do equipamento. É ideal para aplicação de fechaduras e dobradiças, além de cortes de encaixe. Para tanto, a tupia de coluna pode contar com vários acessórios. Como pinças, fresa, guia copiadora, chave para fazer troca das fresas, adaptador para o sistema de aspiração e guia paralela. Nesse sentido, um ótimo modelo é a tupia de coluna Skil 1831 (foto ao lado). Também vale conhecer o novo modelo da Bosch, muito eficiente e com regulagem simples e precisa. Mas antes de escolher o modelo de coluna, é necessário observar a potência. Dessa forma, você vai poder realizar acabamentos em madeiras mais duras ou peças mais grossas. Outro detalhe importante a ser observado é a potência do equipamento.
- Laminadora: desenvolvida para trabalhos laminados, a tupia laminadora não requer tanta potência. Contudo é uma boa opção. Especialmente para quem está começando a trabalhar com marcenaria. A ferramenta atende bem as características porque é multitarefas e possui rotação eficiente. Logo, é a escolha certa para quem precisa realizar acabamentos, chanfros, entalhos, molduras e vincos.
- De mesa: esse é o modelo mais indicado para o uso profissional. Pois trata-se de uma máquina robusta e recomendada para trabalho em grandes peças de madeira, como portas, janelas e bancadas.
Mais modelos de tupia
Para além dos mais tradicionais, você também encontra na taQi modelos de tupia industrial. A tupia industrial Makita 3709 é ideal para aparar e recortar materiais como madeira e até mesmo plástico. Esse modelo tem 530 watts, é mais leve e mais potente. Ao mesmo tempo, possui design ergonômico e executa cortes laminados e entalhe em madeira.
Primeira no mundo na categoria de 12V com controle de ajuste de profundidade perfeito em madeira, a tupia profissional Bosch a bateria (GKF 12V-8) é outra ótima escolha. Seu design é inovador, o que garante manuseio confortável, ergonômico e liberdade ao cortar e fresar madeiras.